No artigo da semana passada falamos como direcionar a comunicação e o marketing da sua empresa para um nicho de mercado específico que pode fazer toda a diferença para que a sua empresa consiga mais destaque.

Clique aqui caso ainda não tenha lido o artigo “Nicho: será que a sua empresa está na direção correta?”

Essa semana vamos trabalhar uma estratégia um pouco diferente, mas que também visa esse objetivo de garantir um diferencial competitivo ao seu negócio, para que os resultados sejam cada vez melhores.

Que o mercado atual é um ambiente extremamente competitivo já não é mais novidade para ninguém, mas em meio a tantas empresas que oferecem um serviço ou produto semelhante ao seu, como se diferenciar?

É sobre isso que vamos falar hoje no nosso blog. Então continua aqui com a gente para ficar por dentro de tudo sobre esse assunto. \o/

Como se destacar?

Existem inúmeras formas de se destacar entre seus concorrentes, mas hoje vamos falar de uma que envolve além de SER bom no que faz, PARECER que de fato é bom para o público alvo da sua empresa.

A essa estratégia damos o nome de autoridade. Mas como fazer com que o seu público não só ouça como também respeite o que você tem para falar? Como elevar sua autoridade e conseguir mais credibilidade para o seu discurso?

Apesar da competição ser grande, conseguir autoridade e, consequentemente destaque, não é algo impossível. Para te ajudar a descobrir diferentes estratégias que vão ajudar seu negócio a alcançar esse status de referência no seu segmento, montamos uma lista.

Dá uma olhada:

1. Não fale constantemente das suas qualidades

Quem nunca ficou desconfiado de uma empresa que só sabe se promover e apontar suas próprias qualidades? É por isso que é importante evitar ficar se enaltecendo o tempo todo para o seu público.

Foque em mostrar para o target que seu principal objetivo é atender as necessidades e desejos desse consumidor, além de manter um relacionamento próximo com eles. O público tende a confiar mais em que parece não ter segundas intenções naquilo em que oferece e esse é o primeiro passo para construir autoridade.

2. Se conecte com o público através de experiências reais

Use histórias reais para se conectar com o seu público. Para ganhar empatia das pessoas é preciso descobrir o que você tem em comum com elas. O público vai ter muito mais dificuldade em se identificar com uma pessoa que sempre teve tudo na mão.

É importante mostrar que você precisou trabalhar e se dedicar muito para conseguir alcançar os seus objetivos e construir tudo o que você tem hoje. Mas lembre-se: inventar uma história não é a resposta. Isso só vai afetar a credibilidade da sua marca.

3. Seja fiel ao seu posicionamento

Se você deseja construir uma audiência fiel a sua marca é preciso se manter firme em seu posicionamento. Fica muito nítido para a plateia quando você está deixando de falar algo só para não causar desconforto.

Por incrível que pareça, essa atitude pode gerar um afastamento, principalmente daqueles que já são seguidores da marca. Além disso, se utilizar de um discurso que não condiz com o posicionamento da empresa vai fazer com que pareça que você não tem valores bem estabelecidos.

4. Atenda as necessidades e desejos do seu público

Isso pode parecer confuso, mas calma que vou explicar como essa estratégia funciona…

Construir autoridade está diretamente ligado à ajudar pessoas, pois é isso que vai fazer você conseguir resultados mais rápidos e melhores. Se você só faz conteúdo voltado para vendas, acaba saturando o público e fazendo com que a sua marca perca credibilidade.

A ideia aqui é ajudar seu público a resolver seus problemas, necessidades e desejos. Isso nem sempre se dá através da venda de um produto ou serviço.

5. Torne sua empresa uma referência

Autoridade e reputação andam lado a lado e, por isso, é preciso que você trabalhe para que sua empresa seja lembrada por algo. É interessante reforçar a sua reputação através de uma única qualidade, que vai se tornar a característica referência da marca.

6. Transmita confiança para o público

Trabalhar a confiança dos seus conteúdos e do seu posicionamento é fundamental para conseguir conquistar credibilidade. Isso vai tornar o seu discurso mais convincente e, consequentemente, irá persuadir mais facilmente seu público.

Autoridade online: qual a importância?

Se o mercado físico está extremamente competitivo, a internet, ambiente que está sendo cada vez mais explorado, também se encontra numa situação semelhante. E é justamente por isso que você precisa investir nesse tipo de autoridade.

Fazer com que o perfil da sua marca seja atrativo nas redes sociais, é o primeiro passo para começar a construir essa autoridade. Ofereça conteúdos pertinente aos seguidores, torne o feed esteticamente agradável e tenha bem definida a característica da sua marca que você deseja tornar referência para o target.

Isso vai permitir que não só sua empresa seja uma autoridade no seu segmento, mas também que sua página seja a referência entre todos os concorrentes no mundo digital.

Seguindo essas dicas, você conseguirá não só entregar resultado, mas também mostrar pela sua imagem visual, comunicação, aparições na imprensa, publicações, títulos e prêmios que conquistou, a qualidade do produto ou serviço que sua empresa oferece.

E lembre-se: os resultados são mais importantes que títulos, mas combinando ambos, você se tornará uma autoridade e se destacará com maior facilidade no seu segmento.