Cada vez mais empresas estão apostando em conteúdo diferenciado para atrair atenção dos consumidores. E não é de hoje que as webséries se tornaram uma opção de ferramenta de marketing digital.

 

Hoje vou mostrar como sete empresas investiram em séries de vídeos para a internet nos últimos meses e indicar o caminho para você que deseja seguir nesta estratégia de comunicação.

 

 

O que é websérie?

 

Websérie é uma série de vídeos, dividida por episódios, lançada na internet. O objetivo pode ser o de entreter, informar ou esclarecer. Quem decide é a empresa, após ter definido o objetivo que deseja alcançar.

 

Geralmente, as marcas oferecem entretenimento em troca da atenção do consumidor. É preciso contar uma história que chame atenção e que faça com que as pessoas se identifiquem. Só assim, a mensagem é passada naturalmente, sem que o espectador se sinta incomodado pela publicidade. Vamos aos exemplos!!

 

 

1. Websérie “Tá na mesa com #guaraná”

 

Websérie Tá na mesa com Guaraná Antarctica

 

A marca de refrigerantes Guaraná Antarctica, que reúne a maior comunidade brasileira de fãs no facebook, segundo o Socialbakers,  está divulgando uma série de 30 vídeos de 15 segundos no Instagram, facebook e site da marca. Apesar de terem um canal no YouTube, optaram por não hospedar a websérie na plataforma.

 

O tema escolhido por eles foi o de receitas fáceis de fazer. A ação intitulada “Tá na mesa com #guaraná” tem o objetivo de divulgar receitas para serem consumidas com a bebida em momentos com os amigos. Os 25 primeiros vídeos  já somam mais de 1 milhão de visualizações.

 

 

2. Websérie “Cerveja Feita em Casa” da Eisenbahn

 

A Eisenbahn, marca de cervejas especiais da Brasil Kirin, também resolveu apostar em webséries e incentivar os apreciadores da bebida a produzirem sua própria cerveja.

 

A série de vídeos intitulada “Cerveja Feita em Casa”, que ensina a fabricar cervejas caseiras, promete ter oito episódios. O mais longo deles até agora tem quase 19 minutos de duração. Novos capítulos são lançados às quintas-feiras no canal da marca no YouTube.

 

 

 

3. Websérie “Retratos da estrada” da Texaco

 

A Texaco investiu em um foco específico, ou seja, direcionou a campanha para o mês de julho, quando é celebrado o mês do caminhoneiro.

 

Em sua plataforma de vídeos no YouTube, que foi criada especialmente para o novo projeto, a Texaco disponibiliza uma série de vídeos curtos com depoimentos de caminhoneiros e seus familiares, mostrando um pouco do cotidiano de quem vive na estrada. A ação contou com o pacote de um vídeo teaser, três episódios com duração média de dois minutos, e um vídeo making of.

 

 

 

4. Websérie “Como faz? Fitness” do Portal Minha Vida

 

O portal de notícias Minha Vida lançou este mês a série de vídeos “Como Faz? Fitness”. O site, que já oferece informação de saúde e bem-estar gratuitamente, está testando a ferramenta para atrair mais engajamento com o usuário, uma vez que estimula o espectador a enviar dúvidas sobre atividades físicas.

 

Serão 10 episódios de até três minutos de duração, que prometem ser divulgados toda segunda-feira. A ação teve início em dezembro, quando foi divulgado o vídeo teaser. Confira o primeiro episódio da série.

 

 

 

 5. Websérie ‘Teste de sofá’ da Mobly

 

Já o site de e-commerce Mobly, atuante no mercado de móveis, decoração e acessórios para a casa, apostou em uma história engraçada e em uma humorista famosa,  a atriz Tatá Werneck , para atrair a atenção dos internautas.

 

 

 

A empresa criou um canal no YouTube chamado ‘Teste de sofá’ para mostrar como comprar móveis e artigos de decoração pela internet pode ser muito mais legal.

