Hoje quero compartilhar 03 lições que podem mudar o rumo dos seus negócios.

 

No último fim de semana, participei da Fórmula de Lançamento ao vivo, evento organizado pelo meu mentor Erico Rocha. Esse é o maior (e melhor) evento de Empreendedorismo Digital do Brasil, com 2502 pessoas.

 

 

formula de lancamento

 

Desde que participei da primeira edição, em 2013, ele tornou-se obrigatório na minha agenda anual de eventos, junto com o Afiliados Brasil e o Elevation Summit. É o tipo de evento ideal para empresários, empreendedores digitais e profissionais que querem dar um passo adiante rumo ao sucesso na Internet.

 

E como sei que nem todos conseguem participar, decidi compartilhar 03 das principais lições que o evento me passou. São insights que fizeram muito sentido no momento em que estou, com negócios digitais bem sucedidos na captação de clientes e dando novos passos.

 

 

Lição 1 – Zere seu Passado

 

Essa lição veio da palestra de Carlos Wizard Martins, bilionário brasileiro que fundou a rede de cursos de inglês que leva seu sobrenome. Ele mostrou as 7 chaves para o sucesso e a primeira é justamente essa: Zere seu passado.

 

 

Imagem: Clovis Caldas (https://www.instagram.com/cloviscaldascarvalho/)

Imagem: Clovis Caldas

 

Durante nossas vidas, passamos por várias experiências que guiam nosso comportamento futuro.
É assim que uma criança que se queima em uma panela quente aprende rapidamente que não pode tocar em uma panela que acabou de sair do fogo.

 

O problema é que muitas dessas experiências nos deixam presos ao passado e nos impedem de progredir. Se você teve uma experiência empresarial negativa no passado, analise bem o contexto e extraia aprendizado dela.

 

Depois disso, zere seu passado e não deixe que ele lhe impeça de fazer algo que pode lhe trazer bons frutos hoje e no futuro.

 

 

Lição 2 – Você pode gerar lucro, mas também gere valor

 

Essa veio da palestra de Flávio Augusto, do Geração de Valor. Ele é o mentor de vários empreendedores Brasil afora, os chamados GVs.

 

Existem 2 jogos empresariais distintos: o de gerar lucro e o de gerar valor. O lucro basicamente é a diferença entre a receita e a despesa de um negócio. Esse é bastante desejado, pois permite que os empreendedores possuam recursos para reinvestir no negócio ou para adquirir bens pra si.

 

 

Imagem: Clovis Caldas

 

O valor corresponde ao quanto a empresa vale, baseada em coisas como seus ativos (tangíveis e intangíveis) e potencial de escala. É comum que empresas que dão prejuízo sejam avaliadas de forma positiva com relação ao valor.

 

Por exemplo, o Instagram e o Whatsapp foram vendidos pelo equivalente a bilhões de reais sem nunca terem dado lucro. Eram negócios que davam prejuízo enquanto construíam uma base incrível de usuários, um importante ativo. Por conta disso, foram muito bem avaliados e adquiridos.

 

E o seu negócio, foca em gerar lucro ou valor?

 

 

Lição 3 – O elevador está logo ali

 

Várias das apresentações do evento mostraram como empreendedores digitais e empresários foram capazes de dar um passo adiante em seus negócios.

 

Erico Rocha, por exemplo, contou de um episódio em que pagou 5 mil libras para que o francês Sebastian lhe ensinasse a fazer um simples webinário e isso mudou o faturamento de seu negócio.

 

Leandro Aguiari mostrou como uma simples pergunta pode mudar drasticamente o teor de um vídeo de depoimento, emocionando a audiência e gerando mais vendas.

 

Vários membros dos Masterminds de Érico mostraram como a simples convivência e o compartilhamento de informações com outros membros e o mentor certo multiplicaram seus faturamentos por 3x, 5x ou até 10x.

 

O interessante é que muitos desses insights não são nada de outro mundo. Temos mania de complicar e achar que o sucesso não pode vir de coisas tão simples quanto “faça um webinário”, “pergunte como o cliente de sentia” ou “faça parte de um grupo seleto de pessoas com um objetivo e comum”. E muitas vezes, o elevador que vai te levar a outro nível está logo ali…

 

Esses foram alguns dos principais insights!

 

E você, o que achou dessas lições? O que falta para seu negócio dar um passo adiante?

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