Você verá agora, uma lista das 10 melhores e mais comentadas ações de marketing de oportunidade de 2014 no Brasil, que foram pré-selecionadas pelo Digaí e votadas por vários profissionais que atuam direta ou indiretamente com marketing digital.

 
 

1º LUGAR: FIM DO ORKUT

 

A despedida do Orkut foi, sem sombra de dúvidas, um marco para o ambiente digital brasileiro e seus milhões de internautas que começaram, por meio da rede social, a fazer selfies, stalkear, deixar mensagens afetuosas aos melhores amigos – e também àqueles que mal conhecíamos e já considerávamos pakas, reunir pessoas com interesses em comum por meio das comunidades e várias outras coisas que aprendemos com a rede.

 
 

E dentre várias marcas que aproveitaram a oportunidade e prestaram a devida homenagem a rede que norteou a maneira como a massa utiliza redes sociais atualmente, a Halls fez um vídeo relembrando funções e comunidades da rede – proporcionando aos donos das comunidades a chance de realizar “seus sonhos” -, merecendo com louvor, o título de MELHOR AÇÃO DE MARKETING DE OPORTUNIDADE DE 2014.

 
 

 
 

2º LUGAR: DIA DA MENTIRA

 

Tradicionalmente, no dia 1º de abril várias empresas (normalmente ligadas à área tecnológica) entram na vibe da data e “lançam” produtos e serviços fictícios  – alguns bem engraçados, outros deixam você na dúvida se é verdade ou não (o Gmail foi anunciado num dia 1° de abril). No espírito da brincadeira, a marca de preservativos Prudence criou a “camisinha tortinha”  que você confere abaixo.

 
 
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3º LUGAR: DERROTA DA SELEÇÃO BRASILEIRA

 

2014 com certeza não foi um bom ano pra seleção brasileira, que amargou a quarta colocação na Copa do Mundo. E depois da derrota para a seleção Alemã nas quartas de finais, as marcas patrocinadoras  utilizaram a oportunidade para divulgar mensagens de força e de sentimentos pelo vexame. Destaque para a Coca-Cola que resumiu o sentimento de milhões de brasileiros.

 
 

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4º LUGAR: ELEIÇÕES

 

No clima das eleições, a Nutella criou uma serie de posts com bem-humorados com candidatos nada convencionais e altamente apetitosos, como o “Torradêncio Caiman”, que você confere abaixo.

 
 

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5º LUGAR: GAFE DO BOM NEGÓCIO

 

Ah, Joanna! Você nos rendeu bons momentos! Dezenas de marcas aproveitaram a pérola promovida pelo Bom Negócio – que “recebeu a foto de Joanna e seu marido felizes com o carro comprado pelo bomnegocio.com”.

 

O que eles não esperavam era que os internautas descobrissem rapidamente que a foto veio de um site de imagens e se tornasse um meme, que foi utilizado por várias marcas para promover seus produtos, com destaque à ação do KitKat, que conquistou a 5ª colocação dentre as 10 melhores ações de marketing de oportunidade de 2014.

 
 

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6º LUGAR: 30 ANOS DE CHAVES NO BRASIL

 

Se o ano que passou foi marcado pela morte do comediante Roberto bolanos, 2014 também marcou os 30 anos do humorístico Chaves no Brasil. E não foi o SBT que aproveitou a oportunidade surgida, foi a SEARA.

 
 

 
 

7º LUGAR: CASAMENTO DE SUZANE VOM RICHTHOFEN

 

Essa ação rendeu o que falar – assim com a ação da Ricardo Eletro nas 10 melhores ações de SAC 2.0 DE 2014.

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Enquanto uma corrente de profissionais achou genial a ideia de aproveitar a oportunidade surgida pelo “estardalhaço” em cima de uma notícia de casamento entre duas presidiárias, para fazer uma lista de casamento que continha 13 produtos – dentre os quais havia batedor de carne, taco de baseball e conjunto de facas, sendo todos da cor laranja em alusão à série Orange Is The New Black.

 

Outra corrente de profissionais achou equivocada e desnecessária a atitude da marca, sobretudo, por se tratar de um tema polêmico. Bem, tirem suas próprias conclusões.

 
 
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8º LUGAR: APP SECRET

 

O que também deu o que falar no ano que se passou foi o App Secret, que até ser impedido legalmente de continuar funcionando, deu dor de cabeça pra uns e momentos de risos pra outros, principalmente pelo fato de várias marcas terem aproveitado a oportunidade surgida para soltar seus “segredinhos”, com distinção ao post da CVC:

 
 
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9º LUGAR: ECLIPSE LUNAR

 

Talvez, o maior meme de 2014 foi o “sabe de nada inocente”, que extrapolou a tela do smartphone e virou piadinha passível de ser utilizada em qualquer conversa entre amigos, colegas de trabalho, enfim. A Prefeitura de Curitiba aproveitou para utilizar o meme, com a oportunidade surgida pelo fato do tempo nublado impedir a visão do 1º eclipse lunar do ano pelos curitibanos, numa postagem que você confere abaixo.

 
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10º LUGAR: LOGO DA COPA DE 2018

 

Logo após a divulgação do logo da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a Philips agradeceu a semelhança da imagem com um de seus produtos.

 
 
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Estar antenada aos últimos assuntos e tendências é crucial para qualquer marca que queira se comunicar com seu público de forma eficaz e humanizada, aproveitando cada oportunidade surgida para colocar em prática os objetivos do plano de marketing digital da empresa.

 
 

Tem alguma outra ação de marketing de oportunidade que você queira compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo!

 
 

Gostou da retrospectiva? Veja também as 10 melhores ações de SAC 2.0 de 2014.