Devido a mudanças nas regras pelo Facebook, este post está desatualizado. As informações mais recentes podem ser obtidas no post Facebook muda regras para promoções.
Este post dá continuidade à série Promoções no Facebook do Digaí.Uma postagem intitulada Promoção no Facebook: Legislação deu início ao tema, abordando a legislação brasileira para a realização de ações promocionais. Hoje daremos continuidade, tratando das regras do próprio Facebook para a realização de promoções na plataforma.
Todas as regras do Facebook para a realização de promoções fazem parte dos Termos de páginas do Facebook. Este documento, que deveria ser de conhecimento de todos os administradores de páginas na plataforma, regulamenta o uso das fan pages. Dentre os tópicos abordados, um deles trata especificamente das promoções. A seguir, reproduzirei em cor azulos trechos das regras que demandam maior atenção de nossa parte e discutirei cada um deles.
i. As promoções no Facebook devem ser administradas por meio de Aplicativos no Facebook.com
Indica que temos que utilizar aplicativos para qualquer ação associada à realização de promoções no Facebook. Desse modo, ações promocionais na plataforma que ocorrem sem aplicativos não atendem a essa exigência.
ii. As promoções no Facebook devem incluir o seguinte:
a. A isenção completa do Facebook de qualquer responsabilidade por parte de cada concorrente ou participante
b. Reconhecimento de que a promoção não é, de maneira nenhuma, patrocinada ou administrada por ou em associação ao Facebook
c. Aviso de que o participante está divulgando informações para [nome do destinatário das informações] e não para o Facebook
Indica que temos que deixar esses três pontos explícitos para os participantes. Essa exigência protege o Facebook de ser responsabilizado por prejuízos ou danos causados por promoções a terceiros. Assim, caso a empresa que está promovendo a ação não entregue o prêmio ou cancele a promoção, por exemplo, os participantes que se sentirem lesados não poderão responsabilizar o Facebook.
iii. Você não deve fazer com que o registro ou a entrada em uma promoção dependa de uma ação do usuário ao usar qualquer recurso ou funcionalidade do Facebook que não seja curtir uma página, fazer check-in em um local ou conectar-se ao seu aplicativo. Por exemplo, você não deve fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir uma publicação no mural ou ao comentar ou enviar uma foto em um mural.
iv. Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook como um registro ou mecanismo de entrada da promoção. Por exemplo, o ato de “curtir” uma página ou fazer check-in em um local não pode fazer com que um participante registre-se ou entre automaticamente em uma promoção.
Esses itens foram expostos conjuntamente por estarem associados. O item iv indica que não podemos realizar uma promoção no Facebook exigindo que um participante poste, comente, curta ou compartilhe algo para que participe. Desse modo, promoções com dinâmicas como “Poste uma foto na fan page e concorra” ou “Compartilhe essa imagem em modo público e participe” são irregulares.
Conforme pode ser observado no item iii, as promoções podem exigir que o usuário curta uma página ou faça um check-in, mas esse não deve ser o mecanismo de entrada na ação promocional. Desse modo, é possível realizar a promoção utilizando um aplicativo que só pode ser acessível por curtidores da página. Como o mecanismo de entrada na promoção está associado ao uso do aplicativo, isso não contraria as regras.
v. Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook, como o botão Curtir, como um mecanismo de votação para uma promoção.
Indica que não podemos utilizar os recursos do Facebook como mecanismo de votação. Desse modo, promoções que definem o vencedor com base no número de curtidas, compartilhamentos ou comentários estão irregulares. Essa regra visa evitar que haja engajamento na plataforma realizado de modo não genuíno.
vi. Você não deve notificar ganhadores por meio do Facebook, seja por mensagens, bate-papo, publicações em perfis (linhas do tempo) ou páginas do Facebook.
Indica que os ganhadores não devem ser notificados por meio do Facebook. Para isso, é possível utilizar telefone, e-mail ou um post no website da empresa promotora da ação. O texto não deixa claro se seria permitido divulgar uma lista de vencedores (sem notificá-los individualmente) ou se a simples publicação dessa lista infringiria a regra.
É pessoal… Diariamente nos deparamos com várias promoções irregulares no Facebook, inclusive de profissionais e empresas especializadas em treinamentos ou consultoria em marketing digital. Fazer promoções dentro das regras do Facebook não é tão complicado, mas exige atenção! Espero que esse post tenha esclarecido o assunto e lhe ajude a criar promoções que estejam de acordo com as recomendações.
O terceiro post da série abordará dicas para a elaboração de regulamentos. O terceiro post da série abordaria dicas para a elaboração de regulamentos, mas com o surgimento da Portaria 422, tivemos que mudar nossa programação! 🙂
Professor, consultor em marketing digital e empreendedor serial, fundador do Digaí e diretor da Unu Soluções. É graduado em Ciência da Computação, mestre e doutor em Administração e pesquisador nas áreas de Empreendedorismo, Negócios e Marketing Digital. É autor e coautor de vários livros e e-books, dentre os quais Negócios Digitais (best-seller da Veja) e Seu Site no Topo (entre os mais vendidos da Amazon Brasil). É apaixonado pela família e, nas horas vagas, é cachorreiro e cantor de karaokê.
Na era do marketing digital, métricas eficazes e outras ferramentas de análise de dados são não somente possíveis como estão disponíveis para qualquer um no mercado em tempo-real. A necessidade de analisar dados e mensurá-los é fundamental para atingir o sucesso. No cenário atual dos negócios, onde tudo muda constante e rapidamente, a necessidade…
Betsy Kent, expert em marketing digital, foi pega de surpresa quando um de seus clientes lhe fez a seguinte pergunta: “Afinal, existe diferença entre artigos e posts de blogs?”. Sendo ela também uma blogueira especializada em SEO, Mídias Sociais, blogging e desenvolvimento de sites, decidiu responder a essa pergunta no Social Media Today, site para…
Devido a uma falha de segurança do Facebook, telefones e e-mails dos usuários da rede social foram expostos na internet. Resultado: 6 milhões de usuários do Facebook ficam com dados expostos. Em nota oficial da rede social, foi alegado que esses dados foram registrados de maneira equivocada, permitindo que vazassem. O bug surgiu pois…
Na internet existem centenas de páginas dizendo o que se deve fazer para deixar seu site “redondinho” para o seu cliente. Neste post, eu vou dar algumas dicas para fazer com que seu site se torne um campeão de audiência. 1- Otimize seu site para os motores de busca Tudo bem,…
Um dos ramos de atuação do design que mais cresceu nos últimos tempos, a animação digital transformou o modo como as mensagens são elaboradas e transmitidas ao público. De igual maneira, foi modificada também a maneira como os receptores interpretam e respondem a essas mensagens, fazendo desta ferramenta uma alternativa interessante para fazer aquilo que…
Na língua inglesa existe um ditado que afirma “é preciso uma vila para educar uma criança”. E lembra quando a Internet era chamada de “aldeia / vila global”? Eu percebi que a combinação das duas coisas parece estar dando certo. É que muitas mães estão recorrendo à internet e tornando-se blogueiras para trocar…
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta de tais informações e sua utilização exclusivamente para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse a Política de Privacidade.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.