Com o objetivo de dar mais segurança para o usuário, foi lançada recentemente a chave de segurança do Google. O dispositivo foi batizado de Titan, e vai poder ser utilizado via Bluetooth ou USB. O interessante é que a mesma proposta já é oferecida por um produto fabricado na Suécia, sendo compatível até mesmo em gadgets do Google.

Muitas pessoas até já usam algum serviço para memorização de senha online ou em aplicativos. Entretanto, a nova proposta é resgatar o fator físico, com um hardware que dificulte o acesso a informações pessoais do usuário. E o novo aparelho se propõe a isso, já que ele funciona através de uma conexão direta ao computador.

Chave de segurança do Google

Como anunciado pelo Google, o Titan vai funcionar de duas maneiras. A com conexão USB deve ser integrada ao computador do usuário. Já a bluetooth não precisa ser plugado, e pode operar até seis meses sem recarga de bateria.

Segundo a CNET, que disponibiliza o review de diversos produtos, a nova chave de segurança do Google deve custar entre 20 e 25 dólares (algo em torno de 80 a 100 reais). Entretanto, a empresa já sinalizou que está desenvolvendo uma maneira para baratear o item, com o objetivo de deixá-lo em torno de 10 dólares.

chave de segurança do Google

Segurança na internet

O produto visa dar mais segurança ao usuário ao utilizar a internet. Como falamos anteriormente, uma empresa sueca, a Yubico, já fabrica uma chave própria de segurança com forte protocolo de autenticação. Esse item já é utilizado em mais de 140 países, segundo a própria Yubico, incluindo as principais empresas de internet do mundo.

O lançamento do Google mostra uma preocupação recorrente relacionada à ataques cibernéticos. Nos últimos anos é crescente o número de roubos de dados pessoais, prejudicando não só os usuários da internet, como também das empresas que dependem desse ambiente para operar.

E aí, amigo, você concorda que a internet está cada vez mais perigosa?

Posts Relacionados