É POSSÍVEL CRIAR UMA LISTA DE E-MAILS SEM O USO DAS TRADICIONAIS PÁGINAS DE CAPTURA

 

 

Faaala, caro leitor e estimada leitora. Hoje vamos conversar sobre algo que o Facebook está trazendo para quem deseja criar uma lista de e-mail ou aumentar o tamanho de alguma lista através das campanhas de anúncios feitas da rede social de Mark Zuckerberg.

 

Normalmente, para se criar uma lista de e-mails através de anúncios no Facebook, é necessário cumprir uma sequência de procedimentos práticos, São eles:

 

  • Criar e Rodar uma Campanha de Anúncios
  • Criar uma Página de Captura
  • Criar uma recompensa digital. Pode ser um e-book, um vídeo, um infográfico, um podcast, etc;
  • Vincular a recompensa à página de captura e esta aos anúncios;
  • Vincular o E-mail Service Provider (GetResponse, Awebwer, MailChimp, E-goi, entre outros) à página de captura

 

E então acontece o que muita gente já sabe: cadastramos o nosso e-mail para recebermos essa recompensa e demais mensagens que o dono da lista nos mande.

 

 

E O QUE O FACEBOOK FEZ?

 

Ele criou o Facebook Lead Ads. Uma ferramenta que comporta a criação de anúncio de a captura do e-mail das pessoas que estão interessadas no que o anúncio disse. Assim que a pessoa toca no anúncio, será aberto o formulário para que ela preencha.

 

Os campos podem ser: nome, telefone, e-mail etc, ou seja, é totalmente personalizável. A configuração do formulário é feita durante a montagem da campanha. A partir do Facebook faz o que sempre fez que é mostrar o seu anúncio para as pessoas que possam se interessar.

 

Perceba que eu disse tocar. Porque é isso mesmo. Esse recurso está apenas disponível para os dispositivos mobile, por enquanto. O anúncios aparecerão apenas para quem estiver navegando no Facebook através de smartphone e tablets. Até o presente momento, não se sabe se será disponibilizado para desktops.

 

O objetivo é deixar melhor a experiência do usuário e mantê-lo por mais tempo navegando pelo Facebook. Afinal de contas, o Facebook tem o seu capital aberto e precisa manter seus investidores. Quanto mais tempo os usuários passarem no Facebook e clicarem nos anúncios, mais dinheiro a rede social ganha.

 

 

E COMO FUNCIONA?

 

O acesso ao Facebook Lead Ads é feito pelo Power Editor. Crie a sua campanha normalmente escolhendo a opção para geração de lead. Use uma página e não um perfil, porque os leads serão encaminhados para uma parte específica da página.

 

Para ver onde os leads estão vá até a página que você cadastrou e conectou a campanha, clique em ferramentas de publicação e, no lado esquerdo na tela, clique em biblioteca de formulário. Você terá a opção de fazer o download dos leads. Faça o download no formato *CSV.

 

 

É O FIM DAS PÁGINAS DE CAPTURA?

 

Não. Esse recurso serve apenas para as leads geradas a partir de anúncios via Facebook. Existem várias outras fontes de tráfego que necessitará de uma página do Facebook. E mesmo com esse recurso, você pode continuar anunciando normalmente pelo método convencional. Repito: o objetivo é apenas melhorar a experiência do usuário e mantê-lo mais tempo navegando na rede.

 

Bom, é isso! Compartilhe esse post com as pessoas que você conhece nas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento para que todos o acessem.

 

Um Grande Abraço

 

Até a próxima! 🙂