Isso mesmo caro leitor do Digaí, não é porque o Facebook é a rede social que possui o maior número de contas ativas no mundo, que você tem que utilizá-la, pois, antes de ingressar no ambiente digital é importantíssimo um bom planejamento de marketing digital, para descobrir quem é e onde está seu público nas redes sociais e se vale a pena mesmo ingressar nesta ou em outras redes.

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Recentemente, o Mark Zuckerberg decidiu reduzir drasticamente (e continuamente) o alcance das publicações orgânicas. Então, começaram a surgir dicas e mais dicas de como aumentar o alcance das publicações. Porém, embora estas dicas funcionem (e realmente ajudam), elas não trarão o desempenho que as publicações tinham antes da decisão do Zuckerberg.

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Desta forma, se você quiser um excelente desempenho nas publicações da sua página, deve pensar em investir em Ads, principalmente se você está pensando só agora em criar uma fan page (não possui uma base de fãs anterior).

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Sabendo da importância do investimento de tempo e dinheiro para o sucesso de uma Fan Page, a Dito consultoria – empresa credenciada pelo Facebook como desenvolvedora oficial de aplicativos – criou um teste, publicado pela Exame, para saber se está na hora de investir em uma página no Facebook. O teste está apresentado a seguir com algumas adaptações feitas pelo Digaí. Confira:

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1) Qual é o principal motivo para sua empresa entrar no Facebook?

 

a) Divulgar produtos e aumentar as vendas;

b) Ouvir o cliente e colher informações sobre seu comportamento;

c) Dialogar com o consumidor e aproximá-lo da marca;

d) Aproveitar que está na moda e todos que eu conheço já utilizam.

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2) Sua empresa vende para:

 

a) Consumidor final;

b) Consumidor final e empresas;

c) Só para empresas.

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3) O conteúdo que você produziria com base em sua marca seria interessante o bastante para atrair a atenção dos cliente ao menos uma vez por semana?

 

a) Sim, há muitas informações interessantes;

b) Sim, mas as publicações poderiam ficar repetitivas;

c) As informações não são interessantes a ponto de prender a atenção uma vez por semana;

d) Apenas em alguns períodos do ano, mas não de forma contínua.

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4) A empresa já tem ou pode contratar um profissional especializado ou uma agência para monitorar as redes sociais?

 

a) Sim, mas essa seria apenas uma de suas funções;

b) Sim, e ele dedicaria 100% de seu tempo a isso;

c) Não tenho dinheiro para isso;

d) Contratarei uma agência.

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5) Você pretende usar as informações colhidas na fan page para aprimorar os produtos e o atendimentos da empresa?

 

a) Não acredito que vou obter informações estratégicas;

b) Sim, as informações colhidas na Fan Page serão estratégicas para o negócio;

c) Sim, mas não terei tempo de avaliar as informações;

d) Não, pois não sei se as informações que vou receber são confiáveis.

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Somando os resultados…

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Marcou as alternativas? Agora é hora de somar os pontos de acordo com as alternativas assinaladas:

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Questão 1

Questão 2

Questão 3

Questão 4

Questão 5

A

1

3

3

2

1

B

2

2

2

3

3

C

3

1

1

1

2

D

1

2

3

1

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Avaliando os resultados…

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Até 6 pontos:

 

É provável que o tipo de produto que sua empresa vende interesse somente a um público restrito – e como o Facebook não é um canal típico de vendas, sua fan page poderá não ser bastante útil no momento. Mesmo assim, faça pesquisas e monitore os concorrentes para saber eles encontraram uma função mais criativa para suas páginas.

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De 7 a 11 pontos:

 

Mesmo que não tenha tanto conteúdo para publicar na página e que o tema dos posts se repita, sua empresa deve considerar o investimento numa fan page. Mas fique atento ao conteúdo publicado pelos clientes – sem alguém para monitorar comentários com frequência, qualquer reclamação não respondida pode fazer a marca passar a ser mal vista pelo público.

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A partir de 12 pontos:

 

Sua empresa tem grande potencial para engajar os clientes em torno da marca. Publique informações privilegiadas e que deem a seus fãs motivos para se expressar. Responda, sempre, a seus comentários. Só tome cuidado para não desapontar os seguidores ao tentar transformar a fan page num simples canal de vendas.

O que você achou do teste? Faça e compartilhe seus resultados conosco!

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