Este texto pretende entregar um enfoque holístico para que o empresário e o cidadão empodere fatores que estão faltando ao Brasil para que o país ganhe crescimento, combata a corrupção e, por fim, deixe de lado a ingerência generalizada em várias esferas.

Para isso, o autor observou vários líderes e colaboradores em diversos setores da sociedade, públicos e privados. A lista está ao fim do texto e a ideia era notar nessas pessoas, hábitos excelentes comuns a quem está indo bem, a quem está ganhando dinheiro agora mesmo.

De forma prática e rápida, sem delongas, vamos lá! (ícones por Creative Market)

ícone simbolizando usar ferramentas produtivas#1 Usar ferramentas de produtividade corretamente

Vou citar apenas ferramentas do Google, completamente gratuitas: Agenda, HangOuts, Planilhas, Keep, Drive, Docs, Maps, Tradutor, Gmail (para centralizar a chegada dos emails). Há opções para usuários de Apple e de Microsoft e são totalmente equivalentes.

Anotar algo, enviar um arquivo, agendar um compromisso, resolver uma dúvida rápida, ações recorrentes devem ser resolvidas em um piscar de olhos e a tecnologia pode te ajudar. Não perca o tempo do seu cliente explicando caminho. Jogue no Maps e descubra, rápido e rasteiro. Tem uma planilha simples que deve ser verificada por várias pessoas regularmente? Use o Planilhas e compartilhe com essas pessoas. Além dos benefícios da edição conjunta, você consegue saber quem editou o que, há espaço para comentários e ela sempre estará segura online, acessível no PC ou no telefone.

Ação: sugerimos o aplicativo RescueTime para que você monitore o tempo que gasta no PC e telefone para localizar pontos onde tem perdido muito tempo. Inclua também o que você fez fora do computador. Você pode ter surpresas, como horas em excesso no Netflix. Estabeleça limites razoáveis.

ícone simbolizando anotar ideias#2 Abrir espaços durante o dia para ler e ter ideias

Seu trabalho toma todo seu tempo? Seu projeto não deixa você sentar e respirar nem por 1 minuto? Está errado. Certamente há algum hábito nocivo que você tem que pode ser trocado. Aquele momento em que você abre vídeos daquele grupo de amigos? Aquela hora inteira que você gasta vendo posts de amigos no Facebook? Guarde um tempo que enriqueça sua bagagem. É muito importante.

Ação: marque na agenda dias em que você irá dedicar-se por 1 hora para encontrar notícias, belas imagens e curiosidades do segmento que você mais curte, pretende investir ou já investe.

ícone simbolizando qualificar fontes de informação#3 Usar fontes de informação qualificadas

A TV não é, de longe, a melhor fonte de informação para você ter bagagem, estar atento às tendências e ganhar diferenciais competitivos no seu projeto. Sem dúvidas, a Internet dispõe dos melhores recursos e veja bem, há uma infinitude de canais que você pode usar para se informar.

Se o seu negócio é administrativo, por exemplo, procure portais do segmento. Sim, mais de um, de preferência, pois você precisa ler – inclusive isso é super aconselhável – sobre aspectos divergentes.

Se é um negócio relacionado à Design, há aplicativos indispensáveis: Pinterest, Tumblr, Instagram. Ver imagens para se inspirar e conferir o trabalho de outros profissionais.

Ação: baixe no celular apps que compilam notícias como o Flipboard ou Medium e apps como os citados para os segmentos relacionados. Habitue-se a verificá-los 1 ou 2 vezes por dia, sem exageros, em momentos de intervalo.

ícone simbolizando evitar pessoas desagradáveis#4 Evitar pessoas que não acrescentam nada ou prejudicam

Pode parecer cruel, mas há pessoas que desencorajam, reclamam e só veem o lado negativo de tudo. Não podemos como num passe de mágica tirá-las da nossa vida, além de que muitas vezes elas são da nossa família.

