Apesar de ser uma rede social já muito popular e amplamente utilizada pela população brasileira (mais de 50 milhões de usuários), não é qualquer um que sabe usar o Instagram de forma adequada para vender e atrair clientes.

Postar aleatoriamente no feed e nos stories, por exemplo, não é suficiente para criar uma comunicação contínua com seu público e, consequentemente, atrair visitas para seu perfil e converter vendas.

Para tal, é preciso investir em um planejamento de postagens. Isso garante um feed organizado (o que é essencial, considerando que essa ferramenta funciona como uma vitrine), além de conseguir firmar melhor sua presença online.

Você já coloca isso em prática no perfil da sua empresa? Se sua resposta for negativa, não precisa se preocupar! Nesse artigo vou dar algumas dicas de como desenvolver um planejamento eficaz para suas redes sociais.

É só continuar lendo! 😉

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A importância de um bom planejamento para o Instagram

Antes de te dar as dicas, quero falar um pouco sobre a importância de se preocupar em criar um bom planejamento para o Instagram. O primeiro ponto é o fato desse planejamento possibilitar o uso máximo do potencial da rede social.

Além disso, um planejamento também facilita muito o trabalho do profissional de marketing, já que possibilita o estabelecimento de uma rotina de criação, o que otimiza demais o tempo do responsável pelas postagens do Instagram.

Agora que você já entendeu a importância de desenvolver um bom planejamento de postagens, vamos as dicas! Dá uma olhada na listinha abaixo:

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Como fazer o planejamento das suas mídias sociais

Crie um banco de temas

Faça um brainstorm e monte uma lista com todos os temas possíveis que poderiam ser postados na sua página. Pode ser até uma ideia que não pareça muito boa, depois você fará uma peneira e selecionará o que realmente será utilizado.

Pense em temas que se relacionam totalmente com a sua marca, seu produto ou serviço e, principalmente, que seja relevante para o seu público. É importante que seus seguidores não só curtam o que você posta, mas também engajem com esse conteúdo.

Coloque em ordem os temas

Depois de separar os temas que realmente são relevantes para sua página, crie uma ordem para eles e defina quais fazem sentido serem postados primeiro, com base no que você acredita ser o interesse da audiência.

Crie uma planilha com as datas de postagem

Não dá para falar em organização e planejamento sem citar as famosas planilhas, concorda? Por isso, para criar um bom planejamento, a dica é criar uma planilha com todas as datas em que terá postagem, para que você não deixe passar nenhum dia.

Garantir um ritmo de postagens é essencial para que sua empresa esteja sempre se fazendo presente no feed dos seguidores e estimulando o engajamento e compartilhamento do seu conteúdo.

Distribua os temas de conteúdos ao longo dos dias de postagens

Depois de definir os temas e quais são os mais importantes para o seu público, é importante lembrar de alterná-los entre os dias. Isso vai garantir mais dinamismo à página e evitar que seus seguidores achem o conteúdo repetitivo.

Também é interessante lembrar de adicionar datas comemorativas que são importantes para o seu público!

Produza uma certa quantidade de conteúdos com antecedência

Pronto, com o planejamento todo organizado, você pode produzir uma certa quantidade de conteúdos e agendá-los para postar. O ideal é deixar conteúdos prontos com 1 semana de antecedência, mas caso ache adequado, também pode planejar postagens para 15 dias.

Depende da demanda do profissional de marketing, da quantidade de posts por semana… Enfim, essa etapa deve ser adequada às necessidades da sua empresa.

Banco de ideias

Com base nos comentários e interação do público com os seus posts, defina que tipos de conteúdos valem a pena ser continuados na sua página e quais devem ser eliminados. Aproveite para observar novas tendências no seu público.

Percebeu que seus seguidores gostam mais de uma postagem X ou Y? Essa fica! Mas não se prenda apenas a isso, procure sempre atualizar o banco de temas dos seus conteúdos com novas ideias.

Vale lembrar que essas dicas de planejamento também podem ser aplicadas em outras redes sociais. Seguindo essas dicas você conseguirá organizar suas páginas e perfis nas diferentes plataformas e fortalecer sua presença online.

Ah! E lembre-se que o mais importante de tudo é COMEÇAR! Depois, o segredo é observar quais tipos de postagens geram mais engajamento e atraem mais seguidores para o perfil do seu negócio. E aí, apostar nessas estratégias para garantir seu sucesso!

E aí, amigo, que tal criar um planejamento e começar a dar uma cara mais profissional à página da sua empresa?

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