Você se lembra daquela música ‘Sweet Dreams (Are Made of This)’? Lançada em 1983 pela dupla britânica Eurythmics, Sweet Dreams traz na letra algumas frases marcantes que me serviram de reflexão para a edição deste post sobre o Foursquare 8.0.  ‘Sweet dream are made of this / Who am i to disagree? / I traveled the world and the seven seas / Everybory’s looking for something.

 

Tooodos! Eu, você, eles… nós buscamos alguma coisa! E foi em busca da personalização das pesquisas, que o Foursquare trocou tudo, layout, logomarca e apresentou um novo app – o Swarm – tudo na tentativa de preencher as necessidades específicas de cada usuário.

 

Quem se acostumou a dar check-ins nos lugares que visita ou simplesmente pesquisar informações, notas e dicas sobre estabelecimentos comerciais e lugares públicos já percebeu a grande renovação do Foursquare.

 

foto (4)

 

Mudanças que agradaram alguns e incomodaram outros! Para este post fiz uma pesquisa rápida via Facebook, Instagram e pelo Swarm. Perguntei aos amigos: Como tem sido a sua experiência com o novo Foursquare? Ao longo deste artigo, compartilho as participações.

 

Opiniões Foursquare 1

 

Se por um lado a principal rede social digital de geolocalização tornou os serviços mais pluralizados, por outro, ficou ainda mais segmentada. Enquanto  acabou com itens cujos fãs adoravam como as badges (#Xatiada) e a competição geral pelas prefeituras (fã que é fã conhece beeemmm aquela alegria de ver a tela toda preenchida pela coroa… risos…), o Foursquare também sistematizou os check-ins, concentrando-os no Swarm e facilitando a observação (por distâncias) de onde os amigos se encontram.

 

Opiniões Foursquare 2

 

Doce sonho: Swarm – apenas uma indicação do Foursquare! #SQN

 

Em junho, os usuários do Foursquare foram surpreendidos com um pedido que a cada check-in aparecia destacado na telinha: ‘Swarm’ este é o novo aplicativo do Foursquare, que havia sido lançado oficialmente pela empresa no mês de maio. Naquele momento o app apenas sugeria o download do novo app, você podia dar o check-in normalmente, da maneira que já estava acostumado.

 

Lembro que alguns amigos baixaram o Swarm para testar e não tiveram uma boa impressão. Parecia um serviço semelhante ao que conhecíamos do Foursquare, um app de geolocalização usando o GPS para interconectar a rede de amigos aos lugares e regiões. E a gente ficou se perguntando: Como assim? Mais um app para dar check-ins? E por que o Foursquare está divulgando um serviço concorrente? A estratégia de comunicação da empresa não havia ficado clara para nós usuários!

 

Quando baixei o Swarm achei uma cópia ´fraca´ do Foursquare e fiquei imaginando que a empresa havia sido vendida e iria passar por uma mudança de nome e função, o que para uma usuária assídua como eu, era uma má notícia… maaaas, porém, todavia, entretanto, o tempo passou e, ufa…, tudo não passou de uma primeira impressão!

 

Em julho, foi possível perceber que o Swarm fazia parte de uma estratégia de marketing muito maior do Foursquare. Mudanças interessantes estavam a caminho.

 

Opiniões Foursquare 3

 

#TeamFoursquare explica a nova marca e aparência do app

 

No dia 23 de julho, um email assinado pelo ‘Team Foursquare’ chegou na caixa de entrada de milhares de usuários e surpreendeu com bons argumentos. A empresa explicou as novidades do aplicativo.

 

“Por que devem duas pessoas totalmente diferentes obter as mesmas recomendações quando visitam Paris? Ou a mesma lista de lugares quando estão à procura de um bar? (…) Em algumas semanas, estaremos lançando uma nova versão do Foursquare. O novo Foursquare é tudo sobre você. Diga-nos o que você gosta, e nós vamos estar à procura de ótimos lugares que correspondem ao seu gosto, onde você estiver.”  Trecho do email do Foursquare.

 

 Check-ins agora, só pelo Swarm!

 

O mês de Agosto trouxe o novo Foursquare! A 1a grande mudança foi a transferência de todos os check-ins para o app ‘Swarm’, que na nossa língua significa ‘enxame’. Os check-ins no Foursquare passaram a ser condicionados ao download deste novo app, que atua de maneira integrada com o Foursquare, que agora passa a armazenar as informações sobre os lugares, as dicas, pontuações, assim como todo o sistema de pesquisa de dados e mapas.

 

Sobre as nossas informações já registradas no app, o ‘Team Foursquare’ afirmou o seguinte: Não se preocupe, todos os seus check-ins antigos, todos os seus amigos, todas as suas fotos, estão todos automaticamente em Swarm.”

 

 Opiniões Foursquare 5

 

Usuários com superpoderes para explorar qualquer lugar

 

A 2a grande mudança está no layout: para um novo aplicativo, uma nova marca: “Projetamos o novo logo para ser uma mistura entre mapa de pins e emblema de super-herói. Sempre pensamos no Foursquare como lhe dando superpoderes para explorar a sua cidade, e nosso novo logo reflete essa visão”, destacou o ‘Team Foursquare’.

 

Para muitos fãs, o Foursquare ficou ainda mais dinâmico! Com as novas funções, o usuário consegue personalizar suas preferências e com isso ter acesso a indicações úteis para o dia-a-dia e de acordo com a sua localização. A interligação entre Swarm e Foursquare também é um diferencial. Por outro lado, para muitos, ficou aquele sentimento nostálgico, de curtir mais o agora ‘velho’ Fousquare, ou o Foursquare ‘vintage’. Já escutei por aí: você conhecia o antigo Foursquare? Hehehe… as coisas estão mudando muito rápido mesmo!

 

Nestas primeiras semanas de uso, notei que aumentaram as interações nos check-ins, talvez em virtude da maior personalização da rede de amigos no Swarm. Isso também ocorreu com você? Compartilhe sua opinião com a gente!

 

Já no Foursquare, me chamou atenção a nova organização do perfil, em que você tem a liberdade de seguir quem quiser, o que pode ser interessante para uns e um problema para outros… afinal, as opiniões e dicas que você compartilha ali ficam ao alcance de todos, já que (ainda) não há recursos para avaliar novos seguidores e permitir (ou não) a presença deles na sua rede, quer dizer: mais interação, menos privacidade. Fique atento!

 

Opiniões Foursquare 4 Brito

Opiniões Foursquare 4 Brito.png 2

 

Some of them want to get used by you…

 

De volta à letra de ‘Sweet Dreams’, ainda na primeira estrofe, a dupla Annie Lennox e Dave Stewart afirmam que ‘Some of them want to use you…/ Some of them want to get used by you…’ #fazpensar

 

Guardadas as devidas proporções e interpretações inerentes à década de 80, em nosso tempo contemporâneo marcado pelas tecnologias digitais de comunicação e pela hibridização dos diálogos entre as pessoas, entre offline e online, o Foursquare quer chegar ainda mais perto, quer conhecer e registrar ainda mais os nossos gostos, os nossos hábitos…

 

Só nos resta entender como explora estes novos recursos, para usar e abusar somente de seus benefícios! Enquanto isso, se você não conhece ‘Sweet Dreams’, olha o clip aqui:

 


E se você quer ler mais sobre este assunto, sugiro dois links do site Mashable: O novo Foursquare está aqui e é surpreendentemente bom  e Por que matar o check-in era um movimento errado do Foursquare  E até o próximo post!

Posts Relacionados