Talvez você já tenha perguntado a algum amigo ou, até mesmo, feito uma pesquisa sobre este assunto. Economizar bateria de smartphones se tornou um verdadeiro desafio atualmente, principalmente para os apaixonados pelas redes sociais. A verdade é que as longas horas que os usuários utilizam seus celulares, fazem com que as baterias descarreguem mais rápido. A Google aproveitou o assunto para dar dicas sobre este assunto e ajudar aos que querem fazer a bateria durar mais tempo.

Andar com o carregador do celular na bolsa já não é mais uma prática eventual. O acessório agora é item “obrigatório” e, quando esquecido, deixam as pessoas agitadas e à procura de algum emprestado. Sentar perto de tomadas, mesmo quando o aparelho ainda tem bateria, também já é uma prática recorrente. Os 100% de bateria no celular é sinônimo de felicidade. \o/

Pessoas segurando smartphone
Fonte: Lisa Fotios / Pexels.com

Dicas da Google para economizar a bateria do seu smartphone

A Google deu uma série de dicas sobre como aumentar a durabilidade da bateria dos smartphones, em um evento realizado para desenvolvedores de aplicativos nos últimos dias. A empresa informou que, antes de tudo, é necessário melhorar a eficiência energética de aplicativos para Android.

Sobre esse assunto, a Google recomendou evitar fundos brancos, pois é a cor que mais consome a energia na tela Amoled (Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos), tecnologia utilizada pelos apps para iluminar a tela através de uma ativação elétrica.

Por conta disso, inclusive, a empresa já está implantando o modo noturno em aplicativos como a Google Notícias e o YouTube. As cores azul, verde e vermelho aparecem em segundo plano como as que mais consomem a bateria do celular e, quando possível, também devem ser evitadas.

O preto, cor neutra e bastante utilizada, consome até sete vezes menos energia se comparado às cores citadas anteriormente.

Mulher com smartphone
Fonte: bruno mars / Pexels.com

Outras formas de economizar a bateria do seu smartphone

Além dessas revelações da Google, que certamente irão influenciar os desenvolvedores na hora em que estiverem planejando novos aplicativos, há técnicas que podem ser feitas pelo próprio usuário, como desligar o Wi-Fi e o Bluetooth quando não estiverem sendo utilizados.

O GPS também deve ser ligado apenas quando precisar ser usado. Desative atualizações automáticas e desligue o sensor de movimento do smartphone. E aquelas notificações que normalmente não são interessantes para você, podem ser desativadas. Sua bateria agradece e você também!

E você? Sabia que as cores dos aplicativos influenciam na economia da bateria do seu celular?

Posts Relacionados