O Google está prestes a realizar uma grande mudança, anunciada na Google I/O, conferência anual de desenvolvedores, não foi informado quando a nova ferramenta estará disponível, mas foi dito que será em breve. As buscas no Google poderão ser realizadas pela câmera de seu celular, o nome da ferramenta é Google Lens e estará disponível no Google Assistant e no Google Photos.
Parece coisa de filme, mas é real, para melhor entendimento vamos exemplificar algumas situações, o Google Lens funcionará assim:
Ao aportar a câmera do seu celular para algum estabelecimento comercial o Google Lens fornecerá informações do local, como avaliações, horários de funcionamento e comentários de usuários.
No caso de outros itens, como uma flor, a ferramenta mostrará informações sobre a planta, como sua espécie e até mesmo se há floriculturas próximas.
O Lens fará com a câmera do celular a leitura de códigos, como credenciais de uma conexão Wi-Fi, conectando o aparelho automaticamente à rede.
Integrado ao Google Assistant também será possível realizar traduções.
Além disso tudo, a ferramenta também melhorará a qualidade das fotografias, se a foto for tirada com baixas condições de luz, o Google ajustará a qualidade da imagem para que sua busca seja facilitada.
E em que toda essa mudança afetará seu marketing digital?
Primeiro, a forma de buscas será alterada drasticamente, onde o mercado deverá se adaptar, e quanto antes começar, melhor. Segundo, as pessoas sempre estão em busca de avaliações para evitar descontentamento com serviços ou produtos, sendo assim, será de extrema importância a avaliação de seu negócio na internet, pois essas informações estarão disponíveis com mais facilidade ainda, e caso sua empresa tenha avaliações negativas, consequentemente isso pode ocasionar na perda de muitos clientes.
E aí, amigo, o que achou da futura “breve” mudança nas buscas do Google com o Google Lens? Conte pra gente.