Dar uma opinião ou fazer um comentário é muito mais fácil no universo digital, estando protegido pela tela do computador ou por um perfil fake, que no mundo real, olhando no rosto do outro.

E justamente pela facilidade de se esconder atrás de um avatar qualquer nas redes sociais, as pessoas ficam muito mais suscetíveis a postar comentários negativos e críticas desnecessárias.

Inclusive, o G1 fez uma matéria com um psicoterapeuta, o Aaron Balick, sobre essa falta de vergonha e de respeito na internet.

De acordo com ele, as redes sociais reduzem mesmo a noção da vergonha, porque os usuários estão pensando nas curtidas e compartilhamentos que a publicação vai alcançar. Este “doa a quem doer” acaba virando uma consequência da busca por likes e popularidade.

Pensando numa forma de combater de forma mais ativa esse comportamento de alguns usuários em sua plataforma, o Instagram lançou, nesta segunda-feira (8), novas funções dentro de seu aplicativo.

instagram-antibullying

A luta contra o bullying não é de agora…

O Instagram já possuía uma opção para banir comentários indesejados em sua plataforma. Acessando as configurações dentro do próprio aplicativo, o usuário pode bloquear a possibilidade de comentários em suas fotos.

Mas vamos combinar que não é nada legal ter que fazer isso, já que bloqueando comentários, o usuário também não receberia as coisas positivas que seus seguidores possivelmente teriam para falar a respeito daquela postagem.

Então, para conseguir combater esse tipo de ataque virtual e evitar que os usuários precisem bloquear seus comentários, o Instagram divulgou que todo o funcionamento da plataforma estava sendo repensado com o intuito de combater esses ataques virtuais. E a empresa realmente decidiu provar isso para os seus usuários.

A plataforma agora resolveu tomar uma medida voltada para aqueles que realmente precisam ser repreendidos: os bullies. E, por isso, lançaram uma nova ferramenta antibullying.

instagram-antibullying
Fonte: Instagram

Como essa ferramenta funciona?

A nova ferramenta é uma espécie de alerta de comentário, que fazendo uso de inteligência virtual, consegue detectar comentários possivelmente ofensivos. Assim, antes mesmo do usuário conseguir postar, a seguinte mensagem será exibida: “Tem certeza que quer publicar isso? Entenda”.

Clicando em “Entenda”, o usuário recebe um aviso que diz “Estamos pedindo para os usuários repensaram comentários parecidos com outros que foram notificados como inapropriados.”

De acordo com o Instagram, a nova ferramenta já começou a ser implantada no mundo todo e teve uma boa recepção por parte do público em seus testes iniciais.

E aí, amigo, acha que o Instagram vai conseguir conscientizar mais a galera com a ferramenta antibullying?

Posts Relacionados