Você Tem Fracassado Na Tentativa de Gerar Vendas Online Para o Seu Negócio?

 

Do Escritório de Neucler Simões

Campinas – São Paulo

 

Prezado(a) Amigo(a) Empreendedor(a)

 

Hoje em dia não é mais nenhuma novidade que a internet tem o poder de aumentar as vendas de qualquer negócio. Os números e as pesquisas estão aí para provar. Só para você ter uma ideia, estamos caminhando para o final do primeiro semestre de 2016 e as transações comerciais de compra e vendas realizadas exclusivamente pela internet já somam na casa dos bilhões de reais.

Não importa qual seja o produto, o serviço a ser vendido; a internet tornou possível sua venda. Hoje em dia, é possível fazer uma compra através do seu dispositivo móvel. E ainda assim muitos empresários, empreendedores enfrentam dificuldades gigantescas na hora de tentarem vender seu produtos ou serviços usando a internet.

É bem provável que a dificuldade mais comum entre os empresários – e talvez essa seja a sua dificuldade também – é tentar vender todos os produtos ou serviços em um único pacote de uma única estratégia. Cada produto/serviço pode demandar ações diferentes e específicas.

Veja bem, o que quero dizer é que você pode ter uma única estratégia de vendas, mas o correto é aplicar essa estratégia para cada produto ou grupo de alguns produtos que tenham relação entre si. Fazendo isso, você estará fazendo algo que chamamos de segmentação de produtos. Assim, quando você aplicar a estratégia de vendas que você e/ou sua equipe montou, as suas chances de vendas serão muito maiores, pois a oferta de produtos chegará para as pessoas que estão interessadas nesses produtos.

Por exemplo: digamos que você atue no ramo fitness vendendo suplementos alimentares. Dentro desse grupo de suplementos alimentares existem três principais categorias de produtos. Existem produtos para quem quer emagrecer, produtos para quem quer aumentar a massa muscular, produtos para quem procura apenas manter a saúde sem nenhum esforço físico muito grande se comparado aos dois primeiros grupos que citei.

Então, você vai organizar um projeto para cada uma dessas categorias: emagrecimento, massa muscular e bem-estar. Para cada projeto, você precisa executar três etapas necessariamente na ordem em que estão escritas: TRÁFEGO, ENGAJAMENTO E CONVERSÃO. Essas são as três colunas para o sucesso.

POR QUE, MESMO EXECUTANDO ESSAS TRÊS ETAPAS, VOCÊ NÃO CONSEGUE VENDER COMO GOSTARIA?

De acordo com a lógica atual, os empreendedores compram tráfego, anunciam seus produtos, através do Google e do Facebook, atraem possíveis clientes – chamados de prospects ou prospectos – e esperam ansiosamente que a venda aconteça e o retorno sobre o investimento aconteça. Além de desejarem que faturamento e lucro sejam certos e grandes. A intenção é boa, mas…

Mas ouça o que tenho a lhe dizer. Esse não é o jeito correto de você criar uma estratégia que seja segura e escalável.

Veja bem, ficar investindo rios de dinheiros em anúncios pagos e esperar que as vendas aconteçam vai fazer de você um refém do tráfego – anúncio – pago. Se você já não está nessa situação, vai estar em breve: que é só vender se anunciar. Se não anunciar, não vende.

Então…

 

COMO CRIAR UM PROJETO EFICAZ QUE FAÇA COM QUE SUA EMPRESA REALIZE VENDAS DIARIAMENTE USANDO A INTERNET

Você percebeu que, quando eu citei o exemplo, a estratégia mais comum é anunciar e já tentar vender ou esperar que a venda aconteça?

Pois é, na verdade tem algo faltando aí e que é capaz de unir essas duas pontas que estão soltas na sua estratégia.

Para isso, você precisa transformar a pessoa que clicou no seu anúncio em seu cliente. Como? Vendendo o seu produto logo de cara? Não! Mas oferecendo uma variação do seu produto, uma versão que não seja a versão completa ainda. Porque vai ser exatamente isso que vai transformar em cliente do seu negócio a pessoa que clicar no seu anúncio; e também vai fazer com que o seu negócio cresça de maneira sólida, constante e estratégica.

Você pode montar um mix de produtos ou serviços, por exemplo, mas o primeiro objetivo é montar o ambiente necessário para você fazer a venda assim que a pessoa clicar no seu anúncio. Quando a pessoa clica no seu anúncio, ela é apenas um visitante que não te conhece, não sabe se o seu produto é bom, se vai resolver o problema dela… etc.

Entretanto, você consegue transformar essa pessoa de visitante em cliente, as coisas mudam e muito. Afinal de contas, agora ela te conhece e já comprou um produto seu. A ideia aqui é fazer com o que a pessoa receba um valor (transformação que seu produto ou serviço pode causar nas pessoas) muito maior do que o preço pelo qual ela pagou pelo seu primeiro produto.

Essa primeira venda vai fidelizar o seu cliente. Depois você pode oferecer um produto ou serviço melhor e mais completo do que aquele que ela comprou inicialmente – um produto premium, por exemplo. Por esse meio você terá a estratégia simples, clara, organizada e que gere vendas de forma recorrente e diariamente.

O QUE FAZER PARA QUE ESSA ESTRATÉGIA FUNCIONE PARA O SEU NEGÓCIO?

Nada de complexo…

  • Olhe para produto e elabore uma versão lite dele ou até mesmo elabore outro produto mais simples, mas que agregue valor para quem comprar
  • Crie um ambiente persuasivo para vender essa versão mais simples. Anúncios, páginas de captura de e-mails são bastante indicados
  • Ofereça essa versão lite para que a pessoa compre. Pronto! Se comprou, ela já é sua cliente.
  • Ofereça a versão premium do produto. Se ela já conhece a versão lite, é bem provável que queira a versão premium para dar um UP em seus resultados.

 

O objetivo é fazer com que você encurte o caminho entre o clique em um anúncio e a realização da venda. Assim que seu público ideal te encontrar e clicar no seu anúncio, ele já possa fazer uma compra.

Claro, dá para desenvolver mais essa estratégia e fazer com que outros produtos e/ou serviços entrem nesse mix para que você possa vender cada vez mais…

…mas isso é assunto para outra carta…

Vou ficando por aqui na certeza de que você alcançará o sucesso em vendas online

 

Ao seu Sucesso e Prosperidade

 

Neucler Simões

Consultor Copywriter e Consultor em Vendas Online

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