Uma notícia chamou bastante atenção nos últimos meses: pequenas startups americanas estão trocando influencers digitais por usuários anônimos para divulgarem seus produtos e serviços. Você já ouviu falar neles? Porque será que grandes marcas estão optando por esta troca? Será que vai virar tendência? Essas são algumas dúvidas que talvez estejam passando pela sua cabeça nesse momento. Vamos esclarecer todas!

Para que você comece a entender sobre as vantagens e desvantagens de buscar parcerias com um ou com outro grupo, é importante que você entenda um pouco sobre eles, já que estão crescendo tanto dentro do universo digital.

Influencers Digitais

Fonte: StockSnap / Pixabay.com

O que são os influencers digitais

Algumas pessoas já ouviram falar, mas não sabem como funciona. Outras já ouviram e até já fizeram parcerias com eles. E ainda tem um grupo de pessoas que nunca nem ouviu falar neles. Porém, a explicação é única e muito fácil de entender.

Influencers digitais são influenciadores que atuam dentro da internet, normalmente nas redes sociais, fazendo a propaganda de um produto ou serviço. Simples assim! Se você segue no Facebook ou no Instagram uma blogueira, atriz ou pessoa famosa e, vez ou outra, vê postagens no feed ou nos stories em que ela usa e recomenda determinado produto, certamente ela está fazendo uma propaganda.

De modo geral, os influencers são pessoas que recebem um valor em dinheiro ou até mesmo em produtos da marca que vai propagar em troca da propaganda no meio digital. Por serem pessoas famosas, é comum que tenham milhares de propostas de grandes marcas.

O que são os usuários anônimos

Os usuários anônimos são a nova tendência das redes sociais. Eles exercem a mesma função dos influencers digitais, a diferença é que eles não são pessoas com milhares de seguidores, e também não cobram fortunas para exporem produtos de uma determinada marca.

No final das contas, essas pessoas não vão influenciar milhares de outras pessoas ao postarem que gostam e recomendam algum produto, mas vários deles são capazes de atingir um grande número de pessoas. O melhor de tudo isso é que o custo é muito pequeno, o que faz com que pequenas e médias empresas optem por estes usuários.

Usuários Anônimos

Fonte: Pixabay.com

Escolher influencers digitais ou usuários anônimos

Tudo vai depender do seu objetivo. Se você tem uma grande empresa e vende produtos ou serviços que podem atingir milhares de pessoas no Brasil e até no mundo, influencers digitais que tenham a ver com o seu segmento e tenham muitos seguidores são a melhor opção.

Para essa escolha, é importante que você tenha em mente que será necessário um investimento alto. Dependendo do influencer escolhido, o cachê pode variar de 500 a 100 mil reais. Para tomar essa decisão, é fundamental que você esteja bastante alinhado com suas estratégias de marketing digital.

Por outro lado, os usuários anônimos são ideais para pequenas empresas ou startups recém surgidas. Como já falamos, o alcance será bem menor, mas de toda forma, você terá sua marca sendo divulgada pelo menos na principal região de venda.

Normalmente os usuários anônimos cobram entre 50 e 200 reais, ou até mesmo aceitam apenas os produtos ou a utilização do serviço, por um período, como pagamento. Além disso, eles não exigem contratos ou propostas formais, o que torna tudo muito mais simples.

Para escolher entre estes dois grupos, desenhe bem o seu objetivo, descreva tudo sobre a sua empresa e comece a fazer uma lista de quais seriam os influencers ou usuários mais próximos do que você deseja alcançar.

E aí, amigo! O que se encaixa mais com o seu objetivo, os influencers digitais ou os usuários anônimos?