Evite, então, discutir o seu projeto, suas ideias, aspirações com quem não dirá nada que possa ser proveitoso ou acrescentar.

Igualmente, habitue-se a não gastar energia com críticas desnecessárias ou a observar somente pontos fracos das outras pessoas. Seu comportamento é ímã para pessoas que se comportam da mesma maneira.

Ação: faça uma lista de pessoas que te cercam e tente observar quem são aquelas que andam com uma nuvem acima da cabeça, ou que são sabichões ou críticos em excesso. Identifique o que precisa ser mudado e bole uma estratégia para tal.

ícone simbolizando um ambiente de trabalho legal#5 Ter um ambiente de trabalho ótimo

Muitas pessoas não têm escolha e usufruem de um ambiente de trabalho horrível. Seja por barulho em excesso, móveis inadequados, salas sem janelas, qualquer fator que incomode.

Não é à toa que o que mais tem sido alterado nas empresas criativas é o ambiente. Não é à toa que muitos e muitos profissionais tem optado por usar mais de 1 coworking. Cada trabalho, cada dia, cada tarefa pede um ambiente respectivo.

Aprenda a desfrutar das benesses da Arquitetura e Decoração, com espaços desenhados para inspirar ou proporcionar a ambientação ideal ao que você precisa fazer.

Ação: negocie com seu chefe um ou dois dias mensais ao menos para trabalhar fora do escritório e procure ambientes alternativos de trabalho na sua cidade: experimente mais de um e surpreenda-se. Um ambiente de home office em casa também pode conciliar a vida pessoal com a produtividade que é esperada de você.

ícone simbolizando reavaliação#6 Reavaliar seu projeto constantemente

Temos inúmeras ferramentas de Gestão para visualizar seu projeto/empresa de forma sistêmica. É como olhar de cima e ver o todo. Enxergar toda a cadeia é abrir-se a otimizações, mudanças para melhor, upgrades.

Essa ação deve ser rápida e convenhamos… é seu negócio, seu projeto. Pensar nele, olhar lados que você nunca havia reparado deve ser prazeroso!

Ação: procure um Canvas em PDF, imprima em formato A3, plastifique, compre post its e divirta-se. Há muito material na internet ensinando a usar essa ferramenta esplêndida.

ícone simbolizando diversão#7 Divertir-se regularmente

Ok, está em uma atividade com grande dificuldade, trazendo pesadelos e fazendo com que você queira ficar na cama e não ir trabalhar? Por isso não se diverte há muito? Não há como alterar essa situação pois você precisa da renda?

Mentira. Sempre há uma opção. Sua saúde não tem preço. É isso que você quer com uma atividade que está deixando você doente? Planeje e tire a mudança do papel.

Divertir-se, mesmo que com algo muito idiota, é essencial para trazer leveza ao nosso dia-a-dia. Muitas pessoas jogam casualmente. Outras leem. Outras desenham. Alguns precisam que seja algo maior: cinema regularmente, pintura.

Ação: encontre uma diversão só sua e insira 2 entradas no Google Agenda de 1h durante a semana.

ícone simbolizando viajar#8 Conheça um lugar novo regularmente

Mesmo que signifique lugares diferentes nos mesmos arredores, que seja em uma cidade que você gosta muito ou um local onde possa não gastar muito, vale tudo. Sair da bolha cotidiana regularmente é importantíssimo!

Transforme o almoço com os pais em uma cidade no interior em algo constante, altere a importância de algo pequeno para poder viajar. Descubra os caminhos mais tranquilos, viaje fora de época e em dias que todo mundo estará viajando, se possível.

Mesmo que você tenha trabalho a fazer, terminá-lo do quarto de hotel de frente à praia ou na varanda da fazenda de um amigo diante de uma paisagem de cair o queixo não tem preço. Ação: seja criativo e dê importância a pequenos gestos para viajar. Leve seus pais em algum lugar que seja necessidade deles e descubra um canto pra você relaxar e fazer aquele trabalho que vem adiando há meses.

