Você quer atrair muitos clientes com a ajuda da internet? Isso é possível com estratégia e passo a passo.

Vivemos conectados e, a cada ano que passa, aumenta a quantidade de horas que gastamos na internet. Há quem encontre nisso motivos para se queixar. Mas um bom vendedor vai até onde os clientes estão.

O brasileiro, por exemplo, é o terceiro povo que mais gasta tempo conectado à internet. Segundo pesquisas, gastamos quase 9 horas e 14 minutos conectados. Ou seja, mais tempo na internet do que dormindo.

O primeiro lugar do pódio está ocupado pelos tailandeses, com 9 horas e 38 minutos, e em segundo os filipinos, com 9 horas e 29 minutos.

Foi com base em dados como esses que as redes sociais resolveram criar ferramentas que permitissem um uso mais profissional das suas plataformas.

Mas antes de entrarmos no aspecto das ferramentas, precisamos entender a coisa em sua base. Disponibilizar um produto ou serviço para venda na internet é muito fácil, mas só essa ação tende a gerar pouco resultado.

É preciso entender o cliente, como ele se movimenta, seus desejos, dores e o ciclo de vida do cliente na internet. Se você entender as etapas de vida de um cliente, conseguirá fazer muitas vendas. E é isso que eu vou te ensinar agora!

Slide Ciclo de Vida do Cliente na Internet

O ciclo de vida do cliente na internet

O processo de venda na internet começa com um estranho. Alguém que ainda não conhece você ou o seu produto, mas ele faz parte do seu público-alvo e precisa daquilo que você está vendendo.

1º passo – O primeiro passo a dar será atrair esse estranho, de modo que ele deixe de ser um estranho e passe a ser um visitante. Visitante tanto do seu perfil em alguma rede social, de uma página, site ou blog.

2º passo – Uma vez que ele esteja visitando esse seu espaço, é a hora de capturá-lo para que ele deixe de ser visitante e se torne uma lead.

Uma lead é uma pessoa cuja a qual você tem dados pessoas de contato, como nome, e-mail e telefone. A lead é melhor do que um visitante porque você dispõe de formas de contactá-la após a visita.

Mas só obter os canais de contato da lead não é suficiente. É preciso criar um relacionamento de confiança com ela, para que você possa fazer uma venda. E é aí que entra o passo número 3.

3º passo – Com um relacionamento de confiança estabelecido com a lead, chegou a hora de fazer uma oferta e vender. É esse aspecto que vamos desenvolver ao longo do artigo.

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Ferramentas para atrair

O processo de venda, como ressaltamos, começa com a atração. Para isso há diversas ferramentas, pagas e gratuitas.

Uma das possibilidades pagas é trabalhar com anúncios. Você pode divulgar o seu produto ou serviço através dos anúncios pagos do Facebook, Instagram, Google ou YouTube.

Quando você clica em um vídeo no YouTube, por exemplo, e antes de ver ao vídeo você assiste uma propaganda, você está justamente participando do processo de atração.

O que torna esse processo bem sucedido ou não é a qualidade do anúncio e a público-alvo. Se o anúncio for bom e você for o público-alvo dele, é possível que você passe para o próximo passo, o de captura.

Mas se você não for o público-alvo é difícil que surta algum efeito, mesmo que o anúncio seja bom.

Você também pode trabalhar com ferramentas gratuitas para atração. Uma delas é a produção de conteúdo. Você pode produzir conteúdo para blog e redes sociais e capturar as pessoas que estejam procurando por esse conteúdo.

A vantagem dessa estratégia orgânica é que ela é gratuita. A desvantagem é que ela leva mais tempo para dar algum resultado.

Estratégias para capturar

Uma estratégia muito eficaz é fazer anúncios direcionando a lead diretamente para o WhatsApp . Naquele espaço a lead pode conversar com o seu comercial, ou com você mesmo, e fazer a captura do contato, a quebra de objeções e demais etapas do processo de venda.

Uma segunda opção é criar, no anúncio, uma página de captura. A desvantagem dessa estratégia é que a lead vai esperar o seu contato, portanto o processo fica menos dinâmico.

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Estratégias de venda

É possível começar um processo de venda no online e finalizá-lo no offline. Tudo depende do seu modelo de negócio. A venda também pode ser feita através da própria internet, através de uma página de vendas ou de um vídeo falando sobre seu produto.

É preciso entender bem o seu público-alvo e o processo de compra dele. Por exemplo: se o seu cliente está procurando de forma ativa o seu produto ou serviço, uma boa opção é anunciar no Google.

O Google é a primeira ferramenta de pesquisas usada por qualquer pessoa que busca determinado produto na internet. Se seu produto atende demandas urgentes, como acontece com um chaveiro, encanador ou dedetizador, é importante estar no Google.

O mesmo se dá para produtos e serviços muito específicos, como um arquiteto especialista em iluminação para consultório ou um cabeleireiro especialista em apliques para pessoas com alopécia.

As pessoas geralmente não consomem esse tipo de produto por puro sugestionamento. Elas costumam maturar essas necessidades por um tempo até o momento da compra. Quando esse momento chegar, buscarão por soluções no Google e vão se deparar com o seu anúncio.

Já, por outro lado, se você percebe que seu cliente não está procurando de forma ativa o se produto ou serviço, ou que pode decidir consumí-lo após uma sugestão, então uma boa opção é anunciar nas redes sociais.

O Instagram, por exemplo, é a rede social que mais cresce no mundo. Ele atualmente conta com mais de 500 milhões de contas ativas. O Instagram também tem em média 1,5 bilhão de curtidas por dia, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook.

Para finalizar, é importante lembrar que você não precisa de muitas ferramentas de atração e de captura. Escolha uma para cada e implemente. Comece a colher os resultados dessas ações e incremente com novidades.

Você terá muito mais resultado assim do que investindo em várias estratégias diferentes!

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