Há alguns anos o Brasil está em crise e nossos governantes insistem em transmitir o discurso de que em breve tudo estará bem. Muitas empresas fecharam, amigos e familiares perderam empregos, e a perspectiva é de que as coisas demorem a melhorar.

Em contrapartida, alguns mercados apresentaram crescimento e se destacaram no cenário nacional, aproveitando o mesmo período conturbado que o país está passando. Mas para conseguir se manter lucrativo em tempos difíceis, esses ramos de mercado precisaram estudar o consumidor e as suas necessidades.

E essa é uma dificuldade para qualquer segmento que está inserido em um contexto de crise econômica. Como atingir o público se ele também está passando pela mesma crise que a empresa? Esse obstáculo deu oportunidade para que grandes e pequenas empresas focassem em mercados que em outros países já estavam consolidados, mas que no Brasil ainda eram pouco explorados.

Você tem alguma ideia do setor que apresentou crescimento nos últimos semestres? Não? Então continua lendo que eu vou te contar.

E-commerce no cenário nacional

Quem respondeu “e-commerce”, acertou. E esse ramo não se destacou por acaso. A massificação da internet e das redes sociais foi fundamental para modificar o comportamento de compra do consumidor. Quem nunca entrou em alguma plataforma online para saber o preço de um produto antes de ir ao shopping comprar pessoalmente?

Segundo o E-bit, em 2016 o setor arrecadou mais de R$19,6 bilhões de reais em 2016, superando em 5,2% o ano anterior. O número de compradores ativos, por exemplo, aumentou em 31%, mostrando que o público está a todo momento apto a fazer uma compra com auxílio da internet.

Como falamos anteriormente, um dos principais fatores que contribuíram para tal fato foi a crise. Mas como assim, a crise? Simples. O período quase que obrigou os lojistas a enxugarem os custos, e uma das formas escolhidas foi trabalhar com o e-commerce. Não só empresas consolidadas no mercado começaram a investir na maneira de vender, mas também os novos empreendedores. Mas para trabalhar da maneira certa e conseguir atrair o público para lucrar através de sites é preciso desenvolver plataformas consistentes.

Apenas criar um endereço virtual e esperar o público ir atrás do produto não é o suficiente. Tanto o site como o suporte que é dado pela hospedagem é fundamental para que o negócio tenha sucesso.

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Por que criar um e-commerce

Como vimos no início do texto, o e-commerce vem se destacando no cenário nacional mesmo em período de crise. Ele não só veio para ficar, mas também, segundo especialistas, ainda há uma maior perspectiva de crescimento. No relatório do E-bit, o CEO do Buscapé Sandoval Martins, afirmou que as compras online só tendem a aumentar, pois há uma grande facilidade na oferta de produto para os clientes, tanto de entrega quanto de preço.

Além do mais, em uma pesquisa encomendada pelo Google, a quantidade de usuários na internet vai chegar a 151 milhões de pessoas em 2021. Segundo o mesmo estudo, em 5 anos o mercado de e-commerce vai representar 9,5% do mercado brasileiro, pois vem crescendo mais de 12% ao ano.

Separamos algumas vantagens de ter uma loja virtual em comparativo com as lojas físicas. Confira:

Menor custo

Imagine que você faça bordados ou acessórios de moda. Sua produção é legal, a qualidade também, o preço é competitivo com o mercado. Mas como atingir uma maior quantidade de pessoas? Abrindo uma loja física? Caso essa tenha sido sua resposta, leve em consideração que terá o aumento de alguns custos, como aluguel, luz, internet, dentre outros.

Agora leve em consideração ter uma loja online, onde você terá apenas que pagar um valor fixo mensal para que seus produtos fiquem expostos lá para pessoas de qualquer lugar do mundo. A loja física tem a mesma capacidade? Infelizmente, não. Com um e-commerce você pode começar com um pequeno investimento e à medida que o seu negócio vai engrenando, você vai adquirindo serviços mais sofisticados.

Até para quem já tem uma loja física, a hospedagem virtual também é uma alternativa para aumentar ainda mais a demanda por produtos, pois toda mercadoria pode ser enviada através de um serviço de transporte.

Compartilhamento de estoque

Essa é uma ótima vantagem de se ter uma loja virtual em comparativo com as lojas físicas. Não é preciso inicialmente você ter um estoque paralelo para iniciar a sua operação com o e-commerce. Após algum tempo, quando o seu negócio começar a crescer, você pode fazer isso. Mas de início não é necessária essa ação.