ícone simbolizando busca de valorização própria#9 Cuidar do crescimento pessoal e profissional

O crescimento profissional é um dos pilares do Coaching. O que você tem aprendido de novo? Há centenas de cursos gratuitos na internet. Por que não está fazendo ao menos um?

Onde está seu lado aprendiz? Manter-se um aprendiz significa sempre aprender, sempre enxergar algo novo em uma palestra, um filme, nas palavras de um amigo ou parente.

Você já tem uma pós-graduação? Não há um gestor que vá recriminá-lo por buscar capacitação. Há quanto tempo você não estuda?

Outra nuance é o crescimento pessoal. Característica muito comum a todos os influenciadores observados é a sede de conhecimento, amparar-se nos ombros de outras pessoas que já analisaram de forma séria os segmentos que lhe interessam. Pesquise e veja o que eles dizem, referências de pensamento são válidas em todos os campos.

Ação: digite agora “curso” e seu assunto preferido no Google e se inscreva em algo.

ícone simbolizando tarefas cumpridas#10 Ter disciplina para finalizar tarefas

Somente neste texto temos várias pequenas tarefas. Ter disciplina significa repetir ações, persistir e conquistar pequenas vitórias com frequência.

Disciplina tem a ver com eliminar a procrastinação, faça agora, até o fim. Diga não, não interrompa.

Se o seu trabalho requer servir a várias pessoas, converse com seu gestor e qualifique os pedidos das tarefas. Os e-mails podem unificar a forma como você recebe os disparos e você, ao colocar numa fila, pode dar um feedback de prazo para a pessoa.

Monte uma tabela de fila de produção e mostre a todos que você é organizado, pode ter prioridades, mas deve ter a fila respeitada. Assim todo mundo tem o que precisa.

Ação: experimente o método pomodori para focar em 1 tarefa por 25 minutos. Use o cronômetro do celular, seja criativo. Veja estes modelos do Excel, algum certamente serve pra você!

ícone simbolizando justiça#11 Não contemporizar e se posicionar, certo ou errado

Admitir que está errado ou mudar de opinião é algo louvável e devia poder acontecer o tempo todo. Não coloque toalhas quentes nas situações, não suponha que está tudo bem. Ouça sua intuição.

Temos uma tendência natural a fugir de conflitos, por isso é muito importante que você entenda que a melhor forma de evitar os conflitos é incluindo-os diariamente nas relações. Essa estratégia foi tirada do livro de Bruce Tulgan, “Não tenha medo de ser chefe” e tem tudo a ver com liderança. Mesmo que você não seja o chefe, é sua obrigação alertar quando ler sinais de algo errado, seja de quem for o erro.

Ação: inclua no Google Agenda um encontro semanal com a equipe para feedbacks rápidos, com não mais de 15 minutos, em pé, em um espaço legal.

ícone simbolizando ideias guardadas#12 Anotar boas ideias e pensamentos

Deixar aquela ideia boa passar é algo nefasto. Nosso cérebro continua trabalhando mesmo quando estamos dormindo e várias vezes sonhamos com as soluções dos problemas que nos rodeiam.

Se não anotamos, aquela boa ideia simplesmente se perde. O que fazer? Simples. Ter onde anotar perto, à mão e fazê-lo! E, pensando, o que temos sempre à mão? Nossos celulares. Temos centenas de APPs para anotar listas, ideias, textos.

Um que permite que você divida páginas e seções, um dentro do outro, com muita liberdade para inserir links, imagens e tudo mais é o OneNote da Microsoft. E ele salva tudo na nuvem, não no seu aparelho. E ainda tem versões para quase todos os dispositivos, móveis ou não.

O Google Keep é excelente, guarda tudo na nuvem, gasta poucos dados se você apenas inserir texto e pode ser usado como widget nos celulares.

