Você conhece a Wikipédia?

 

Provavelmente sim! Quem nunca contou com ela para um trabalho da escola ou para saber mais sobre seu artista favorito?
O que você provavelmente não sabe é que ele foi iniciado em 15 de janeiro de 2001, baseado no sistema Wiki Wiki (que significa que qualquer pessoa pode editar seu conteúdo).
Ele foi criado por Larry Sanger e Jimmy Wales que tiveram a brilhante ideia de uma enciclopédia virtual que visa facilitar o acesso livre a qualquer tipo de informação por meio de colaboração compartilhada entre usuários.
A Wikipédia é hoje o site destinado a pesquisa mais popular do mundo, já foram criados mais de 14 milhões de artigos em centenas de línguas e dialetos, e todos os dias centenas de colaboradores de todas as partes do mundo editam milhares de artigos inteiramente novos.

 

 

O que é o modelo Wiki?

 

Os termos wiki (traduzindo-se como “rápido, ligeiro, veloz”) e Wiki Wiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.

 

Uma Web Wiki permite que os documentos sejam editados coletivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web.3 Dado que a grande maioria dos Wikis é baseada na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Uma única página em um wiki é referida como uma “única página”, enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se ‘o wiki’.

 

Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas – geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki, nem mesmo o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis.

 

Quem são os colaboradores da Wikipédia?

 

Denominados wikipedistas, utilizadores ou editores, são pessoas que escrevem e editam artigos na Wikipédia. Neste momento, a Wikipédia lusófona conta precisamente com 1 238 476 (informação atualizada até 13/01/2013) usuários registados, assim como um número desconhecido, mas bastante superior, de usuários anônimos.

 

Tipos de Usuários

 

Os direitos de acesso ou privilégios na Wikipédia são determinados pelos ‘grupos’ aos quais um usuário pertence. Cada grupo é associado a certos direitos, que permitem ou restringem o uso do software MediaWiki. Quando um usuário pertence a mais de um grupo, possui as mais altas permissões conferidas pelos grupos aos quais pertence. Um usuário que pertença, por exemplo, ao grupo administradores e ao grupo burocratas,terá direitos de ambos os grupos.

 

Quando um usuário pertence a um grupo, costuma-se dizer que ele possui o estatuto do grupo, desta forma, ele recebe o “estatuto de administrador”, “estatuto de burocrata”.

 

Todos os visitantes do site, incluindo os anônimos, fazem parte do grupo ‘*’. Todo usuário registrado pertence ao grupo user. Usuários são automaticamente promovidos pelo sistema ao grupo autoconfirmed quando confirmam seu endereço de email em especial:ConfirmEmail e quando satisfazem certos requisitos mínimos de tempo de registro e número mínimo de edições .

 

É, hoje (15/01) a Wikipédia está completando 13 anos desde sua fundação, e é claro que o Digaí tinha que prestar homenagem a nosso amigo de longa data.

 

Parabéns Wikipédia, pelo incentivo a busca do conhecimento, e obrigada Larry Sanger e Jimmy Wales pela brilhante ideia, que ela continue fazendo sucesso por muito mais tempo.

 

Fonte: Wikipédia

Posts Relacionados