Olá! Neste post vou falar um pouco sobre seus clientes. O que você faz depois que conquista um cliente? Começa a trabalhar para atrair um novo?

 

 

Cliente Novo x Cliente Antigo

 

Estudos globais indicam que trazer um cliente novo para seu negócio é mais caro e trabalhoso que manter um já existente. Mas essa não é a única razão para encantar as pessoas que já compraram ou se relacionam com você.

 

Imagine ter pessoas falando bem de você ou do seu negócio para rede de contatos dela ou nas mídias sociais: sua confiabilidade cresce, facilitando a venda de seus produtos e serviços. Tudo isso de forma natural e espontânea. Não contabilize apenas os custos financeiros, atualmente o custo social pode ser muito maior.

 

Muitas vezes o foco em aumentar sua base de clientes é tão intenso que são esquecidos os clientes já conquistados. Você deve estar se perguntando por que devo dar atenção aos clientes atuais? Cliente atuais encantados são uma grande vantagem competitiva de pré-venda e também no pós-venda.

 

 

 Ciclo do Cliente Satisfeito

 

Você conquista novos clientes, esses novos clientes se tornam em clientes satisfeitos, seus clientes satisfeitos começam a atrair novos clientes completando assim um ciclo vicioso e saudável de vendas. No momento que seu cliente passa estar encantado com seu negócio, ele se transforma em promoter.

 

Ciclo do Cliente Satisfeito

Ciclo do Cliente Satisfeito
Ciclo do Cliente Satisfeito

 

“Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada.”
Mário Persona

 

 

Pilares do Ciclo do Cliente Satisfeito

 

Para esse ciclo “mágico” funcionar, o “encantamento” é baseado em 3 pilares:

 

a)  Inovação

 

Você pode focar sua inovação em:

  • Como? De que maneira você pode inovar?
  • Melhorar a situação atual: No caminho da sua inovação procure sempre melhorar a situação atual. Descubra o que pode ser melhorado! Foque em entregar produto certos.
  • Melhorar a interação: Facilite o contato com seu cliente, promova sempre interações com sua base.

 

 

b)  Comunicação

 

Comunicação pessoal sempre é melhor que uma comunicação impessoal. Crie interações que entreguem confiança para as pessoas. Todo relacionamento é baseado na confiança.

 

 

c)   Educação

 

Ensine às pessoas algo que elas não sabiam anteriormente.

 

 

 

5 Dicas Matadoras para você possuir clientes satisfeitos

 

 

Siga estas cinco dicas abaixo de como você pode transformar seus clientes em “clientes encantados” baseando nos três pilares:

 

 #1 Testemunhos

 

Seu trabalho tem que estar focado em causar uma transformação positiva na pessoa que o consome. Busque testemunhos de casos de sucesso que você ajudou na transformação. Promova em mídias sociais, torne público as conquistas de seus clientes. Essa ação causará aumento no potencial de novos negócios.

 

 #2 Ofertas Exclusivas

 

Você não gosta de ser tratado como uma pessoa única?

 

Cause essa emoção nos seus clientes atuais. Diga para eles como eles são importantes para você fornecendo por exemplo descontos realmente especiais para eles, conteúdos exclusivos, grupos fechados, torne eles diferenciados.

 

 #3 Solicitar Feedback

 

Quem é a melhor pessoa para falar de você ou do seu negócio? É quem o está consumindo. Pergunte a eles sobre seu produto, mas não basta escutar, é preciso aprender com eles e corrigir os problemas encontrados.

 

 #4 Atendimento ao Cliente / Suporte:

 

Abra um canal para que seu cliente possa tirar as dúvidas, ensine-o a consumir seu produto e lembre-se do ciclo. Você ensinando a consumir o produto, seu cliente ficará satisfeito com os resultados. Um cliente satisfeito se tornará um cliente promoter e o ciclo recomeça.

 

  • Pergunte ao seu cliente se gostou do produto que adquiriu;
  • Solicite a ele uma avaliação do seu produto.

 

 #5 Obrigado

 

Uma simples palavra de grande peso que às vezes sempre esquecida. Aproveite as oportunidades para agradecer seus clientes por serem fiéis a você, pois te escolheram em um leque de concorrentes.

 

  • Agradeça sempre após uma compra;
  • Realize campanhas de agradecimento.

 

 

E agora? Você apenas conquista novos clientes? Seus clientes podem estar mais perto que você imagina. Olhe primeiro para dentro do seu negócio!

 

Tem alguma dúvida? Posso te ajudar? Deixe abaixo sua dúvida 🙂

 

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