Com a massificação das redes sociais, as empresas ampliaram seu leque de possibilidades de relacionamento com o cliente. Canais tradicionais como e-mail, telefone e ouvidoria começaram a ter a atenção dividia com Instagram, Facebook e algumas outras mídias. Entre todos os canais possíveis, o que mais se destacou nos últimos 5 anos foi o chat. É o que revela a pesquisa feita pela CIP – Centro de Inteligência Padrão em parceria com a OnYou (empresa de auditoria com foco no cliente).

Segundo o estudo, a utilização do chat cresceu 34% em meia década. Outros fatores que envolvem esse meio de comunicação também foram analisados. O tempo de espera do cliente, por exemplo, caiu 87%, mostrando que as próprias empresas sentiram a necessidades de proporcionar um melhor atendimento ao seu público.

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Relacionamento com o cliente

Para focar no relacionamento com o cliente, as empresas procuraram otimizar o atendimento dado ao seu público se adaptando também aos meios de comunicação. O Whatsapp foi uma das surpresas, pois foi detectado que houve um aumento de 600% na quantidade de atendimentos realizados pelo app.

Isso mostra que o consumidor está disposto a se relacionar com as empresas, basta as corporações disponibilizarem um bom serviço e evitar aquele sentimento ruim que temos ao ter que ligar para alguma operadora de telefonia, por exemplo.

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Pior canal de relacionamento

E por falar nisso, você já deve imaginar qual foi o pior canal de relacionamento apontado pelos clientes. O telefone, como já era esperado por muitos, foi o meio de comunicação que obteve os resultados mais insatisfatórios. A pesquisa mostrou que através do Fale Conosco, o número de pessoas que ficam sem receber resposta é de até 34%.

Esses valores servem para mostrar que o investimento na qualidade do relacionamento da empresa com o cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio e como o público se mostra cada vez mais engajado com as marcas.

Para você, qual o melhor meio de comunicação para se relacionar com o cliente? Comenta aqui embaixo a sua opinião.

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