As mídias sociais existem tecnicamente há 40 anos, mas só após o lançamento e a popularização do Facebook, Twitter e outras redes sociais, que as empresas começaram a utilizar as mídias sociais como uma poderosa ferramenta de marketing. Antes, a marca era focada na mídia impressa, anúncios em massa e boletins (e-mail e folhetos). Agora, as empresas têm outra maneira de se conectar com seus consumidores, fazendo uso das mídias sociais, que antes eram usadas apenas para fins de manter contato com amigos e familiares.

Atualmente, essas plataformas são usadas como canais para se inteirar sobre as últimas notícias, receber ofertas promocionais das principais marcas, encontrar emprego, vender produtos usados ​​e muito mais. É aqui que entra a marca nas mídias sociais.

A marca nas mídias sociais tem como objetivo garantir que seu negócio exista em várias plataformas de maneira consistente e eficaz.

Quer saber como ter uma marca forte que se tornará a primeira a ser lembrada na cabeça dos seus clientes? Então aproveite essas dicas logo abaixo!

Use seu logotipo em todas as mídias sociais

O logotipo da sua empresa desempenha um papel importante da identidade da sua marca. Portanto, você deve utilizar essa marca no maior número possível de plataformas de mídia social. Você precisa usar seu logotipo em todas as suas contas de mídia social. Você também pode usá-lo como uma imagem de banner, para sua publicidade digital nas mídias sociais etc.

A marca é mais do que um logotipo ou conjunto de cores, e muito mais que uma foto de capa. Uma marca é como você faz seus clientes se sentirem, e é criada adotando uma abordagem consistente em todas as interações que eles têm com sua marca

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Paleta de cores e imagens de qualidade para sua marca nas mídias sociais

As cores, fontes e ícone devem ser os mesmos em todos os lugares. No entanto, nada impede que você altere levemente o design para ficar alinhado com certos eventos, como feriados, eventos da empresa, assuntos atuais etc. Porém, quando começar a promover sua marca com o logotipo nos canais de mídia social, ela deve ser consistente.

Lembre-se de que as cores falam sua própria língua e também nos afetam emocionalmente. Qualquer que seja a sua escolha, o mais importante é garantir que seus perfis tenham um segmento comum que as pessoas reconhecerão como sua marca.

As imagens que você usar devem ser em alta qualidade e alta resolução. Essa é uma das formas de elevar a sua marca. Quando você usa imagens de baixa qualidade no seu site e nas contas de mídia social, passa a ideia de pouco profissionalismo.

Crie fotos e vídeos que tenham em mente as opções estéticas e de cores da sua marca. As postagens devem fluir perfeitamente entre si.

Tenha presença relevante e frequente da sua marca nas mídias sociais

Sua estratégia de marca deve ser analisada e atualizada trimestralmente. Seu público-alvo anseia por novos conteúdos, e sua marca deve evoluir ao lado disso, especialmente nas mídias sociais. Marcar a presença na mídia social leva tempo e seu planejamento de postagem precisará de consistência, visão de futuro e foco para implementar.

Você não pode se dar ao luxo de ser inativo e inconsistente ao postar novos conteúdos em seus perfis de mídia social, pois isso gradualmente tornará sua marca menos visível para seus clientes.

Com a base de clientes da empresa, mapeie as diferentes redes de mídia social que você usa. Examine os dados demográficos diferentes da sua rede ou configure consultas de escuta se precisar conhecer seu público. Isso ajudará a restringir suas ideias de conteúdo e talvez até ajustar sua voz.

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Estabeleça a voz e o tom da sua marca

Os perfis de mídia social de empresas tendem a ter personalidade. Você já pode ter uma voz de marca estabelecida para seus outros focos de marketing. É altamente recomendável estender isso para as mídias sociais e cultivar uma abordagem específica por plataforma social.

Um guia de voz e tom deve incluir detalhes como personalidade da marca, frases de efeito da empresa, traços de personalidade e vocabulário. Os menores detalhes, ajudarão a manter sua escrita consistente. Se você tem várias pessoas gerenciando suas contas, ter um guia de referência mantém sua equipe alinhada, para que não pareça que sua empresa está escrevendo sob perspectivas diferentes. Verifique se sua equipe, incluindo o suporte ao cliente, está escrevendo novas postagens com este guia de voz e tom.

Crie várias contas diferentes para sua marca nas mídias sociais

Se seu negócio é grande o suficiente ou possui um conjunto diversificado de produtos e serviços, ter contas para públicos diferentes possibilita exibir conteúdo relevante para cada segmento. Uma das diferentes maneiras de se abordar é, por exemplo, ter contas separadas de marketing e atendimento ao cliente para aqueles produtos ou serviços que recebem um grande número de consultas.

A marca não se limita mais a logotipos e cores. É sobre sua voz, suas imagens e até seu público-alvo. Por ser mais qualitativa, pode tornar um pouco complicado medir seu sucesso.

A marca nas mídias sociais pode não parecer uma tarefa importante para todos os negócios modernos. No entanto, subestimar sua importância também pode ser uma das maiores razões por trás do fracasso dos esforços de marketing de uma empresa no setor competitivo de hoje. Por isso, é fortemente recomendado que pequenas e grandes empresas trabalhem no sentido de criar identidades poderosas em várias plataformas de mídia social.