Com o objetivo de reduzir a quantidade de boatos disseminados no WhatsApp, o aplicativo decidiu limitar o compartilhamento de mensagens. Antes, era possível compartilhar a mesma mensagem para 20 conversas ao mesmo tempo. A partir de agora, apenas cinco podem receber no mesmo momento. Continue a leitura para entender mais!

Atalho app Whatsapp. A partir de agora é possível responder conversas no grupo em particular no WhatsApp
Fonte: Pixabay.com

O motivo da limitação do compartilhamento de mensagens no WhatsApp

Não é de hoje que as famosas Fake News (mensagens não verídicas) vêm ganhando força entre as pessoas, principalmente nas redes sociais. Nos últimos anos, foram registrados vários casos de mensagens falsas compartilhadas para milhares de pessoas no mundo todo.

A verdade é que as pessoas não se preocupam em checar as informações que recebem, apenas compartilham sem pensar duas vezes. Por esse motivo, o WhatsApp decidiu reduzir o número de conversas (pessoas individuais ou grupos) que podem ser encaixadas numa lista de compartilhamento. Ao invés de 20, como antes, esse número caiu para 5.  

Há pouco tempo, pesquisas já vinham compartilhando sobre esse possível acontecimento no WhatsApp, já que a ferramenta é conhecida por ser uma das principais formas de conversa e compartilhamento de fotos e mídias em geral.

Os testes já estavam sendo feitos desde dezembro, mas ninguém esperava que o Brasil seria um dos primeiros atingidos, já que a ideia sempre foi pensada para todos os países. A Índia foi o primeiro alvo da medida, pois recentemente passou por uma onda de boatos sobre epidemias que não eram verdadeiras.

Aplicativo WhatsApp
Fonte: Pixabay.com

Fake News no WhatsApp

O último caso de Fake News que influenciou bastante os brasileiros, de Norte a Sul, foi durante as eleições presidenciais em 2018. O aplicativo se tornou uma ferramenta poderosíssima na disseminação de mensagens falsas, e acabou tornando muitas situações ainda mais difíceis do que já era. Se você foi recebeu e repassou alguma Fake News, certamente sabe do que estamos falando.

De modo geral, espera-se que a iniciativa do WhatsApp surta efeitos positivos entre os usuários. Já existem pessoas comentando que a ideia não mudará em muita coisa na prevenção das Fake News, já que, apesar de serem permitidas apenas 5 conversas, essas podem ser grupos (que cabem até 256 pessoas cada).

Além do envio para grupos, também é possível fazer compartilhamentos de 5 em 5 conversas. Esperamos que as pessoas se conscientizem e realmente passem a buscar a fonte das informações recebidas. Checar antes de repassar informações pode mudar diversos cenários que vão além do digital.

E aí, amigo, o que você acha essa nova medida?

Posts Relacionados