Nos últimos meses o Brasil tem apresentado números que indicam uma lenta mas importante recuperação econômica. Por essa razão, os comerciantes estão otimistas para as vendas do último bimestre de 2017, com um faturamento superior ao de 2016. Em razão dessa perspectiva, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) fez uma pesquisa para analisar o cenário atual do comércio brasileiro.

O levantamento foi feito com a participação de empresários do setor de varejo de todas as capitais brasileiras. De modo geral, foi percebido que as vendas nos últimos meses de 2017 serão 39% superiores se comparado ao mesmo período do ano passado. Esse número é 16% maior em relação à mesma pesquisa feita em 2016.

comerciantes otimistas vendas ultimo bimestre

Expectativa para o fim de ano

O estudo mostrou que os comerciantes estão otimistas para o fim de ano. Para 22%, as vendas serão piores do que o ano passado, 10% a menos que o ano anterior. Já um terço dos entrevistados espera que as vendas não sofram grandes mudanças nesse último bimestre, mesmo que o cenário econômico do país esteja mais favorável ao consumo.

Em relação ao faturamento, a expectativa também é boa, pois é esperado que ele seja até 1% maior que o mesmo período de 2016. Daqueles que esperam contratar mão de obra específica para suprir as necessidades da época, 35% revelaram que a pretensão é a contratação de mão de obra informal.

comerciantes otimistas vendas ultimo bimestre 01

Análise dos especialistas

Segundo Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, o nível de desemprego ocasiona em uma recuperação econômica mais lenta que o desejado, mas os números indicam uma boa perspectiva para o setor. Em relação a vagas de emprego, é esperada a criação de 32 mil vagas apenas no último trimestre.

Em relação aos empresários que esperam contratar novos colaboradores, 54% revelaram que fizeram isso já em outubro, 21% vão fazer em novembro e 17% vão deixar para recrutar apenas em dezembro. Entre os cargos com mais vagas estão vendedores, balconistas e ajudantes de estoque, que juntos representam 81% das vagas de emprego.

E você amigo, o que espera do seu negócio nesse fim de ano?

Posts Relacionados