Você já definiu como será o posicionamento da sua marca no ambiente digital? Planejar como será a maneira que sua empresa quer ser vista pelos usuários da internet é essencial antes de iniciar as atividade de marketing digital.

 

Posicionamento de marca é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa de forma que ocupem um lugar valorizado nas mentes dos consumidores, de acordo com Kotler. Para definir o posicionamento é necessário conhecer bem a visão e os valores da empresa, aquelas frases que todo empresário elabora durante a criação dela.

 

Para entender melhor, posicionamento é como você quer que seus clientes vejam a sua empresa. Geralmente o ramo de atuação das empresas é o principal fator influenciador de um posicionamento. Por exemplo, escritórias de advocacia, organizações do governo e até mesmo funerárias são empresas que devem se posicionar como sérias e responsáveis. Já uma casa de festas pode utilizar um posicionamento mais divertido ou engraçado.

 

 

Como posicionar minha marca na internet?

 

Antes de posicionar a sua marca na internet é preciso saber a maneira certa de fazer isso. A marca fala para os usuários assumindo uma posição de diálogo de incentivo a ser utilizada e tornar-se parte da vida deles.

 

Faça uma análise dos seus clientes: entenda quais são as tendências, motivações, necessidades e a segmentação de mercado. Conhecendo melhor o consumidor, fica mais fácil de inserir sua marca no ambiente digital. Analise a sua concorrência, procure descobrir os atributos de suas marcas, imagem e identidade, além de seus pontos fortes e vulnerabilidades. Você está pronto para criar uma estratégia melhor que a deles?

 

Finalmente, faça uma auto-análise da sua marca. Descubra o que seus clientes já falam de você, qual herança ela traz de tempos atrás e quais são seus pontos fortes.

 

 

Como definir um Posicionamento de Marca Digital

Conheça a imagem da sua empresa e como você quer que ela seja vista.

Posicionamento e Presença Digital

 

Depois de definir o posicionamento digital da sua marca, você pode seguir algumas estratégias de presença digital:

 

– Crie perfis para sua empresa nas redes sociais que estão de acordo com a imagem da sua empresa. Exemplo: se você quer que sua empresa seja vista como uma grande empregadora, crie uma página no Linkedin.

 

– Defina uma estratégia de relacionamento em canais de contato com consumidores através das redes sociais ou email marketing. Pessoas buscam marcas nas redes para conversas, diga o que elas querem ouvir e responda o que falam, agradeça, cumprimente e curta as mensagens de seus fãs.

 

– Aproveite o crescimento do mercado de aplicativos e crie um para sua marca, interaja com seus clientes e outros usuários e estimule o compartilhamento de informações.

 

– Utilize estratégias de marketing de conteúdo para criar dicas e postagens relevantes para seu consumidor em blogs, páginas digitais ou canais no Youtube para falar sobre assuntos relacionados a imagem da sua empresa.

 

Lembre-se de buscar uma boa reputação para o posicionamento da sua marca na internet. Quanto mais menções positivas, mais pessoas são impactadas, gerando recomendações de pessoas para pessoas e resultados positivos de acordo com a imagem da sua empresa.

Digaí, ficou com alguma dúvida sobre como posicionar a imagem da sua empresa na internet? Não esqueça de monitorar o que falam da sua empresa para adequar suas estratégias de marca. Um grande abraço!