O uso de emojis já faz parte do nosso cotidiano, seja no WhatsApp, no Facebook, Instagram ou em qualquer outra rede social. Essas figurinhas que representam desde animais a expressões faciais invadiram o mundo virtual e não há mais volta. No entanto, a utilização de emojis no E-mail Marketing ainda gera dúvida.

Alguns profissionais ainda mostram uma certa resistência em utilizá-los em suas campanhas, talvez por ainda se mostrarem inseguros em como podem ser interpretados pelos clientes. E é sobre isso que vamos falar agora.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Return Path, revelou que os emojis podem ter um papel importante nas estratégias de campanhas de E-mail Marketing. O estudo “Emoji use in e-mail subject lines – a monthly guide to emojis and email”, mapeou o desempenho de algumas campanhas em períodos importantes para o varejo, fazendo uma comparação entre campanhas que utilizavam emojis em suas mensagens e as que não utilizavam.

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Emojis no E-mail Marketing: Desempenho

Constatou-se por exemplo que emojis de lábios costumam ser eficientes em campanhas do Dia dos Namorados, já o uso do emoji de chave inglesa gerou resultado nas campanhas do Dia dos Pais. Porém, ao utilizar uma figura de taças de champanhe não gerou o engajamento esperado do público na campanha destinada para o Ano Novo.

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Segundo Rafael Viana, Email Strategist da Return Path, “Em uma caixa de entrada lotada, não há dúvidas de que os emojis se destacam e são um elemento importante para chamar a atenção do leitor”.

No entanto, foi constado que o uso repetido de emojis nas campanhas não gera resultados contínuos. O fator novidade vai perdendo a força no decorrer da repetição da estratégia. O que funciona uma vez, pode não funcionar novamente. O ideal é que o profissional use essa informação como base para fazer os seus próprios testes em suas campanhas. Não existe uma receita mágica, tudo é teste.

Emojis no E-mail Marketing: Dicas

Para ajudar os profissionais que desejam testar o uso de emojis no E-mail Marketing, os especialistas da Return Path deram algumas dicas:

1 – Realize testes em pequenas amostras: inicie testando enviar emojis nos e-mails para uma pequena parte do seu mailing comparando com o envio para a outra parte de uma versão tradicional sem figuras.

2 – Sem exageros: procure evitar o uso de vários emojis de uma vez e evite os que são amplamente utilizados.

3 – A imagem utilizada tem que fazer sentido com o contexto e com o seu negócio: um emoji utilizado no teste realizado pela Return Patch e que gerou resultado, não necessariamente irá gerar o mesmo resultado para você. Tenha em mente a identidade da sua marca e tenha cuidado na escolha, para que ela não seja mal interpretada pelos seus contatos.

4 – Fique atento com a qualidade de visualização do emoji: é preciso ter atenção com o uso de emojis nos e-mails. O uso de emojis desconfigurados pode acarretar em exclusões dos seus e-mails. Certifique-se que você está usando os que são suportados pelos provedores de e-mail do seu público.

5 – O destino dos e-mails: antes de tudo, procure mapear se os seus e-mails estão chegando na caixa de entrada dos seus assinantes e sendo abertos.

6 – Analise a concorrência: há uma infinidade de formas de usar emojis no E-mail Marketing, procure analisar como as outras pessoas usam, principalmente a sua concorrência, para assim se inspirar ou evitar erros.

E aí, amigo, curtiu as dicas? Você costuma usar emojis nas suas campanhas de e-mail? Conta pra gente.

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