Se você está entrando agora para o marketing digital, ou está simplesmente começando a explorar esse mercado de estrondoso sucesso da economia atual, já deve ter se deparado com algumas palavrinhas que sempre aparecem para dar o ar da graça.

 

Lead; Lista; Persona; Avatar; Autoresponder; Tráfego…

 

E para você não ficar sem graça, trago agora o significado dessas expressões tão vitais para a sua sobrevivência no marketing digital.

 

 

1 – LEAD

 

 

Sabe aquela pessoa que entra na loja “só para dar uma olhadinha”? Num cenário usual, o vendedor dessa loja deixaria um cartão com o seu nome, função e como entrar em contato com ele, certo? Agora imagine que o cliente em potencial chegasse ao seu negócio e deixasse o cartão dele com o próprio nome, o que quer e como entrar em contato com ele.

 

Quando se trata de internet marketing esse cliente em potencial se chama Lead, e quanto mais dele você tiver, maiores são as chances de vender. Assim como o sujeito que está dando uma olhadinha na loja, embora o Lead não seja garantia de venda imediata ele já mostra interesse no que você tem e geralmente está contando com boas oportunidades de negócio.

 

E uma vez que você tem os dados, não precisa ficar esperando que ele venha até você. Mas sim ir até ele, com seu consentimento prévio. O ideal é oferecer um ambiente que cative essa pessoa e ofereça razões o suficiente para ele comprar de você, e não da loja ao lado.

 

Se fizermos um bom trabalho, de Lead em Lead teremos uma poderosa Lista.

 

 

2 – LISTA

 

Sabe aquelas pessoas que acampam na frente de uma loja, como da Apple, somente na expectativa de as portas serem abertas para serem os primeiros a comprar o produto em evidência? Esse é o propósito de uma Lista.

 

Entendamos a Lista como um conjunto de Leads, um grupo de pessoas para as quais você terá oportunidade de vender o mesmo produto ou serviço e que está de braços abertos para o que você tem a oferecer.  Quanto maior for a sua lista, mais credibilidade você terá.

 

Você pode ter uma lista para cada produto ou serviço e separá-las por quem já comprou alguma coisa e quem “só observa”. O maior combustível de uma lista, que aumentará cada vez mais o número de compradores é um Avatar bem definido.

 

 

3 – Persona, ou Avatar

 

 

Imagine que você pudesse entrar na pele de um representante do seu público alvo e ver com seus olhos, escutar com seus ouvidos, sentir com seu tato, falar com sua boca, etc.

 

O Avatar, também conhecido como Persona, é a pessoa que melhor representa o tipo de leads que você quer inserir na sua lista. Para isso não basta imaginar uma pessoa genérica, você tem que realmente se colocar em seu lugar para que as pessoas que você quer alcançar possam se identificar com sua mensagem, uma vez que você consegue falar com eles de dentro para fora.

 

Um lead tem nome, idade, sexo, endereço, ocupação… Ou seja, é alguém específico dentro do seu segmento. Quanto mais você pesquisar, mais efetivo será o resultado de sua comunicação.

 

 

4 – Autoresponder (Ferramenta de E-mail)

 

Se Papai Noel entregasse e-mails ao invés de presentes, ele seria um Autoresponder.

 

Essa é uma plataforma para envio de e-mails em larga escala. Com um Autoresponder eu posso programar e enviar um e-mail ou uma série de e-mails para cada lista, e cada pessoa receberá de forma personalizada. Num autoresponder você pode guardar suas listas e medir a performance de cada e-mail enviado. Quem recebeu, quem abriu, quem clicou em algum link que você enviou, etc.

 

Ele é que vai potencializar sua presença e entregar o conteúdo para a pessoa certa. Cada campanha realizada por meio dele deve ser conduzida conforme a origem do tráfego.

 

O Autorresponder pode ter dois significados no internet marketing: o primeiro foi o que já abordamos, o de ferramenta de e-mail. E o segundo é uma sequência de e-mails enviada de forma automática.

 

 

5 – Tráfego

 

Tráfego  é o termo dado ao conjunto de pessoas que chegam até você por algum meio. Os meios mais comuns são dois: Pago e Orgânico (gratuito). O Tráfego Pago é o mais rápido e se consegue por meio de anúncios como no Facebook Ads, Google Adwords, Display, etc.

 

O Tráfego Orgânico é de longo prazo e se consegue por meio de estratégias como a otimização de sistemas de busca (SEO), que ajudam a colocar seu conteúdo nas primeiras colocações de buscadores como o Google.

 

Quanto maior for o seu tráfego, mais você consegue Leads.

 

 

ENFIM

 

 

Você deve ter percebido que essa trajetória depende de um ciclo. A boa notícia é que quanto mais você passar por esse ciclo, mas se exercitará e mais vai se fortalecer no marketing digital. O bom uso dessas cinco palavras serão essenciais para os seus resultados, mas sem uma ação elas serão palavras apenas. Palavras pequenas.

 

Falando em palavras: Deixe as suas agora.

 

DIGAÍ nos comentários que palavra você tem visto com mais frequência na sua experiência, por menor que seja, de internet marketing ou deixe sua dúvida sobre o assunto.

 

Muito sucesso para você!

Posts Relacionados