Num primeiro momento, uma separação física simples dos tipos de produtos da loja já será o suficiente. Outra possibilidade é o trabalho com reserva de estoque. Dessa forma, você poderá gerar pedidos de reposição quando o seu estoque estiver próximo de zerar.

Maior poder de alcance e conveniência

Como citamos no item de menor custo, tendo um e-commerce, a sua marca terá a possibilidade de vender produtos para qualquer pessoa do mundo. Seu negócio não será classificado como se fosse uma “lojinha” local. Além do mais, sua loja sempre estará aberta e seu público poderá consumir os seus produtos a qualquer hora do dia, todos os dias do ano e pagar tudo online, através de ferramentas online de pagamento.

Essa conveniência é um ponto amado por todo consumidor. Com nossa rotina cada vez mais corrida, precisamos de mais praticidade na hora de comprar. Evitar filas, trânsito e estacionamento é o desejo de todo comprador.

Sua marca será elevada para outro nível. Os produtos comprados por seu público serão enviados pelas transportadores e em alguns dias estarão em suas mãos. Isso tudo sem eles precisarem se preocupar em sair de casa ou com o horário de funcionamento da sua loja. Além disso, por estar presente virtualmente e por isso ter mais facilidade de ser encontrado por seu público, a sua marca terá uma maior competitividade com outros nomes de maior peso no mercado.

Escalabilidade

Se você tem uma loja física, deve saber que mesmo tendo um volume relevante de vendas, ela possuirá um limite de vendas. Isso acontece porque qualquer negócio físico tem um número máximo de clientes que é viável atender diariamente numa mesma loja. Isso vai depender de alguns fatores, como o tamanho da sua equipe, do seu espaço físico, entre outros.

Com isso, podemos concluir que para que seja possível uma loja física crescer, é preciso que o dono do negócio abra outra unidade dela em outro local para dar conta da demanda da clientela. Esse é um problema que não é enfrentado por quem tem um e-commerce. A vantagem de se ter uma loja virtual é que ela é um espaço virtual com a capacidade de atender centenas ou até milhares de consumidores por dia.

Para que isso aconteça, basta que o varejista ajuste a demanda do seu negócio e a sua estrutura de logística para atender esse volume de consumo.

Liberdade

Uma das maiores vantagens de se ter um e-commerce é a liberdade geográfica. Você poderá gerenciar a sua loja virtual de casa, do escritório, durante uma viagem ou simplesmente quando você estiver com um tempo livre.

Conheça os hábitos de compra do seu cliente

Com uma loja virtual você poderá facilmente conhecer a fundo o perfil de compra do seu público através de relatórios. Nesses relatórios você irá identificar os produtos mais vendidos, e os mais procurados por cada tipo de cliente. Dessa forma, você identificará facilmente várias maneiras de atingir o seu público com a divulgação e criação de promoções.

Uma ótima alternativa para quem deseja montar uma loja virtual de forma extremamente descomplicada é o Simplo7, uma plataforma que permite que você crie seu e-commerce, cadastra seus produtos e comece a vender rapidamente. Abaixo irei te falar um pouco mais como funciona o Simplo7 e quais as vantagens de utilizar ele.

Como funciona o Simplo7

Para começar a utilizar é muito simples. Você se cadastra no site e pode fazer alterações no visual da página para que ela fique do jeito que você preferir. Tudo isso pode ser feito de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de um programador ou especialista para te auxiliar. Ela também já vem com algumas especificações que vão te ajudar a se destacar na busca do Google, como URL amigável. Dessa forma, você terá mais visitantes e, consequentemente, maior possibilidade de aumentar as suas vendas.

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A navegabilidade através do Simplo7 também é muito mais fácil. Com um processo simplificado de checkout, o seu cliente não vai ter dificuldade em concluir a compra. Essa experiência positiva, através do grande número de visitantes, vai gerar um aumento natural das vendas da sua loja.

Além disso, há muitas outras vantagens de utilizar a plataforma. Conheça algumas:

Tenha auxílio quando precisar

Muitos outros sites oferecem pacotes com algumas funções muito avançadas, desnecessárias para quem está iniciando no ramo, e muitas vezes isso custa muito dinheiro. Ou seja, é uma despesa que poderia ser evitada. Com o Simplo7 isso não ocorre, além de você ter todo suporte sempre que precisar.

