Que tipo de conteúdo você deve escrever para seus leitores? Voltando um pouco, você sabe o que é um conteúdo?

 

 O Que é Conteúdo?

 

 

Conteúdo é a mensagem que será entregue, transmitida aos seus leitores. Antes da Internet, o conteúdo era disponibilizado em ambientes mais fechados, como revistas, jornais e canais de televisão. Hoje, essa mensagem é entregue em um ambiente mais aberto, ilimitado como:

 

  • Blogs;
  • Páginas Internet;
  • Landing Pages;
  • E-mails;
  • Outros : )

 

 

 Tipos de conteúdo

 

Para cada demanda do seu público é necessário gerar um tipo conteúdo específico. Gosto de trabalhar focando três grandes tipos:

 

  • Conteúdo para Inspiração;
  • Conteúdo de Engajamento;
  • Conteúdo para Ensinar.

 

 Conteúdo para Inspiração

 

Esse conteúdo envolve o lado emocional da pessoa e bem trabalhado fortalece a relação entre você e o leitor. Nessa etapa, seu material tem que:

 

  • Fazer o leitor acreditar que o problema dele pode ser resolvido;
  • Ajudá-lo na caminhada para obter os resultados desejados;
  • Apresentar solução das dores que ele está enfrentando.

 

É nessa etapa que você pode ganhar ou perder a confiança do seu público. Como falei anteriormente, trabalha o lado emocional – tome cuidado!

 

Pegue o caso clássico de emagrecimento. Envie e-mails motivacionais sobre casos de sucessos do seu produto, dicas de uma alimentação que ajuda a emagrecer, pessoas que estavam com o problema de sobrepeso e conseguiram superar, gere inspiração para seu conteúdo ser consumido.

 

 

 Conteúdo de engajamento

 

 

Quando estiver produzindo conteúdo para engajamento, pense como seu público pode ser mais participativo, peça à eles realizarem alguma atividade.

 

Aqui, você consegue obter informações relevantes das pessoas. Um simples questionário para saber como está a utilização do material fornecido por você é um bom exemplo. Seu leitor está gostando do conteúdo? Tem alguma dúvida sobre o material que possa ser resolvida por você?

 

É recomendado uma proporção no máximo 80% fechadas e 20% abertas, pois as pessoas não gostam de questionários longos. Realize até 5 perguntas que sejam relevantes ao seu negócio.

 

A pergunta aberta é a “Mina de Ouro”, deixe as pessoas falarem, elas irão contar as dores delas – pode acreditar :).

 

Esse tipo de conteúdo é muito bem utilizado no pós-venda. Incentive o consumo do seu material pelos seus consumidores, com isso, as pessoas o indicarão, falarão de você.

 

“Ofereça às pessoas algo de genuinamente interessante para se falar a respeito e elas passarão adiante a notícia. Está na natureza humana.”

A Era do Marketing Digital

 

 

 Conteúdo para Ensinar

 

 

Sua autoridade é construída nesse momento, então mostre para as pessoas que você domina o assunto. À medida que sua autoridade cresce, maior confiança e valor são automaticamente transferidos aos seus conteúdos.

 

Ensinando às pessoas como consumirem seus produtos, você estará ajudando a elas quebrarem as barreiras existentes em alcançar o tão sonhado objetivo.

 

 

Esse conteúdo pode ser um Vídeo com explicações adicionais ensinando as pessoas como utilizar corretamente o conteúdo fornecido, um hangout de tira-dúvidas, podcast, curso express complementares por e-email.

 

 

“Consumidor educado é consumidor comprador”

 

 

 Conclusão

 

 

Em um mesmo artigo ou e-mail, não trabalhe com mais de um tipo de conteúdo. Isso poderá confundir e sobrecarregar quem está consumindo.

 

Descubra o estágio das pessoas que receberão seu conteúdo e escolha então qual tipo de conteúdo será enviado para elas. Deixe seu público compartilhar com você as dores dele, pergunte e interaja. É dessa forma que você conseguirá estreitar cada vez mais o relacionamento.