Ação: Baixe o Keep, crie uma nova anotação chamada “Pensamentos”, anote boas ideias, pinte a anotação de vermelho e coloque o Keep como Widget de tela inteira, se seu smart for Android ou bem fácil de acessar se for iOS. Configure seu navegador para exibir o Keep automaticamente quando abrir.

ícone simbolizando valor e destaque#13 Valorizar o trabalho alheio

Não há nada mais frustrante que um gestor que não reconhece o valor de quem está trabalhando ao seu redor. Sem reconhecimento, sem engajamento.

E para valorizar o trabalho alheio, deve ficar bem claro o que cada um faz, com um alinhamento de expectativas que seja renovado constantemente e, claro, quando possível, os melhores nas atividades que se destacam em qualidade.

Nos pequenos negócios muitas vezes todos tem que se desdobrar para fazer a engrenagem girar, mas cabe ao gestor a visão de que, em funções vitais, ele deve ter os melhores. Gestão financeira, Marketing, Vendas, Direção Operacional. Quais são os pilares do seu negócio?

Valorize e busque os melhores para essas funções, além de se manter no que sabe fazer melhor, controlando seu ego.

Ação: verifique no Canvas que você imprimiu qual seria a sua melhor função quando o negócio ganhar escala. Faça o mesmo exercício com quem está ao seu redor.

ícone simbolizando renovação de recursos#14 Qualificar recursos-chave

Uma esfera que afeta diretamente o desempenho diário de uma empresa – seja ela formada apenas por um profissional ou muitos colaboradores – é a qualidade de certos recursos. Alguns deles certamente são essenciais para que o dia transcorra tranquilo.

Por exemplo, a qualidade da internet. A qualidade das mesas. A qualidade dos computadores.

Imagine um serviço online que fica sem internet por 2 horas? Imagine um professor online que tenha suas transmissões ao vivo interrompidas? Certas economias em fornecedores podem significar um tiro no pé.

Imagine um pequeno escritório de Arquitetura com 5 arquitetos, 4 computadores péssimos e 1 bom. Eles podem perder 4 horas do dia por um Autocad que precisou ser reinstalado?

Imagine que você tem uma equipe de 6 designers e 4 ilustradores em um setor onde tem sido comum 50 horas semanais de trabalho. Como são as mesas e cadeiras deles? Você prefere um designer magistral de licença por problemas de hérnia, ter que compensar a perda dele ou comprar uma cadeira que vai durar anos e proteger a coluna do mestre?

Ação: liste os recursos-chave no seu Canvas e pense no que é preciso para que eles sejam os melhores, mais confiáveis e, às vezes, mimados.  

ícone simbolizando uma identidade estabelecida#15 Atuação coerente

O ser humano é um mestre em julgar e atuar de forma diferente do seu discurso. Habitue-se a atuar segundo os seus valores. A exaltar nos momentos certos, a levar feedbacks de forma oportuna e, principalmente, ouvir as pessoas ao seu redor.

Steve Jobs inspirava seus colaboradores com sua genialidade. Porém era muito exigente com todos ao seu redor. Para impor certos pontos de vista você deve se credenciar de resultados, assumir os riscos e conseguir mudar de ideia se necessário, quando estiver errado.

Já pensou se você direcionar seu negócio ao fracasso apenas por vaidade? Incapacidade de ouvir as pessoas ao seu redor? Por ignorar sinais de problemas em todos os lados?

Um bom gestor erra. Acertar sempre é impossível. Coerência implica em corrigir, educar, liderar, seguir um líder seja para seus colaboradores, seja para você.

Coerência significa dizer ao mercado como vocês trabalham e atuar como dizer. De verdade. Já discutimos em outro texto sobre o simulacro de mostrar o que não é realidade.

Ação: medite sobre as perguntas a seguir.
• Seu chefe já foi liderado por você?
• Você lidera sempre com trabalho ou apenas ordens?
• Você já seguiu a liderança de um colaborador para cumprir uma tarefa?
• Como você comemora metas atingidas na empresa? Sob o olhar do setor? Sob o olhar de toda a empresa?
• O que o seu Marketing divulga interna e externamente é realmente praticado por todos na empresa? O que diz seu cliente?

