Extra, extra! Tem novidade no mercado digital!

Se você é um empreendedor digital, já deve ter quebrado a cabeça várias vezes na hora de lançar um infoproduto se perguntando qual a melhor forma de oferecer seus conteúdos.

No mercado atual existe uma infinidade de possibilidades: de plugins para o WordPress, como o OptimizeMember e o ProfitBuilder, que permitem que você crie uma área de membros do zero, hospedada dentro do seu próprio site (ou em um subdomínio); a áreas de membros com planos de assinatura mensal como e-places, leadlovers, entre outras.

O objetivo de todas é o mesmo: disponibilizar conteúdos virtuais mediante acesso por login e senha. Mas, embora o objetivo seja o mesmo, o nível de dificuldade para criação, apresentação para o usuário e os valores são bastante diferentes!

E para aumentar a concorrência, eis que essa semana surge o Hotmart Club como mais uma opção para criação de área de membros gratuita!

Hotmart Club

Mas afinal, para que serve uma área de membros?

Imagine a seguinte situação: você tem muito conhecimento em um determinado assunto e quer transformar esse seu conhecimento em um curso online, dividido em módulos e aulas, que você vai vender por aí.

Você já tem todas as aulas gravadas  e/ou os materiais que vai distribuir e fica num impasse: como fazer com que esse conteúdo chegue até as pessoas que o comprarem?

E é aqui que a área de membros entra para te ajudar 🙂

[sc name=”Caixa Captura Post” titulo=”Você precisa de uma plataforma completa de área de membros para seus cursos e infoprodutos?” linktexto=”Conheça também a SUPERPLATAFORMA” link=”http://www.digai.com.br/superplataforma” linkblank=”_blank”]

A área de membros é responsável por armazenar e gerenciar todo o conteúdo que você quer oferecer a seus alunos, sendo responsável pela exibição das aulas, disponibilização do material para download e também pelo acesso, isto é, é ela quem vai “barrar” o acesso de pessoas não cadastradas.

Só essa funcionalidade de barrar o acesso de “intrusos” já vale a implementação da área de membros, mas, dependendo da área de membros que você escolher, você terá mais uma funcionalidade que poupará muito tempo e evitará dor de cabeça: a automatização do cadastro dos usuários logo após a compra.

Visualize a seguinte situação: seu cliente vai lá e compra o seu curso. Aí você tem que ficar antenado para que, assim que o pagamento for confirmado, você criar um usuário e senha para ele manualmente na sua área de membros e enviar para ele, para que só daí ele possa acessar o curso.

Agora imagina se ele resolve comprar num domingo, às 2 da manhã, compra com o cartão, é aprovado na hora, tenta acessar e PAN: não funciona porque ele não recebe o usuário e senha automaticamente. Chato, né? Com certeza, ele irá te enviar um e-mail avisando que não recebeu, que não conseguiu acessar e blá blá blá.

Maaaas, agora vamos para a situação ideal: Seu cliente vai lá e compra o curso, a qualquer dia, qualquer horário. Assim que o pagamento dele for confirmado (seja boleto ou cartão), ele recebe o usuário e senha automaticamente, sem nenhuma intervenção manual sua para isso. Perfeito, não é?

Para isso, existe uma “coisa” chamada INTEGRAÇÃO, que não passa de uma “conversa” entre o sistema de pagamento que você escolheu e sua área de membros, para que o sistema de pagamento “avise” a área de membros que ouve uma compra e uma liberação de pagamento e que ela já pode cadastrar o usuário e enviar seu login e senha automaticamente.

Show né?

Mas Mari, como essa “integração”, isto é, essa conversa acontece?

Essa conversa acontece quando informamos ao sistema de pagamento “quem ele deve avisar” quando ocorrer uma transação e informamos à área de membros “de quem ela deve receber informações e processar”.

Em outras palavras, informamos na área de membros o TOKEN do nosso sistema de pagamento (token é um identificador único nosso) e no sistema de pagamento a URL que ele deve avisar quando acontecer uma compra.

Simples assim 🙂 O resto do trabalho é todo feito pela área de membros!

Conta um pouquinho mais sobre os sistemas de pagamentos disponíveis?

Opa! Claro que sim! Existem inúmeros meios de pagamentos que eu poderia citar aqui, mas vou me limitar a 4:

  • Paypal
  • Pagseguro
  • Hotmart
  • Eduzz

O hotmart e eduzz são sistemas de soluções para infoprodutores e afiliados, no qual você pode cadastrar o seu produto e contar com a ajuda de afiliados para a divulgação e vendas. Ambos são serviços exclusivos, isto é, se você optar por vender por eles, não pode utilizar nenhum outro.

O paypal e pagseguro são sistemas de pagamento online que oferecem alguns benefícios e taxas diferentes.

Os 4 tipos de pagamento permitem integração com diversas áreas de membros, basta você escolher a que melhor se ajustar a sua necessidade no momento.

E o Hotmart Club, o que tem de especial?

Cada uma das áreas de membros que existem tem suas vantagens e desvantagens, mas a do Hotmart foi lançada com alguns pontos bem interessantes.

O Hotmart Club é gratuito, isto é, não precisa de assinatura mensal ou qualquer aquisição. Basta que você utilize a solução do Hotmart para vender e distribuir seu infoproduto. Outro ponto bem legal é que ele é responsivo: o seu curso poderá ser acessado tanto de computadores quanto de dispositivos móveis. É muito bem dividido, permitindo que você separe o seu curso em módulos e aulas, disponibilize materiais adicionais em vários formatos e também ofereça a venda de outros produtos de forma bem simples.

Tem um design bem legal, tanto na seção administrativa quanto na área de utilização do usuário, que é de fácil acesso e bastante intuitiva: é muito fácil do usuário se encontrar, além de ter opção de informar o andamento do curso (progresso) e disponibilizar questionários (quiz) para os alunos preencherem durante o andamento dos módulos.

Outro ponto interessante é que o Hotmart Club permite que você gere leads com módulos gratuitos: basta marcar quais módulos terão acesso gratuito e disponibilizar amostras do seu curso em troca do e-mails das pessoas.

Como não poderia deixar de ser, ele tem alguns pontos a serem avaliados também. Um deles é que você fica preso a realizar as vendas pelo Hotmart. Se você trabalha com o esquema de afiliação e já utiliza o Hotmart, isso não é problema, mas caso você procure um sistema com taxas menores, aí pode ficar um pouco “receoso”.

Além disso, ele não permite tanta personalização: se você usa algum plugin como o OptimizeMember ou o Profit Builder, sabe que dá para personalizar T-U-D-O. Do posicionamento dos materiais à forma como eles serão exibidos. Em áreas de membro como o Hotmart Club e outras que já vêm “prontas”, as opções de personalização são bem menores.

Como tudo, o Hotmart Club tem seus prós e contras. Basta avaliar a área de membros que adapte melhor às suas necessidades e bora botar a mão na massa!

Por hoje, vou ficando por aqui! Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e deixe suas impressões sobre o Hotmart Club aqui embaixo nos comentários também! 😉

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