De alguns meses para cá vêm ocorrendo um fenômeno bastante curioso e ao mesmo tempo interessante no marketing digital brasileiro. Trata-se do aumento significativo do numero de realização de congresso online. Eles são conhecidos por levarem o prefixo CONA (Congresso Nacional) em seu nome.

 

 

  • Mas vale mesmo a pena fazer um congresso online?
  • Caso funcione, quais os reais benefícios que ele pode trazer para quem faz e para quem participa?
  • E do ponto de vista do retorno financeiro, é interessante fazer um congresso?

 

 

Eu pretendo falar com você sobre essas e outras questões importantes sobre a realização de um congresso online em uma série de quatro posts. E já estamos no primeiro post dessa série.

 

Você vem comigo? Ótimo! Tenho certeza de que eu e você vamos aprender muito durante essa série. Então, mãos à obra….:p

 

 

O que é um Congresso Online?

 

 

Bom, de início posso afirmar sem medo de errar que o congresso online tem a mesma natureza de um congresso convencional, “offline”. É um evento sobre alguma área do conhecimento, que reúne um determinado número de especialistas palestrantes que falarão sobre o tema ligado ao tema principal – que é o tema do congresso – para uma plateia que se interessa pelo assunto.

 

A principal diferença entre ambos os tipos de congresso está no modo de transmissão. Um é presencial e o outro é online. Existem outras, mas essa diferença traz consigo uma vantagem monstruosamente grande para o congresso online. Enquanto o presencial tem limites de número de lugares para a plateia, a influência da distância e do deslocamento, entre outras, o online não tem limite de plateia e a distância e o deslocamento são completamente ignorados. Tudo acontece online.

 

Outro grande atrativo dos congressos online é que a participação é gratuita, tanto dos palestrantes quanto das pessoas que assistirão as palestras. Além disso, quem vai assistir ficará sabendo quem serão os palestrantes, qual o tema / título da palestra, o dia e a hora da transmissão e receberá o link da sala. Tudo isso no conforto de seu e-mail.

 

Enfim, é bastante cômodo. E a “cereja do bolo” é que, por ser online, cada pessoa pode assistir de onde estiver, basta estar com um computador, laptop ou qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

 

 

Realizar um Congresso Online é só para Experts?

 

 

De uma vez por todas. A resposta é NÃO!

 

Para realizar um congresso online você:

 

  • Não precisa entender de tecnologia. Existem ferramentas de fácil uso até para pessoas sem intimidade com programação;
  • Você não precisa ter sites ou blogs pessoais;
  • Você é um anônimo na internet? Não tem problema. Não importa se você tem milhares de fãs seguidores ou mal tem um perfil em alguma rede social.

 

 

Portanto…

Qualquer pessoa pode planejar e executar um congresso online.

 

Esse post foi de caráter bem introdutório, falei tanto para quem não sabe quanto para quem sabe o que é um evento desse tipo. Nos próximos posts falarei exatamente para quem já quer fazer um congresso online ou já fez um e não teve os resultados que gostaria e está planejando a próxima versão.

Se você conhece alguém que também se enquadra nesse perfil dito acima, compartilhe este post, compartilhe conhecimento e aguarde os próximos.

 

Um grande abraço.

Até a próxima