Toda empresa que vende qualquer coisa online pode se beneficiar de uma campanha de e-mail marketing bem feita. Embora o conceito de e-mail já tenha 21 anos de idade, as oportunidades para empresas de segmentação e personalização nunca foram tão boas como hoje. E dá para ignorar o poder do e-mail marketing na geração de vendas em lojas virtuais.

Sim, o e-mailing tem muito potencial – não há dúvida sobre isso – mas não é tão simples como parece. Existem várias coisas a se considerar antes de que a sua campanha tenha o impacto desejado nas suas vendas. Confira 5 dicas para aumentar vendas com campanhas de e-mail marketing:

1. Incentive resenhas com seu e-mail marketing

Pessoas que compram online não podem ver nem tocar os produtos, então é interessante analisar o que as pessoas que já compraram acharam de tais produtos. Há vários estudos feitos por universidades, agências de marketing e grandes lojas onlines sobre essa questão e todas elas chegam à mesma conclusão: comentários são excelentes para a geração de vendas.

Figleaves (uma grande loja online de roupa íntima), por exemplo, fez um experimento e notou uma diferença na taxa de conversão de 12.5% entre itens -com comentários e os que não tinham nenhum. Para os produtos que tinham mais de 20 resenhas, a diferença saltava para 83%.

Você pode usar essa informação e aplicar isso às suas campanhas de e-mail marketing – sempre inclua no seu desenho alguma caixa ou lugar que chame a atenção dos clientes que já compraram para que deixem a sua opinião. Você não só vai estar encorajando suas vendas, mas também trabalhando no seu relacionamento com clientes atuais – mostrando que você se importa com o que eles pensam.

2. Faça testes A/B nas campanhas de e-mail marketing

Antes de enviar a sua campanha de e-mail marketing a todos os contatos na sua lista, faça dois e-mails que tenham diferenças relevantes, e os envie a uma parte de seus contatos. Isso pode fazer uma diferença enorme, porque permite que você veja claramente o que funciona e o que não funciona com o seu público.

como encorajar vendas email marketing

Tome por exemplo as campanhas feitas durante o processo de eleição do Barack Obama. Uma versão da campanha gerou por volta dos 403.000 dólares. A segunda versão gerou mais de 2 milhões. Muito melhor, não?

O sucesso da sua campanha de e-mail marketing depende muito da sua habilidade de identificar as preferências dos seus contatos. Um teste A/B ajuda a não desperdiçar tempo e esforço, focando no que realmente tem impacto. Mas inclusive chegar a fazer um teste como esse depende de dividir seus contatos em grupos mais pequenos, o que nos leva à próxima dica.

3. Segmentação e personalização

Tudo vai depender disso. Você precisa segmentar a sua lista de acordo com as características dos seus contatos. Essa é a hora de usar tudo o que você sabe sobre seus contatos, e colocar isso em prática. A segmentação pode ser com dados demográficos (idade, nacionalidade, sexo, etc) ou coisas mais abstratas e relacionadas com sua personalidade (dono gatos ou cachorros, faz esporte, vegetarianos ou carnívoros).

A razão pela qual a segmentação é vital é a necessidade de personalizar a sua campanha de e-mail marketing de acordo com os destinatários. Não adianta você enviar uma campanha incrível de venda de comida de gatos para pessoas que têm cachorros! O assunto, o design, os produtos mostrados, a escolha de palavras… tudo vai depender da segmentação.

4. O design é chave para do e-mail marketing

Ter uma campanha que seja bem desenhada é crucial para qualquer tipo de marketing. O design apropriado para a sua campanha vai depender de para quem ela está girada (de novo, segmentação!).

como encorajar vendas email marketing 01

Colocar ênfase em coisas como um produto que está em promoção, ou um novo acontecimento que é de interesse geral, pode fazer toda a diferença. Uma campanha de e-mailing que tenha uma boa identidade visual e agrade seus destinatários sempre terá melhor desempenho que um e-mail contendo poluição visual no qual não está claro que elemento tem mais importância.

Outra questão é a necessidade de ter uma campanha responsiva. Todos sabemos que hoje o computador não é mais a única opção na hora de usar a internet – de fato, os smartphones são os dispositivos mais usados para ler e-mails depois de computadores. Por isso, é muito importante ter um design que se adapte a vários dispositivos – se um e-mail não pode ser lido corretamente em um celular, provavelmente será aberto e logo descartado.

5. Recompense clientes leais na sua campanha de e-mail marketing

Em lojas virtuais, sempre existe certo número de clientes que voltam e compram com frequência. Na hora de fazer a sua campanha de e-mail marketing, elabore um modelo de mensagem separado para clientes assim.

Howard Storage World, uma loja virtual australiana, organizou seus clientes de acordo com o nível de lealdade: quanto mais tempo eles forem clientes leais, quanto mais eles gastassem, melhor a recompensa. A loja construiu um modelo de 5 níveis de lealdade. O programa teve muito sucesso, aumentando as vendas da empresa em 250.000 dólares a curto prazo.

Isso deveria servir de lição para empreendedores pelo mundo todo: as pessoas gostam de se sentir reconhecidas. Afinal, esses clientes são a grande origem de todas as suas vendas, e é no seu melhor interesse que eles tenham um bom relacionamento com a sua marca. Além disso, quem não adora uma pechincha?

E aí, amigo, pronto para implementar essas dicas e começar gerar mais vendas através das suas campanhas de e-mail marketing?