Benefícios reais

Esse foi um dos motivos que o Simplo7 foi criado. O importante é oferecer todo suporte necessário cobrando apenas o que o cliente for utilizar.

A Simplo7 não tem planos fixos por recursos oferecidos para serem escolhidos. Cada usuário é que monta a sua loja da sua maneira e altera ela quando quiser, de forma automática, fácil e rápida. Lá, quem manda é você, sendo possível construir tudo de acordo com as suas particularidades.

Já vem com recursos instalados

Você não vai precisar contratar nenhum recurso adicional, pois todos os necessários para o desenvolvimento da atividade já vêm instalados. Você consegue, logo ao cadastrar seus produtos, escolher as características de cada um, como cores, tamanhos, texturas, voltagens, modelos, dimensões, unidades, personalizações diversas, dentre outras.

Também é possível determinar os meios de pagamentos, de entrega, entre outras funcionalidades que uma loja virtual deve ter para conseguir operar normalmente no e-commerce.

Você quem escolhe os recursos avançados

O Simplo7 configurou os recursos avançados em forma de aplicativos. No painel de administração da loja você faz a escolha e instala o aplicativo que vai usar. Isso é feito apenas quando você precisar desta funcionalidade avançada, pois como falei anteriormente, nem todos necessitam. Alguns aplicativos têm custos a serem adicionados no plano pago, mas a sua maioria é grátis e você não paga mais nada ao instalá-lo em sua página.

Com a Simplo7 você nunca fica só

Sempre que você precisar de algum suporte ou ajuda para resolver algum problema, o suporte técnico estará à sua disposição. Isso é um grande diferencial, já que nas outras plataformas apenas o serviço de hospedagem é oferecido. Outro ponto que vale ser salientado é o trabalho feito junto ao cliente. A Simplo7 oferece gratuitamente, toda quinta-feira às 14 horas, uma consultoria em grupo.

Quem ministra o encontro é o especialista e consultor em E-commerce Francisco Lemos. Elas são supervisionadas pelo sócio fundador, palestrante e especialista em e-commerce Marcio Eugênio, que foi reconhecido como o melhor profissional de E-commerce de 2016.

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Nesta consultoria ele ensina sobre diversas estratégias de e-commerce, técnicas de divulgação e marketing, gestão administrativa de negócios online e principalmente tudo o que é preciso saber para fazer os seus negócios virtuais darem certo. Ainda é possível tirar dúvidas com os melhores profissionais de e-commerce do brasil, em eventos que o Simplo7 chama de “Pós-graduação em E-commerce”. Eles preparam estes eventos com a maior dedicação possível, pois o objetivo principal é ajudar o consumidor a vender mais e melhor.

Para você ter uma ideia da importância e o quão ricas são essas consultorias, os clientes que participam dos encontros mensais têm um crescimento de 92% ao ano. Vale ou não vale a pena participar?

Investimento Necessário

O valor do plano único mensal da Simplo7 é R$ 48,75. Neste preço você recebe tudo que o seu e-commerce precisa para vender os seus produtos, e com esse investimento é possível cadastrar até 50 produtos. Caso sua loja tenha mais de 50 produtos, você pode contratar um recurso adicional que permite instantaneamente que mais artigos sejam adicionados.

O pacote intermediário custa R$ 97,50 mensais e permite que sejam cadastrados até 300 produtos. E quando a sua loja estiver funcionando a todo vapor, ainda é possível assinar outro plano, o ilimitado. Com ele você vai poder exibir quantos itens desejar, pagando apenas R$ 197,50 mensalmente. Outro diferencial do Simplo7 é que você pode cancelar o seu pacote a qualquer momento, sem multa ou saldo devedor.

Como assinar o Simplo7

Para começar a utilizar o Simplo7 e iniciar a sua loja virtual, basta clicar aqui. Ao entrar na página, basta clicar em “crie sua loja” e preencher o formulário com os seus dados. Você terá direito a fazer um teste gratuito de 7 dias todos os recursos da plataforma sem a solicitação de cartão de crédito ou pendência de pagto. Você poderá cancelar o serviço a qualquer momento.

Você também pode assinar na página abaixo: