Ao contrário do que muita gente pensa, o LinkedIn se trata de uma rede social de recrutamento e seleção.

 

Ele é uma rede social profissional que pode impulsionar tanto a sua carreira como a marca da sua empresa. Seja para desenvolvimento profissional, networking, adquirir novos conhecimentos, divulgar a cultura da empresa. O LinkedIn tem despertado nas empresas a atenção e está se tornando uma rede social bastante significativa.

 

Outras Redes Sociais como Facebook, Instagram e até mesmo o o Twiitter são usadas como forma de marketing direto, vendas e relacionamento. Com o LinkedIn a estratégia é outra, pois se trata de uma conversa profissional para profissional e não de profissional para cliente.

 

O primeiro ponto a se pensar sobre LinkedIn é o público presente nessa rede social.

 

Já que o LinkedIn não é usado para promoções ou vendas direta, o público está interessado em saber realmente quem é a empresa. Novidades administrativas, comprometimento da empresa com o cenário econômico, com as pessoas, quem são seus líderes e como a empresa trabalha para alcançar suas metas. Essa interação gira em torno de pesquisa e estudo de oportunidades.

 

 

CRIE UM COMPANY PAGE

 

Com a página empresarial você pode adicionar conteúdo sobre sua empresa para que as pessoas possam acompanhar e saber as novidades. Diferente do perfil pessoal, a Company Page possui informações específicas e mais completas.

 

Através do próprio perfil pessoal é possível criar a página empresarial. Clicando no menu “Companies” – “Add New Company” – Depois é só seguir o passo a passo para confirmação no email e preenchimento das informações.

 

 

CRIE CONEXÕES

 

Se conecte com pessoas que tenham interesse no que você oferece. É possível filtrar através dos interesses e habilidades. Você pode criar um mailing list e enviar mensagens para até 50 pessoas de uma vez através da própria plataforma do LinkedIn.

 

Faça convites, sugira matérias, incentive a conexão.

 

 

GERE CONTEÚDO

 

Os formatos são diversos: escreva matérias institucionais, faça convites para eventos, disponibilize e-books e infográficos sobre assuntos pertinentes ao seu negócio. Procure se tornar referência do assunto, as pessoas seguem aquelas quem confiam e acreditam que podem abastecer de conteúdo. Fale um pouco sobre os cases de sucesso da sua empresa, dados de crescimento.

 

Evite postar apenas sobre sua empresa. Abra o leque de conteúdo para falar sobre o mercado, pessoas, economia, lançamentos que estejam ligados à sua marca.

 

O conteúdo é essencial para tornar sua empresa seguida. Assim como no YouTube, se um post ganha muita visibilidade e a plataforma identifica como conteúdo de alta qualidade, o LinkedIn dá destaque a matéria.

 

Muitas empresas utilizam essa forma para provocar viralização. Então busque o máximo conteúdo de alta qualidade.

 

 

CLIENTE INTERNO

 

Incentive seus colaboradores a criarem um perfil no LinkedIn dando o máximo de informações sobre suas qualificações e seu trabalho. Se for o caso, ajude-os a colocar uma fotografia profissional e alimentarem seus perfis, permitam que eles também participem da divulgação da empresa.

 

 

GRUPOS

 

O LinkedIn possui vários grupos de discursão. Existem grupos para diversos assuntos. Esteja presente em alguns desses grupos e participe ativamente compartilhando conteúdo, conversando sobre os assuntos das outras pessoas também. Além disso, você pode criar o seu próprio grupo e convidar pessoas para participarem dele.

 

Deixe as pessoas lembrarem de você. Só tome cuidado para não gerar conversas polêmicas e consequentemente gerar uma imagem desagradável. Seja positivo e leve soluções e conteúdos uteis.

 

 

LINKEDIN ADS

 

Assim com as demais redes sociais o LinkedIn também possui anúncios.

Você pode direcionar seu conteúdo para que apareça no feed e ainda segmentar quem vai ver seu anúncio, você pode segmentar por localização, sexo, escolaridade, profissão, entre outros.

O LinkedIN ADS funciona no formato ”Pay-Per-Click”.

O monitoramento pode ser consultado tanto completo como por períodos. A partir daí fica mais fácil mensurar os resultados por campanha.

 

Quer saber mais sobre o LinkedIN? Tem alguma dúvida como executar? Deixe seu comentário.