Quantas vezes você ficou em dúvida em qual produto levar e acabou optando pelo de preço mais alto? É, não é só você que está fazendo isso. Segundo um estudo recente, os brasileiros estão dando cada vez mais valor à qualidade do produto, mesmo que isso signifique que o consumidor tenha que desembolsar alguns reais a mais.

Quem constatou isso foi o serviço Comparador e a NZN Intelligence, empresa focada em mídia online. Juntos eles avaliaram o comportamento e hábitos dos consumidores brasileiros de smartphones. Entre os critérios avaliados estão os defeitos apresentados pelos aparelhos, preços e lançamentos de novos modelos.

Preço x Qualidade

Fonte: PxHere.com

Preço x Qualidade

A pesquisa mostrou que 24% dos entrevistados aproveitam oportunidades como promoções e eventos para comprar o aparelho com desconto. Mais da metade (53%) disseram que buscam ajuda e indicações de pessoas que entendem de tecnologia. Sites e blog, inclusive, são bastante acessados pelos usuários com o objetivo de coletar informações acerca dos produtos.

Um fato interessante é que 56% dos respondentes disseram escolher o produto de acordo com o melhor preço que ele é encontrado (loja física ou online). Já 25% disseram que sempre compram em lojas online independente do preço, enquanto que apenas 6,5% optam por comprar apenas nas lojas físicas.

Marcas preferidas pelos brasileiros

O levantamento também mostrou quais marcas são as preferidas dos usuários. A Samsung aparece em primeiro com 28,1% da preferência, seguida pela Apple (19%) Motorola (18,7%), Xiaomi (11,4%) e Asus (7,8%). Essas duas últimas com bastante crescimento de mercado nos últimos anos.

Embora a qualidade ainda seja o fator determinante, o preço também é levado em consideração. Para 36,3% Dos entrevistados, o smartphone ideal deve custar entre R$1.200 e R$1.999. Já 27,7% acham que R$700,00 a R$1.199 é o ideal. Para 12,1%, um aparelho que custe acima de R$3.000 mas desempenhe bem as suas funções está entre os preferidos.

E aí, amigo, você também é daqueles que prefere pagar um pouco a mais por um produto de qualidade?