Estão ocorrendo muitas mudanças na maneira em que o público se comporta diante dos conteúdos nas redes sociais. Além disso, o algoritmo do Facebook está priorizando o aparecimento de vídeos no feed dos usuários. Com isso, muitos sites de notícias e entretenimento estão sendo praticamente obrigados a mudarem suas estratégias e investirem mais na produção de vídeos do que em textos e imagens para redes sociais. Nós já falamos sobre isso aqui há um tempo atrás.

Se a sua empresa está ligada ao ramo de alimentação, nós temos uma ótima notícia para você. De acordo com uma pesquisa da Buzzsumo, os usuários da rede social de Mark Zuckerberg gostam e dão muito mais atenção a vídeos de comida ou moda.

videos comida moda facebook

A comida domina o Facebook

Depois de examinar 100 milhões de vídeos do Facebook, a Buzzsumo determinou que vídeos de alimentos é o tipo mais popular, com mais do dobro das interações da categoria que vem logo em seguida na lista das mais vistas: moda e beleza. Logo após, temos vídeos de animais (animais de estimação), bricolagem, humor, jogos e tecnologia e em 12º lugar, está a política.

Se você ainda não tinha ideia de como os vídeos com comida faziam tanto sucesso, só para você ter uma ideia, o Buzzfeed’s Tasty, o rei da cozinha e dos vídeos de receitas, rotineiramente cria milhares de visualizações em vídeos únicos: um vídeo sobre cheeseburgers chamado “Sliders 4 Ways” marcou 194 milhões de visualizações, por exemplo.

Planejamento é tudo

A não ser que o seu negócio seja voltado ao ramo de alimentação, não tente forçar a adição de vídeos do tipo na sua estratégia só porque eles fazem sucesso. Há outras formas de impactar o seu público. As pessoas gostam de compartilhar coisas legais, interativas e que elas se sintam identificadas.

Além disso, o comprimento do vídeo é de extrema importância, o tamanho ideal é cerca de 60 a 90 segundos. Outros tipos de vídeos além dos sobre comida, moda e humor, podem se encaixar perfeitamente nesse tempo. Você precisa estudar muito bem a sua empresa, o seu público e a plataforma que pretende utilizar.

E aí, amigo, você que trabalha com alimentação, costuma utilizar bastante vídeos na página do seu negócio? Conta pra gente.