Quando falamos em rede social e “tempo real” é difícil não lembrar do Twitter. Os fãs da plataforma sabem que a regra básica para o microblog, além dos 140 caracteres, é o imediatismo. As discussões e comentários são atuais, quase que instantâneos. Essa peculiaridade estimula a quebra de barreiras demográficas, uma das coisas que a internet faz de melhor.

 

Grandes acontecimentos, como a Primavera Árabe, utilizaram-se  do poder das mídias sociais para mobilizar e organizar protestos e manifestações. Em  um exemplo mais próximo, temos as manifestações de junho de 2013 no Brasil que lançaram mão dos mesmos recursos. Os tradicionais meios de comunicação em massa, como o rádio e a tv,  não são a melhor maneira, nem a mais democrática, de propagar ideias que surgem “do povo” – de poucos para muitos.

 

É nesse cenário que surge o Periscope, aplicativo para transmissões de vídeo em tempo real, inicialmente adotado pelo Twitter como ferramenta oficial para dar suporte ao formato de vídeo. Desde fevereiro o app tem dado o que falar, mas será apenas uma promessa?

 

O que é o Periscope?

 

Apesar de ser novidade, o Periscope tem pelo menos um ano de atividade. O aplicativo teve algumas versões beta privadas, disponibilizadas para testes, até chegar ao modelo atual, adquirido pelo Twitter (por aproximadamente U$ 100 milhões). A proposta do Periscope é oferecer ao usuário a possibilidade de ser uma “emissora de bolso”, em que possa transmitir vídeos em tempo real, em modo público ou privado – para uma lista de seguidores – de qualquer lugar do mundo.

 

Acredita-se que o Periscope foi a resposta do microblog ao Meerkat, app que também faz  streaming em tempo real e utiliza o Twitter como suporte. Em um passado não tão distante, o app também recorda o famoso Twitcam, mas dessa vez em uma roupagem que atende às necessidades do mobile.

 

Como funciona o Periscope?

 

O Periscope funciona como um serviço de streaming para celulares e tablets. O usuário pode transmitir vídeos de onde estiver para sua rede de seguidores ou para o mundo todo. Os participantes podem  interagir com perguntas ao vivo por uma caixa de texto ou enviar “corações” para transmitir aprovação ou outros sentimentos, que contribuem para as estatísticas que vão posicionar o vídeo.

 

Ao fim de cada vídeo o app mostra os dados daquele live, informações que podem ser úteis como: taxa de retenção, pessoas online (pela web e mobile) e favoritos (likes/corações). O aplicativo ainda permite que você utilize a câmera frontal e traseira em uma mesma transmissão, oscilando entre as duas sempre que necessário. As transmissões ficam disponíveis por até 24h, caso o usuário não delete seu vídeo.

 

É possível receber notificações sempre que alguém que você segue começa um novo vídeo. E se você quiser, também pode convidar seus seguidores a assistir alguma transmissão interessante, eles receberão uma notificação em seu nome para o streaming sugerido. Mas não se preocupe, as notificações podem ser configuradas nas suas preferências.

 

Como criar sua conta no Periscope

 

O app está disponível para Android e iOS. Você pode baixar pelo Google Play ou pela App Store, dependendo do seu sistema operacional. É grátis! Para começar, o usuário pode escolher entrar com as suas credenciais do Twitter (opcional) ou criar uma nova conta a partir do seu número de telefone.

 

Como utilizar o Periscope

 

Você pode utilizar o Periscope para compartilhar com seus amigos e seguidores desde os inesquecíveis momentos da sua viagem, sua rotina, participação em eventos e até mesmo para criar seu novo programa ao vivo! – Isso mesmo, já tem gente usando a ferramenta para ser o mais novo apresentador da internet brasileira! 🙂

 

Os mais ligados não perdem tempo e usam o serviço de streaming como uma oportunidade de negócios. Afinal de contas, porque não lançar mão de uma ferramenta gratuita para disseminar suas ideias, habilidades e talentos e de quebra ainda conquistar fãs e parceiros?

 

As celebridades também entraram na onda e fazem a alegria dos fãs ao compartilharem os bastidores de suas vidas pessoais e profissionais. Mas, assim como o Vine e o Youtube, o Periscope também já lança suas primeiras web-celebridades, você vai ver mais adiante…

 

 Quem você já pode seguir?

 

Aqui no Brasil, alguns nomes como Ana Tex, Douglas Almeida, Felipe Pereira, Martha Gabriel, Bel Pesce, Murilo Gun, Marcelo Tas, André Damasceno e Flavio Augusto se destacam quando o assunto é criatividade, marketing e empreendedorismo digital.

 

Outros se destacam pela ousadia de usar a ferramenta, como é o caso do Boris Blok que há duas semana está testando o app para a transmissão de seu programa ao vivo (isso mesmo, como na televisão) em que ensina seus seguidores as melhores estratégias para utilizar o Periscope.

 

boris-blok-periscope boris-blok-periscope

 

Alguns veículos de comunicação estão aderindo, ainda que timidamente, à novidade. Nesse segmento merecem destaque os perfis:

Diario de Pernambuco, BBC News, UOL Notícias, Mashable, GloboEsporte.com, Revista Galileu, Buzzfeed, Wall Street Journal e The Economist.

 

 

Periscope X Snapchat

 

O conhecido Snapchat já é queridinho entre muitos e tem uma proposta bem semelhante ao Periscope. As principais diferenças entre o Periscope e o Snapchat são:

  • Não há limite de tempo nas transmissões do Periscope;
  • O Snapchat não tem o objetivo de fazer transmissões ao vivo – ainda que ofereça o recurso para alguns canais e possibilite chamadas em vídeos para seus usuários;
  • O Periscope foi criado exclusivamente para o formato de vídeo.

 

 

Promessa ou realidade?

 

Agora que você já leu um pouco sobre as funcionalidades da novidade, que tal ter suas primeiras impressões?

Crie sua conta e descubra o mundo pelos olhos dos seus amigos ou mostre para eles o que seus olhos veem.

 

Curiosidades*

 

Além de sugerir suas conexões do Twitter, o Periscope lista os perfis “Mais Adorados” da rede. Aqueles que receberam mais corações durante suas transmissões. Deixando para traz até os que têm maior número de seguidores.

 

O Youtuber canadense, Metthew Santoro está no pódio com 125 milhões de likes, em segundo lugar vem o Fahad (um árabe?) com 119 milhões de corações pulsantes e em terceiro, o ousado Suicidegirls, conhecido por suas belas garotas sensuais que fogem aos padrões de beleza.

 

matthew-santoro-periscopefahad-periscope

 

 

Mas nessa disputa, você sabe quem é o brasileiro listado entre os “Mais Adorados” ?

 

rr-soares-periscope

 

Acertou quem disse o Pastor RR Soares, com 30 milhões de corações coloridos.

*Informações de 20/07/2015

Posts Relacionados