O que é um ARG?

 

Um alternate reality game (ARG) é um tipo de jogo que mistura o lúdico com a realidade recorrendo a vários tipos de mídias para proporcionar aos jogadores uma experiência interativa.

 

Como Funciona?

 

Eles funcionam como gincanas virtuais, com mistura de tecnologia e elementos de realidade e ficção, e são caracterizados por envolver jogadores em suas narrativas, geralmente procurando pistas para a resolução de algum mistério.

 

Os Args podem ser vistos ainda como uma forma diferente de contar as histórias, e utilizam dos mais diversos tipos de mídias para tal feito, sem esquecer ainda de elementos da realidade, que permitem aos participantes interferirem no rumo da história.

 

Primeiro ARG Brasileiro

 

O primeiro Arg no Brasil foi o projeto Sete Zoom, criado para o creme dental Close Up em 2001.Veja aqui.

 

Neste projeto, o objetivo principal era descobrir a identidade da modelo virtual da Sete Zoom através de perguntas feitas a própria modelo no site!

 

A trama envolveu o desenvolvimento de várias técnicas inovadoras para aquele momento, como: implantação de um chatter bot (é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas), simulação de ataques hacker ao site da Sete Zoom, sites fakes do fã clube da personagem, utilização de avatares 3D, dezenas de emails falsos etc. Tudo para tornar a personagem Sete Zoom uma celebridade na Web.

 

Porque usar um ARG?

 

Diferente da mídia convencional, o ARG é uma forma de colocar o cliente, neste caso jogador, dentro do universo do jogo, despertando no mesmo o interesse pelo desenrolar da história e incentivando a conhecer a marca por trás de toda trama, além de despertar um vínculo valioso entre cliente-marca.

 

Portanto, além de apostar em mídias convencionais, as empresas que tiverem o interesse em uma forma de engajamento maior entre cliente e marca podem apostar nesta forma divertida e interativa de fazer propaganda.

 

E você o que acha sobre o assunto? Já usou um ARG para a divulgação de sua marca? Conta pra gente!