Na última quinta-feira (9), a cidade de Boa Vista fez aniversário. A capital de Roraima se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França…

 

Calma, você deve está pensando “o que essa notícia está fazendo no Digaí?”.

 

Eu explico…

 

Essa notícia provavelmente não apareceria por aqui se não fosse pela Bruna Lombardi.

 

A atriz, escritora, poeta, roteirista, produtora e ativista (como ela mesmo se descreve), sustenta uma página no Facebook com 1,241,420 fãs. Onde alimenta diariamente com conteúdos inspiradores e motivacionais.

 

Uma combinação de fotos da atriz, fotos de animais e flores servem de background para frases e textos carregados de encorajamento motivacional. Tudo isso aliado a uma frequência diária de aproximadamente 7 postagens.

 

No dia 09, a atriz resolveu parabenizar os dois aniversariantes do dia: o ator Tom Hanks e a cidade de Boa Vista. Tudo muito bonitinho se não fosse por um detalhe.

 

A atriz (ou alguém que administra sua página), provavelmente buscou no Google uma foto da cidade utilizando apenas a palavra-chave “Boa Vista”.

 

resultados-boa-vista-Google-images

 

Resultado?

 

 

Bruna Lombardi - Timeline Photos - Google Chrome

 

 

Por infortúnio do destino (ou falta de habilidade na busca) a foto escolhida para ilustrar a publicação não representava a aniversariante cidade de Boa Vista, em Roraima, e sim o bairro da Boa Vista, no coração do Recife, cortada por rios e com o mar azul ao fundo.

 

Na legenda, Bruna escreveu “Apesar de não conhecer, sei que tem lugares lindos.” Isso pode ter justificado?

 

 

RESPOSTAS À BRUNA LOMBARDI

 

Apesar do equívoco e da grande repercussão que a publicação causou, os comentários em sua maioria não foram “ofensivos” ou negativos. Muitos alertavam a atriz sobre o erro, publicando belas imagens da cidade aniversariante e a convidando para uma visita à capital.

 

Entre as respostas, temos dois grandes destaques: A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, e a prefeitura do Recife.

 

comentários-bruna-lombardi

 

 

A prefeita Teresa, muito cordial em seu comentário, alertou para o erro da publicação e convidou a atriz para uma visita à cidade.

A Prefeitura do Recife aproveitou a oportunidade e também a convidou para fazer uma visita à cidade que a “encantou por foto”.

 

 

O QUE PODEMOS APRENDER COM O ERRO DA BRUNA LOMBARDI?

 

-Pertinência ao tema

Não estou querendo tirar a importância de parabenizar uma cidade como Boa Vista (que eu também não conheço, mas adoraria conhecer), mas será que a Bruna Lombardi poderia ter passado sem a publicação?

Será que era um conteúdo tão relevante para sua página ou seu público (Já que a própria atriz confessou não conhecer a cidade)?

Ou seria apenas mais uma publicação (se não tivesse a repercussão do erro)?

#polêmica

 

-Frequência de postagem e tempo de resposta

Como mencionei mais acima, a frequencia de postagem da atriz na rede social é de aproximadamente 7 por dia. Quando aconteceu o equívoco, foi preciso “esperar” mais cinco postagens para se desculpar com o público.

 

-Saber responder e se desculpar

Após perceber a confusão, apesar de não ter respondido nenhum comentário, a atriz fez uma nova publicação em que retificou o erro.

 

Bruna Lombardi - Timeline Photos - Google Chrome_5

 

 

-Estar atento ao Marketing de Oportunidade

O comentário da prefeita de Boa Vista já era algo esperado. Mas o comentário da Prefeitura do Recife foi um bom exemplo de Marketing de Oportunidade. Para ambos, é preciso salientar a importância de um bom monitoramento das redes.

 

-Saber buscar no Google e validar suas respostas

“Estamos em 2015 e ainda tem gente que não sabe buscar no Google?” Sim, aceite isso…

O fato de “não saber buscar” não é o pior. Precisamos saber validar informações. Quantos equívocos por falta de validação de informação nós já tomamos conhecimento? Muitas vezes meios de comunicação online, como portais de notícias, cometem essa falha.

Alguém ai se lembra e quando o Cid do Blog Não Salvo enganou a imprensa brasileira com a notícia do app Tubby (concorrente do Lulu)? Ou ainda quando ele confundiu a imprensa internacional com campanha fake do “Cala Boca Galvão“?

 

 

tuby-o-app-proibido

Vale a reflexão.

 

 

-A personificação das cidades

Seria o grande legado da Prefeitura de Curitiba? <3

 

Bruna Lombardi - Timeline Photos - Google Chrome_4

 

 

BÔNUS: COMENTÁRIOS

 

08dc44dd-1060-4894-85ce-4bbec9225a3a

 

Se você é desses que entra só pra ver os comentários, clica aqui! 😉