O ano está chegando ao fim e, claro, o Facebook não deixaria esse marco passar batido. Dessa vez, a rede social revelou alguns dados super interessantes sobre as principais buscas dos usuários brasileiros durante o ano de 2019.

Esse relatório já está em sua terceira edição e conta com dados de mais de 10 países. Entretanto, esta é a primeira vez que o Brasil entra para a lista dos países analisados. O intuito é descobrir os que mais foi comentado entre os anos de 2018 e 2019.

Para realizar o estudo foram levados em consideração aspectos como comportamento, expectativas e atitudes das pessoas. Para tal, foram analisados os principais interesses dos usuários e conversas-chave.

Essas conversas apresentaram temas diversos como Beleza e Moda, Mente e Corpo, Comida e Bebida, Arte e Design, Viagem e Lazer e Entretenimento. Mas e no Brasil, quais foram os assuntos tendência?

retrospectiva-facebook-diy-faca-voce-mesmo

Faça Você Mesmo!

Os temas relacionados a cultura do Faça Você Mesmo, popularmente conhecido na internet como Do It Yourself (ou DIY), ganhou muita força entre os usuários brasileiro do Facebook em 2019.

A pesquisa realizada aponta que conversas sobre esse tema foram pauta entre 51% de mulheres e 49% de homens. Além do público mais jovem, que foi responsável por 29% de conversas sobre o assunto.

E a cultura do Faça Você Mesmo, acredite, está com ainda mais força entre os adultos com idade entre 35 a 54 anos: esse grupo representou, segundo matéria do Jornal do Comércio, 60% das conversas sobre o tema.

retrospectiva-facebook-games-jogos-8-bits

Quando a retrospectiva vai longe demais…

E se a retrospectiva fosse um pouco longe demais… até, digamos, os anos 80? Pois é! Foi isso que aconteceu entre os usuários brasileiros do Facebook! A cultura dos anos 80 foi o segundo assunto tendência entre esse público.

Mais forte entre os jovens nascidos nos anos 90, a plataforma afirma que provavelmente esse resultado se deu pela própria internet, que celebra a cultura pop e a estética dos anos 80 em imagens, vídeos e músicas.

Isso foi percebido por alguns termos que remetem a essa época que voltaram a ser buscados na rede social. “8 bits”, um dos primórdios do videogame, por exemplo, foram um desses termos que voltaram a ser procurados.

Além disso, conversas sobre console, por exemplo, foram lideradas por 87% dos homens e 61% dos jovens entre 18 e 34 anos. O que só corrobora o interesse dos internautas por pautas remetendo a essa década.

Se você curtiu saber desses dados e está curioso para conhecer outras tendências que rolaram entre o público brasileiro usuário do Facebook, clique aqui e confira o relatório completo.

E aí, amigo, já tem algum palpite para os assuntos tendência do próximo ano? 🙂