Se alguma vez já passou por sua cabeça que é possível viver fazendo o que ama, não pode perder de ler (ou ouvir) esse livro!

 

Um livro inspirador e encantador, que consegue nos fazer refletir bastante sobre a “fábula” do viver fazendo o que ama, o lado lindo de empreender mas, ao mesmo tempo, nos mostra também a parte difícil dessa escolha. Nos mostra que é, sim, possível viver trabalhando com algo que lhe dá prazer, mas os “milhões” não vão vir de um dia para o outro: tudo vai depender de muito trabalho e esforço.

 

 

Sobre a autora do livro

 

Rafaela Cappai é a empreendedora criativa que está por trás da Espaçonave, um espaço online que foi criado por ela com o objetivo de impactar e apoiar artistas e criativos a viverem fazendo o que amam, isto é, a montarem não só negócios criativos como estilos de vida que representem a sua visão do mundo, com uma coisa bem “legal” junto: retorno financeiro desses trabalhos.

 

 

Mais que somente empreendedora, Rafaela Cappai é também bailarina, atriz e comunicadora. Fala sobre criatividade, inovação e negócios sustentáveis e cheios de significado. Com uma bagagem linda como essa, dá pra imaginar um pouquinho do livro, não é?

 

 

Criativo e empreendedor, sim senhor?!

 

 

Criativo E Empreendedor

 

 

Além do título para lá de criativo, seu subtítulo também chama a atenção: “Como viver (e ganhar dinheiro) fazendo o que ama e sendo exatamente quem você é.

 

Viver fazendo o que ama, ainda hoje, é algo colocado à prova a todo momento. Alguns acham impossível, outros acham que é lenda e, muitas vezes, acham também que é apenas um sonho muuuuuito distante. E mais do que a “lenda” do viver fazendo o que ama, acham também que é quase impossível ganhar dinheiro fazendo o que ama. Mas não é! E o livro “Criativo e empreendedor, sim senhor” veio para nos mostrar isso.

 

Com 162 páginas, esse livro fala muito sobre o caminho do empreendedor, mas não pense que ele vai te mostrar um caminho único a seguir: não. Não tem caminho único! No empreendedorismo, cada empreendedor vai acabar encontrando o seu caminho, a sua forma de fazer as coisas e, parte disso tudo é experimentação. É tentativa, erros e acertos. São testes, persistência e muita paciência.

 

É, a cada momento que dá vontade de desistir, relembrar o motivo pelo qual tudo se iniciou. É mudar a estratégia, criar novos caminhos, novas formas de apresentação. É ser autêntico e acreditar. É entregar o seu melhor para o mundo. E o mais legal disso tudo é que tudo isso é possível!

 

Parte 1

 

Na primeira parte do livro, Rafaela Cappai fala muito sobre a nossa falsa ideia sobre “empreender ser um graaaaaande risco” e também sobre viver na zona de conforto. Fala também que por mais que o nosso pote de ouro não exista, é possível criá-lo.

 

Também diz sobre a “não obrigatoriedade de empreender”: nem todo mundo sonha em ser um empreendedor ou quer viver dessa forma – e tudo bem também. O importante é que cada um de nós encontre o que nos dá prazer e viva isso, seja fazendo o que for.

 

Parte 2

 

A segunda parte do livro, fala sobre percebermos que o mundo mudou, a revolução que está mudando a forma como vemos o mundo (aquela de que glamour é trabalhar dar 08h às 18h e ser feliz no período que sobra) e porque isso aconteceu. Fala sobre como a internet tem um papel fundamental nessa revolução, sobre abundância e também sobre consumo.

 

Parte 3

 

Já na terceira parte, o foco é “Quem você é”. O livro explica sobre propósito de uma forma bem interessante, fala sobre sucesso, talentos, multipotencialidades, estilo de vida e como juntar tudo isso em um negócio criativo.

 

Parte 4

 
Na quarta parte do livro, a autora fala sobre colocarmo-nos a serviço do universo, sobre já termos tudo o que precisamos para começar e como rebater as caraminholas que nosso “sabotador interno” coloca na nossa cabeça. Algo muito legal dessa parte do livro é que ela fala sobre vender do seu jeito e também sobre valorizar o próprio trabalho (um dos grandes problemas de muitos criativos e empreendedores!).

 

Parte 5

 

A quinta e última parte se dedica a falar sobre nossos medos e habilidades. Fala sobre dar o primeiro passo, persistência, paciência e consistência: as palavrinhas chaves que representam muito do que não deve nos faltar. Fala também o que fazer quando bater aquele “medo” e como lidar com o nosso perfeccionismo que tantas vezes nos trava.

 

Uma das frases do livro é: Coragem é ir com medo. E não é mesmo?!

 

 

Conclusão

 

Pra finalizar, o livro “Criativo e Empreendedor, sim senhor!” é muito interessante e vale cada minuto da leitura. É descontraído e nos faz refletir sobre várias coisas que precisamos pensar quando resolvemos empreender ou já estamos empreendendo. Ah! Ele nos dá também uns puxões de orelha super necessários 🙂

 

Ah! A versão do livro impressa já está esgotada, mas ainda estão sendo vendidas as versões em AUDIOBOOK e EBOOK, através desse site aqui

 

Vai perder?!
Ahhh²! Agora me conta o que achou do livro, compartilha suas ideias aqui comigo 🙂

 

E se achar que esse artigo pode ser útil para seus amigos: compartilha 😉

 

Um grande beijo e até mais.

Posts Relacionados