O abandono de carrinho é uma das maiores preocupações de e-commerces. Não é raro ver nas métricas das lojas digitais que muitos usuários entram nos sites, escolhem um produto, mas ao invés de finalizar a compra, abandonam a loja. Por essa razão muitas empresas procuram alternativas de aumentar a taxa de conversão.

Pesquisas indicam que o valor médio da conversão nas lojas virtuais é de aproximadamente 1,5%, entretanto, a taxa de abandono chega a ser de 70% dependendo do setor. Esse assunto foi um dos temas debatidos na Conferência E-Commerce Brasil Minas, que ocorreu nos dias 20 e 21 de fevereiro.

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Debate sobre e-commerce

Para Phylipe Schad, gerente de e-commerce da Loja Brazil, pensar na jornada do consumidor é fundamental para melhorar tanto a taxa de conversão como a de abandono dos carrinhos. Ele ainda revelou que é preciso conhecer bem o público-alvo, pois isso ajuda na hora de estabelecer um relacionamento através das estratégias de marketing.

Outra preocupação que as lojas digitais estão apresentando nos últimos anos é o bloqueio da compra pelos sistemas de fraude das operadoras de cartão de crédito. Em um caso real citado na conferência, foi mostrado que apenas em dezembro de 2017 um e-commerce deixou de faturar R$ 700 mil por recusa de pagamento.

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Soluções para as lojas virtuais

No caso de eventuais bloqueios por parte das empresas de cartão de crédito, uma simples ligação poderia resolver qualquer tipo de problema. Na maioria das vezes o cliente insiste em finalizar a compra e ao não obter êxito, desiste e abandona o carrinho. Por isso é necessário que as lojas saibam como resolver os possíveis problemas na jornada de compra, para dar uma resposta ao consumidor e garantir uma melhor experiência.

Schad ainda comentou sobre a jornada do consumidor. Segundo ele, todo processo de compra não é feito de forma linear, e cabe ao lojista saber como impactar o cliente em cada etapa da maneira correta. Sabendo o que o público quer e o que causa incômodo, é possível agir e aumentar a probabilidade de venda.

E aí, amigo, qual a melhor maneira para aumentar a taxa de conversão dos e-commerces?