Toda empresa que vende qualquer coisa online pode se beneficiar de uma campanha de e-mail marketing bem feita. Embora o conceito de e-mail já tenha 21 anos de idade, as oportunidades para empresas de segmentação e personalização nunca foram tão boas como hoje. E dá para ignorar o poder do e-mail marketing na geração de vendas em lojas virtuais.

Sim, o e-mailing tem muito potencial – não há dúvida sobre isso – mas não é tão simples como parece. Existem várias coisas a se considerar antes de que a sua campanha tenha o impacto desejado nas suas vendas. Confira 5 dicas para aumentar vendas com campanhas de e-mail marketing:

1. Incentive resenhas com seu e-mail marketing

Pessoas que compram online não podem ver nem tocar os produtos, então é interessante analisar o que as pessoas que já compraram acharam de tais produtos. Há vários estudos feitos por universidades, agências de marketing e grandes lojas onlines sobre essa questão e todas elas chegam à mesma conclusão: comentários são excelentes para a geração de vendas.

Figleaves (uma grande loja online de roupa íntima), por exemplo, fez um experimento e notou uma diferença na taxa de conversão de 12.5% entre itens -com comentários e os que não tinham nenhum. Para os produtos que tinham mais de 20 resenhas, a diferença saltava para 83%.

Você pode usar essa informação e aplicar isso às suas campanhas de e-mail marketing – sempre inclua no seu desenho alguma caixa ou lugar que chame a atenção dos clientes que já compraram para que deixem a sua opinião. Você não só vai estar encorajando suas vendas, mas também trabalhando no seu relacionamento com clientes atuais – mostrando que você se importa com o que eles pensam.

2. Faça testes A/B nas campanhas de e-mail marketing

Antes de enviar a sua campanha de e-mail marketing a todos os contatos na sua lista, faça dois e-mails que tenham diferenças relevantes, e os envie a uma parte de seus contatos. Isso pode fazer uma diferença enorme, porque permite que você veja claramente o que funciona e o que não funciona com o seu público.

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Tome por exemplo as campanhas feitas durante o processo de eleição do Barack Obama. Uma versão da campanha gerou por volta dos 403.000 dólares. A segunda versão gerou mais de 2 milhões. Muito melhor, não?

O sucesso da sua campanha de e-mail marketing depende muito da sua habilidade de identificar as preferências dos seus contatos. Um teste A/B ajuda a não desperdiçar tempo e esforço, focando no que realmente tem impacto. Mas inclusive chegar a fazer um teste como esse depende de dividir seus contatos em grupos mais pequenos, o que nos leva à próxima dica.

3. Segmentação e personalização

Tudo vai depender disso. Você precisa segmentar a sua lista de acordo com as características dos seus contatos. Essa é a hora de usar tudo o que você sabe sobre seus contatos, e colocar isso em prática. A segmentação pode ser com dados demográficos (idade, nacionalidade, sexo, etc) ou coisas mais abstratas e relacionadas com sua personalidade (dono gatos ou cachorros, faz esporte, vegetarianos ou carnívoros).

A razão pela qual a segmentação é vital é a necessidade de personalizar a sua campanha de e-mail marketing de acordo com os destinatários. Não adianta você enviar uma campanha incrível de venda de comida de gatos para pessoas que têm cachorros! O assunto, o design, os produtos mostrados, a escolha de palavras… tudo vai depender da segmentação.

4. O design é chave para do e-mail marketing

Ter uma campanha que seja bem desenhada é crucial para qualquer tipo de marketing. O design apropriado para a sua campanha vai depender de para quem ela está girada (de novo, segmentação!).

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Colocar ênfase em coisas como um produto que está em promoção, ou um novo acontecimento que é de interesse geral, pode fazer toda a diferença. Uma campanha de e-mailing que tenha uma boa identidade visual e agrade seus destinatários sempre terá melhor desempenho que um e-mail contendo poluição visual no qual não está claro que elemento tem mais importância.

Outra questão é a necessidade de ter uma campanha responsiva. Todos sabemos que hoje o computador não é mais a única opção na hora de usar a internet – de fato, os smartphones são os dispositivos mais usados para ler e-mails depois de computadores. Por isso, é muito importante ter um design que se adapte a vários dispositivos – se um e-mail não pode ser lido corretamente em um celular, provavelmente será aberto e logo descartado.

5. Recompense clientes leais na sua campanha de e-mail marketing

Em lojas virtuais, sempre existe certo número de clientes que voltam e compram com frequência. Na hora de fazer a sua campanha de e-mail marketing, elabore um modelo de mensagem separado para clientes assim.

Howard Storage World, uma loja virtual australiana, organizou seus clientes de acordo com o nível de lealdade: quanto mais tempo eles forem clientes leais, quanto mais eles gastassem, melhor a recompensa. A loja construiu um modelo de 5 níveis de lealdade. O programa teve muito sucesso, aumentando as vendas da empresa em 250.000 dólares a curto prazo.

Isso deveria servir de lição para empreendedores pelo mundo todo: as pessoas gostam de se sentir reconhecidas. Afinal, esses clientes são a grande origem de todas as suas vendas, e é no seu melhor interesse que eles tenham um bom relacionamento com a sua marca. Além disso, quem não adora uma pechincha?

E aí, amigo, pronto para implementar essas dicas e começar gerar mais vendas através das suas campanhas de e-mail marketing?

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