A cada dia que passa a sociedade está mais conectada na internet. E isso pode ser um risco quando o usuário não está habituado aos procedimentos digitais. Esse é um problema que pretende ser resolvido pela biblioteca digital do Facebook. O novo projeto da rede social visa educar os novos habitantes do mundo virtual.

O lançamento foi anunciado no site oficial do Facebook, e foi chamada de “biblioteca de alfabetização digital”. O conjunto de lições tem o objetivo de fazer o novo usuário pensar bem antes de compartilhar algo na internet. Assim como foi divulgado no comunicado, atualmente há mais de 830 milhões de jovens online ao redor do mundo, o que pode ser um risco para esse público.

página do facebook no navegador da internet

Como funciona a biblioteca digital do Facebook

A proposta é que a ferramenta seja utilizada por profissionais responsáveis pela educação de jovens entre 11 e 18 anos de idade. As lições foram elaboradas em parceria com a Youth and Media, após mais de dez anos de pesquisas. O material é composto por videoaulas que podem ser baixadas gratuitamente.

Entre os temas escolhidos a serem abordados, estão: exploração de identidade, segurança e engajamento da comunidade, comportamento positivo, privacidade e reputação. Há um total de 18 lições que podem ser baixadas, entretanto, apenas em inglês. A intenção é adicionar mais 45 línguas a fim de facilitar o entendimento do público.

Jovem estudando no computador

Aulas interativas

Todas as aulas foram elaboradas para serem interativas, com o intuito de atrair a atenção do público, que muitas vezes não se interessa por esse tipo de assunto. A possibilidade dos vídeos serem reproduzidos em casa também foi pensado para aumentar o engajamento com o novo projeto.

A medida se torna bastante interessante, tendo em vista que o aumento de usuários jovens pode ser considerado um risco para a segurança deles. O ambiente virtual cada vez mais tem se tornado propício para fraudes e roubos de informações pessoais. Por isso é preciso educar bem aqueles que não sabem os riscos que a internet oferece.

E aí, amigo, o que você achou do novo projeto do Facebook?

Posts Relacionados