ícone simbolizando financeiro controlado#16 Ter organização financeira

Este foi um dos poucos fatores comuns a muitas pessoas que podem ser considerados bem-sucedidos em suas empreitadas.

Não pense em estereótipos de empresários ou concursados. Temos que esclarecer uma diferença aqui. Seja um colaborador que recebe menos de R$ 2.000 ou um empresário que tem um faturamento milionário, dependendo de sua organização pessoal, cada um pode ser rico ou não.

Riqueza não é mais entendida como abundância, mas significa conseguir financiar esferas de realizações pessoais de cada um. Sendo assim, é possível que um empresário milionário seja uma completa bagunça financeira.

Se ele gasta muito mais que recebe pode se tornar inadimplente como alguém que deve uma conta de R$20 a uma operadora de telefonia.

Nas palavras de um Diretor Comercial, sócio de empresa:

“O segredo é fazer o dinheiro trabalhar pra você”.

Separar e organizar as finanças pessoais e da empresa, ter tudo na ponta do lápis, pode surpreendê-lo. Acredite: o contrário é muito mais frequente do que você imagina.

Ação: avaliar as suas ferramentas de controle financeiro. Você tem consciência plena da situação em que se encontra? Poupa? Tem renda recorrente? E sua empresa?

ícone simbolizando mudanças#17 Gostar de mudanças

Vale a experiência de um Diretor de Projetos de uma multinacional que tem sede no Brasil. ele procurava recolocar-se há algum tempo e, após analisar poucas oportunidades nesse momento de crise, decidiu pela vaga em outra cidade.

Seria necessário desbravar, renovar fornecedores, moradia, tudo que a vida pessoal pede, além de encarar uma oportunidade diferente de tudo o que ele já tinha lidado antes na carreira.

E foi exatamente esse novo que o atraiu. A responsabilidade foi enorme, mas a saída da bolha de conforto lhe rendeu um completo e renovado entendimento do mundo.

Segundo o diretor, é como se as fronteiras do país tivessem diminuído e seus limites pessoais tivessem esticado. Muitos e muitos problemas novos tiveram que ser encarados com soluções criativas, como o transporte em uma capital complexa e cheia de perigos.

Ação: que tal sondar seu gestor sobre a possibilidade de atuar em nova frente de trabalho? Uma nova equipe pode ser um pequeno passo para algo maior no futuro, que sempre fez parte de um sonho distante pra você, como, por exemplo, morar no interior, morar perto do mar. Veja o que seu chefe diz, talvez as mudanças estejam mais próximas do que você imagina.

***

Todos temos nossos métodos, formações, bagagens e visões de mundo muito diferentes e isso é ótimo!

Com esse texto tentamos despertar certos comportamentos que compilamos e que chama a atenção em vários líderes e profissionais que se destacam.

Observamos representantes dos mais diversos segmentos: diretores de empresa de engenharia, coordenadores de setor em autarquias públicas, gestor de Marketing, dono de agência de publicidade, professor de inglês à distância, consultora Mary Kay, designer renomado, professor de pós-graduação, dono de grupo de empresas do setor têxtil e gestor de projetos.

Vida real x idealismos

Sabemos como é complicado implementar mudanças ou adquirir hábitos com um dia-a-dia tão conturbado e equipes cada vez mais enxutas. Porém, não ter um ideal, uma meta ousada faz com que estacionemos na bolha de conforto.

Conheça, então, a cereja do bolo. Não é exatamente um hábito, mas algo que o autor observou em quase todos os profissionais citados: uma extrema dificuldade em se acomodar.

O olhar de aprendiz que se mantém constante, em busca de algo novo todos os dias, por mínimo que seja. Por experimentar algo novo, sentir o coração palpitar novamente. Curiosidade.

Me diga, então, meu amigo, quanto de um aprendiz curioso há em você?