O uso do WhatsApp como ferramenta de marketing é realidade entre as marcas que desejam ter em mãos mais esta ferramenta usando-a para promoção de seus produtos e serviços, já que ele conta com um número enorme de usuários em todo o mundo tornando o seu uso uma oportunidade única para as ações de marketing online.

 

 

Mas como usar o aplicativo para esse fim?

 

É preciso ter muito cuidado e, principalmente, conhecer quem irá receber essas mensagens. Não é inteligente fazer um envio aleatório e correr o risco de ver o seu negócio ser classificado como SPAM. Ao menor sinal de desinteresse das pessoas como uma mensagem lida e ignorada pode ser um indício de negatividade, o mais seguro seria cancelar essa ação para evitar tornar um possível consumidor em uma propaganda negativa.

 

Saber o impacto que o serviço tem sobre os clientes, analisar a satisfação e colocar-se à disposição para tirar dúvidas e dar orientações mais detalhadas sobre o produto ou serviço são ações que têm papel de elevada importância no processo de fidelização do público, o imediatismo do WhatsApp leva vantagem sobre todos os outros ambientes online.

 

Não há limites para o Marketing atingir seus clientes desde que não seja invasivo. Novas tecnologias democratizaram o caminho para o marketing eficaz em um custo muito baixo, e você deve aproveitar. Confira algumas dicas:

 

Interaja

Use a ferramenta com cunho pessoal, receba e dê feedbacks ao seu público. É bom lembrar que a interação deve ser informal, o mais pessoal possível. Usar o WhatsApp para ter um relacionamento próximo, lembrar de datas comemorativas e parabenizar pessoas, é considerada uma boa estratégia.

 

Use e abuse do WhatsApp como SAC 2.0

O cliente se sente mais a vontade com respostas rápidas e, voltando a frisar, pessoais. Podemos agregar algum tipo de serviço através da plataforma oferecendo um serviço adicional e agregado ao produto principal.

 

É a vez dos emojis

O WhatsApp não lida com a linguagem formal, apela para o casual, o emoji cria uma identidade divertida e próxima, aproveite do dinamismo da plataforma.

 

Recompense o seu usuário

Dê bônus, brinde, desconto ou conteúdo exclusivo, use tudo isso como uma isca digital, aumentando a sua chance de conquistar mais contatos e leads.

 

 

A empresa se coloca a disposição do cliente e, sendo assim, corre o risco de também ter, em contrapartida, a invasão. O WhatsApp é uma comunicação direta entre a empresa e o cliente, um canal de duas mãos, cabendo à empresa colocar suas normas de interação. Assim como é direito do cliente ter sua privacidade garantida, é dever da empresa deixar claro qual é a abertura para essa interação, para que seja uma comunicação harmoniosa para ambos os lados.

 

A grande estratégia do marketing digital é estar onde seu cliente se encontra e, em cada plataforma, ter várias ideias e meios diferentes de impactá-lo. E na correria do dia a dia, o WhatsApp tem como vantagem a sua rapidez de uso. Todo mundo hoje em dia carrega consigo um smartphone, esteja onde estiver. Isso faz faz com que o aplicativo seja usado mais frequentemente e se faça necessário a qualquer hora, para esclarecer qualquer dúvida, e estar em contato constante tornando-se interessante para seu cliente.