Muitas organizações ainda não valorizam o setor de RH, mas uma pesquisa recente apontou que investir em recursos humanos melhora resultados das empresas. O levantamento foi realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Os dado foram coletados após uma avaliação com mais de 1.900 empresas de todo o país e dos mais variados segmentos. Do total, 30% eram microempresas, 45% pequenas empresas, 23% médias e 12% grandes. Com essa diversidade foi possível fazer uma análise mais precisa.

equipe comemorando

Investir em pessoas dá resultado

A pesquisa mostrou que quando há investimento nos talentos das empresas, em todos os níveis hierárquicos, os resultados positivos são claros. Entre as ações realizadas por essas organizações, estão: a alta liderança da empresa patrocina a gestão de talentos, a liderança já exerce a gestão de talentos, o engajamento dos talentos em projetos e em seu autodesenvolvimento, a identificação de talentos e a prática permanente do feedback.

Vinicius Lages, presidente do Sebrae, revelou que as pequenas empresas sabem como a gestão de talentos é importante para os resultados organizacionais. Uma prática comum nessas organizações é o engajamento desses profissionais nos projetos de autodesenvolvimento.

funcionários dentro da empresa

Grandes e médias empresas estão à frente

O estudo apontou que essa prática é mais frequente nas grandes e médias empresas, já que 44% delas investem na capacitação dos colaboradores. Já nas pequenas e micro empresas isso ocorre 2,5 vezes menos.

Entretanto, esse movimento ainda tem muito o que crescer na cultura corporativa das organizações. Isso porque 72% das empresas ainda não implementaram a gestão de talentos nos cargos de liderança. Em relação à política de feedback, apenas 30% põe isso em prática.

E aí, amigo, você acha que investir nos recursos humanos pode melhorar os resultados das empresas?

Posts Relacionados