 

O canal anunciou que teria vídeo novo a cada 15 dias, às quartas-feiras, às 10 horas da manhã, mas em cinco meses foram publicados apenas três episódios, que juntos somam mais de um milhão de visualizações.

 

Os fãs do canal se manifestaram por meio de mensagens perguntando o motivo de não ter sido postado mais vídeos.  Até a data desta publicação, não havia resposta da empresa às mensagens dos internautas. Inclusive um deles relacionou o atraso da postagem do vídeo ao atraso da entrega dos produtos comprados no site. E aí vale o alerta, não adianta prometer e não cumprir!

 

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6. Websérie “Desimpedidos no Táxi” do Easy Taxi

 

O aplicativo Easy Taxi fez uma parceria com o canal do YouTube “Desimpedidos” e apostou em uma websérie humorística. O objetivo era conquistar mais usuários.

 

A ideia da empresa era mostrar a praticidade que o usuário tem quando opta pela Easy Taxi. São quatro vídeos com até quatro minutos de duração.

 

No primeiro vídeo, os humoristas Antonio Tabet, do Kibe Loco, Gabriel Totoro, do Porta dos Fundos, Elcio Coronato e Rodrigo Magalzão representam amigos que debatem sobre futebol enquanto estão no táxi.

 

 

 

7. Websérie “Noiva em forma” da blogueira Gabriela Pugliesi

 

O blog Tips4Life, que divulga informações sobre vida saudável, em parceria com a empresa Noiva em Forma, que oferece um programa para mudar o estilo de vida, lançaram uma websérie em forma de reality show.

 

Eles fizeram uma seleção e escolheram uma noiva que fosse se casar em três meses. O objetivo era colocar a noiva em forma para o dia tão esperado. A parceria conseguiu patrocínio de uma empresa que inseriu seus produtos em cena durante os 12 episódios da série. Assista ao primeiro capítulo.

 

 

 

Como utilizar webséries em sua estratégia de comunicação

 

Você conheceu tipos diferentes de vídeos e temas utilizados nas webséries acima. Guaraná Antarctica, Eisenbahn e Minha Vida utilizaram videoaulas, com a função de informar e ensinar os espectadores.

 

A Mobly investiu em um humorístico, como muitos anunciantes têm feito, pois inserir humor no conteúdo é apostar que o vídeo se torne viral, uma vez que as pessoas gostam de compartilhar este tipo de mídia. Já o Easy Taxi utilizou humoristas famosos para chamar atenção em um vídeo de demonstração.

 

A Texaco preferiu apostar em videodepoimento, quando o próprio personagem conta sua história. E por fim, um blog que conseguiu inovar, apresentando um reality, se aliando a parceiros e patrocinadores para oferecer um conteúdo premium.

 

Portanto, ao pensar em produzir uma websérie, fique atento a esses pontos:

 

  • Planeje sua série de vídeos, definindo os objetivos e traçando as estratégias para obter sucesso em seu video marketing
  • Pense em uma história que tenha início, meio e fim. Utilize técnicas de storytelling
  • Pessoas famosas atraem maior atenção dos internautas, mas avalie se o humor combina com o estilo da empresa e decida se vale a pena o investimento.
  • No final de um vídeo, adicione uma chamada para o próximo episódio.
  • Crie expectativa para o lançamento, não esquecendo de produzir um vídeo teaser.
  • Divulgue sua campanha nas redes sociais e interaja com o espectador.
  • Acompanhe a audiência dos vídeos e verifique se todos eles estão com o número de visualizações parecidos. Isso indica que há um público acompanhando.

 

 

A marca que apresenta uma websérie para seus clientes desperta maior valor nas pessoas. É um diferencial! E você, já está trabalhando na websérie da sua empresa? Conte-nos qual estratégia você escolheu e mostre-nos como ficaram os vídeos. Até a próxima! 😉