Uma tendência no ramo do varejo tem começado a apresentar bons resultados no faturamento das empresas. A criação de aplicativos para web mobile, fato que já tem representado até 44% das vendas online através de dispositivos móveis. A Magazine Luiza, por exemplo, já é considerada um case de sucesso nacional, pois o crescimento da empresa é consequência dos investimentos nesse tipo de tecnologia.

Isso foi o que revelou uma pesquisa recente da Criteo, uma das principais empresas de marketing para e-commerce. O estudo foi denominado “Análise do E-commerce no Mundo” e buscou analisar o comportamento em compras cross-device (quando o consumidor olha um produto em um dispositivo mas finaliza a compra em outro) no terceiro trimestre de 2017.

pesquisa mobile vendas online varejo

Compras na internet

Não só as empresas vêm percebendo isso, mas os estudos recentes também mostram que o consumidor cada vez mais está habituado a comprar pela internet. O levantamento da Criteo mostrou que as compras por aplicativo já chegam a 16%, e através do mobile esse número sobe para 28%.

Isso quer dizer que o desktop ainda é a ferramenta preferida para o consumidor finalizar a comprar. Mas a mesma pesquisa mostrou que 16% dessas transações são precedidas da navegação através de um dispositivo móvel. Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil, disse que é fundamental que as empresas saibam se adaptar ao comportamento do consumidor.

pesquisa mobile vendas online varejo 01

A tendência das vendas mobile

De julho a agosto de 2017 foi verificado um aumento de 51% nas vendas através de celulares, desconsiderando as transações através de aplicativos. Entretanto, dois dispositivos apresentaram queda, entre eles o desktop, que diminuiu em 12%, e o tablet, com uma queda de 38%.

Analisando apenas as compras finalizadas no ambiente móvel, as categorias que apresentaram o maior número de vendas foram: Cultura/Mídia (35,4%), Grandes Redes Varejistas (35%), Saúde/Beleza (34,7%), Fashion/Luxo (32,6%), Produtos para o lar (22,9%), Computação/Tecnologia (22,8%).

E aí, amigos, sua empresa investe em vendas através de web mobile e aplicativos?

Posts Relacionados