Recentemente escrevi um post sobre a chegada dos anúncios no Instagram para anunciantes “comuns” através do painel do Power Editor, no Facebook. A notícia gerou grande expectativa por que, até então, apenas 7 agências e 20 marcas podiam anunciar na plataforma.

A novidade chegou acompanhada de outros recursos: anúncios em formato carrossel e vídeo (iguais aos do Facebook), botões com chamada para ação (CTA) e objetivos para a campanha. Na semana passada, nós do Digaí testamos o recursos e vamos compartilhar com vocês os resultados, o passo a passo para anunciar na rede, as vantagens e desvantagens. Estão prontos? 😉

 

Como anunciar no Instagram Ads? – O passo a passo…

 

Para começar, você precisa saber se o novo formato já está disponível para sua conta de anúncio. Sugiro que você abra seu Gerenciador de Negócios, selecione a conta de anúncio desejada e abra seu Power Editor. Baixe os dados mais recentes da sua conta e simule a criação de uma nova campanha. Se o recurso já estiver disponível, você ira ver a seguinte mensagem:

 

Power Editor - anúncios-no-instagram

 

Em caso positivo, vamos para o próximo passo: vincular sua conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios, para isso siga os seguintes passos: Vá ao Gerenciador de Negócios e clique em Configurações.

 

Gerenciador de Negócios - Configurações

 

Selecione “Contas do Instagram”, em seguida clique em “Reivindicar nova conta do Instagram”.

 

Gerenciador de Negócios - reivindicar conta instagram

 

Preencha o usuário e senha e em seguida selecione a conta de anúncio que vai estar vinculada à conta do Instagram. Feito! 🙂

 

Gerenciador de Negócios - configurando conta

 

Agora que você já sincronizou seu Gerenciador com sua conta do Instagram, mãos à obra: Volte ao Power Editor e comece uma nova campanha.

 

Crie uma nova campanha

 

No painel inicial do Power Editor, comece uma nova campanha. Escolha nome, Tipo de compra (Leilão ou Preço fixo), Objetivo (Cliques no site, Instalações do aplicativo móvel ou Visualizações do vídeo). 

 

Edite o Conjunto de Anúncios

 

-Defina orçamento

-Programação

-Público

-Posicionamento: É aqui que você deve escolher o Instagram. (Você pode configurar um anúncio para ser veiculado mutuamente no Facebook e Instagram também)

-Defina preço e Veiculação avançada

 

Edite os Anúncios

 

Aqui é mais do mesmo, você irá editar seus anúncios como faz da maneira tradicional, a diferença é que aqui você pode selecionar em qual conta do Instagram ele deverá ser veiculado.

 

 Revise e envie o pedido de aprovação

 

Revise seu conteúdo e envie o pedido para aprovação. Se você está acostumado a usar o Power Editor, sabe que nesse momento agora você deve subir as alterações feitas para a conta. Se não sabe, você deve fazer isso aqui:

 

 

carregar informações

 

Acompanhe resultados e publicação

 

Responda aos comentários pelo Instagram web através do link permanente da publicação. Você pode encontrá-lo no passo a passo a seguir:

 

Gerenciador de anúncios > Conta de Anúncio > Campanha > Grupo de Anúncio > Anúncio

 

Clique no anúncio e em seguida (ao lado direito), vá em “prévia do anúncio”, e logo após veja o link permanente como no exemplo abaixo:

 

 

prévia-de-anúncio

 

Vantagens  – Por que vale a pena (e quanto) investir na plataforma

 

Custo

Como contei mais acima, na semana passada testamos o formato de anúncio no Instagram e o custo da campanha valeu à pena. Conseguimos um CPC de R$ 0,02! Segundo o painel da campanha, tivemos 1.012 cliques para o site, 2.657 likes na foto e 7 comentários.

 

Concorrência

 

Por ser uma novidade que está sendo disponibilizada aos poucos para os usuários, a concorrência é relativamente pequena. Como característica, a rede tem um “consumo” de conteúdo quase que instantâneo, as pessoas estão ali para ver, curtir e interagir, o que pode ser bom. Mas de contra partida, esse também pode ser o motivo que faz com que alguns usuários tenham bastante resistência aos novos anúncios que aparecem em seu feed.

 

Segmentação

 

Algo surreal é descobrir que você pode segmentar seu público com os mesmos parâmetros oferecidos pelo Facebook. Sensacional, não é? Fico imaginando como eles conseguem esse nível de segmentação. Provavelmente eles combinam dados entre aplicativos, mesmo que você não os tenha sincronizado. Afinal, o Facebook (e o Google) sabe mais sobre você do que você imagina. Eu diria até que o Facebook consegue ser melhor em tratar esses dados que o Google, e com o Instagram, provavelmente vai conseguir chegar ainda mais longe.

 

 

Desvantagens

 

Se você já anunciou na ferramenta, pode já saber do que vou falar, senão, deixe-me contar. Todas as possibilidades que contei para vocês estão disponíveis e funcionando. O CPC é barato, mas isso não significa que seja eficiente. Observei algumas falhas que suponho que vão corrigir em um futuro breve. São elas:

 

Veracidade dos dados

 

Em minhas campanhas eu costumo usar parâmetros utm nas urls de destino para que seja possível identificar a Origem e Mídia dos acessos através do Google Analytics. Assim eu posso garantir que está tudo bem com minha campanha e com os número no painel do gerenciador. Foi exatamente ai que peguei o Intagram na “mentira”.

 

Compare os resultados:

 

Analytics:

 

Resultados-instagram-analytics

 

Painel do Gerenciador de Anúncios no Facebook/Instagram:

 

resultados

 

O Analytics registrou quase 10% do resultado que o Instagram disse entregar. Onde foi parar o resto do tráfego?

 

Necessidade de um site com suporte mobile

 

Se você está querendo anunciar no Instagram é bom se preocupar se o seu site tem uma boa visualização mobile. Já parou para pensar nisso? Pois deveria!

 

Segmentação do Facebook – Será mesmo?

 

Na hora de segmentar os seus anúncios, são oferecidos os mesmos recursos de segmentação presentes nos anúncios do Facebook. Mas não sei até onde isso é “verdade”. Após segmentar meu público, fui acompanhando o sucesso da publicação pelos likes na foto e, com trabalho de formiguinha, sei clicando em alguns perfis e pude constatar que a maioria das pessoas não eram meu público alvo.   Como a ferramenta de anúncio ainda está sendo desenvolvida, é possível que em breve a equipe responsável trate de corrigir essas pequenas falhas e garanta a entrega de anúncios, assim como no Facebook.

Vamos aguardar!

E se você quer aumentar a sua visibilidade, sua influência e, consequentemente, o seu faturamento, eu recomendo o treinamento Insta Negócios. Ele vai te ajudar a ter mais engajamento nas redes sociais e a criar conteúdo de qualidade.

Você já anunciou no Instagram? Conte nos comentários como foi a sua experiência!