Muitas pessoas quando fazem uma busca na internet evitam clicar no primeiro resultado que aparece, pois aquele espaço geralmente é preenchido por algum conteúdo patrocinado. Sabendo que aquele link pode não dar a resposta que o usuário espera, a alternativa é ir atrás dos resultados orgânicos, pois segundo eles, é lá que estão os conteúdos mais confiáveis.

Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Conversion, empresa especialista em pesquisa na internet. A agência realizou um estudo com 707 brasileiros, com o intuito de descobrir em qual resultado o público mais confia, sendo eles orgânicos ou patrocinados. E como já era esperado pela empresa, os links pagos agradam menos.

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Resultado da pesquisa

O resultado da pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados (47,7%) não tem preferência entre os resultados, pois eles podem acabar clicando tanto no patrocinado como no orgânico. Já para 33,6% dos participantes, os links orgânicos são mais confiáveis, enquanto que para 19% o resultado patrocinado é o mais relevante.

A margem de erro da pesquisa é de 3%, valor que não interfere tanto nos resultados mais gerais. Para Diego Ivo, CEO da Conversion, por mais que as pessoas confiem mais na busca não patrocinada, é fundamental que as empresas estejam presentes nos dois ambientes, através de um conteúdo que se complete.

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Diferença de confiabilidade entre homens e mulheres

Um dado interessante do levantamento mostrou a diferença de confiabilidade entre homens e mulheres. Enquanto que 38,9% dos homens confiam mais em resultados orgânicos, o número cai para aproximadamente 29% para as mulheres. A diferença também é obervada em relação a confiança nos links publicitários, pois apenas 14% dos homens confiam nesse conteúdo, enquanto que o resultado no grupo das mulheres foi de aproximadamente 22%.

Quanto à idade, foi constatado que quanto mais velha for a pessoa, menor a chance dela confiar em algum anúncio publicitário. Sendo assim, a pesquisa mostrou que os jovens entre 18 e 24 anos são os mais propensos a clicarem em resultados de anúncios publicitários, e que o grupo entre 25 e 34 é o que apresentou níveis de confiança fora do padrão.

E aí, amigo, você confia mais nos resultados orgânicos ou patrocinados?