Vez ou outra vemos nos noticiários alguma matéria sobre ataques virtuais, falando de invasões feitas por hackers a sistemas de grandes empresas ou entidades governamentais. Por ser uma questão de segurança, muito se tem feito para dificultar ou até evitar que esses ataques aconteçam.

Por essa razão, o Google anunciou na última semana que vai implementar uma nova ferramenta para alertar os seus usuários quando eles estiverem permitindo o acesso de suas contas a outros sites ou aplicativos. Vale lembrar que há algumas semanas atrás, Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube anunciaram se unir em prol do combate ao terrorismo na internet. O que demonstra que as grandes marcas estão realmente preocupadas com os dados dos seus usuários.

google combate phishing

Segurança na Rede

Sabe quando vamos fazer um login em algum site e aparece a opção “acessar com a conta Google”? É nesse momento que a nova funcionalidade vai atuar.

Quando o usuário tentar acessar sites que não tenham sido verificados pela equipe de segurança do Google, uma nova página vai aparecer.

Nela, vai ser mostrada uma caixa de texto onde será alertado sobre o risco de visitar uma página que possa conter algum risco.

Nesse momento, a pessoa vai decidir se prossegue na ação ou se fecha a janela. Isso foi pensado pelo Google pois um malware estava invadindo suas contas através do sistema integrado de acesso.

google combate phishing 01

Google o combate ao Phishing

Vários depoimentos de usuários relataram terem sido alvos de phishing (quando informações pessoais são roubadas), o que foi um alerta para o Google procurar uma solução.

Outra novidade que será posta em prática com o intuito de proteger ainda mais as pessoas é a revisão dos sites e aplicativos que fazem o acesso através das contas Google, pois alguns que já haviam sido conferidos serão analisados novamente para garantir uma maior confiabilidade.

E aí, amigo, você se sente seguro ao acessar sites através de integração de contas? Essa atitude do Google é uma prova de que nossos dados não estão seguros na internet?

Compartilha aí com a gente o que você acha!

Posts Relacionados