Um dos livros que foram essenciais na minha formação profissional é o Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias da autora Martha Gabriel. Quem trabalha e faz pesquisa na área já conhece o livro ou a autora, porém eu adoro citar frases, conceitos e cases que estão no livro em palestras, artigos e publicações.

 

Martha Gabriel é uma das principais autoras e palestrantes sobre marketing digital no Brasil.
Martha Gabriel é uma das principais autoras e palestrantes sobre marketing digital no Brasil.

 

O livro foi escrito em 2010. Mesmo podendo ser considerado antigo, a autora traz conceitos e teorias que são atemporais e fáceis de serem aplicadas por qualquer empresário. A estrutura do livro segue o padrão de um guia para o leitor, falando de planejamento, estratégias e exemplos de empresas que fizeram sucesso no marketing digital.

 

 

Planejamento Estratégico de Marketing

 

A autora traz conceitos básicos de marketing (aqueles que estudamos nas aulas de administração), mas de uma maneira prática e de fácil entendimento. E isto é muito importante, não dá pra começar nenhuma campanha de marketing digital sem saber o que é marketing!  Além disso, logo conhecemos o que é e como elaborar um planejamento de marketing.

 

 

Transformações no ambiente de marketing

 

Você conhece o consumidor de hoje? Martha Gabriel nos faz pensar muito nessa questão, trazendo a tona as principais transformações no cenário de marketing que ocorreram após o crescimento do digital. Facilidade de acesso à informação, interatividade multiplataforma, monitoramento em tempo real e o poder do consumidor são fatos discutidos nesta área do livro.

 

Conhecemos também as principais plataformas emergentes, tecnologias e estratégias de marketing digital e como o espectador (clientes, público-alvo, usuários) é impactado na era digital. CrossMedia e Convergência, termos utilizados para conceituar o uso integrado e misturado de mídias digitais, são assuntos que tornam esta área do livro um incentivo a estudos posteriores.

 

 

Plataformas e tecnologias digitais emergentes

 

Esta parte do livro é focada em analisar as plataformas digitais, suas características específicas e citar exemplos de aplicação em empresas. Estudamos juntos com a autora o que são páginas digitais (websites, blogs, hotsites), ferramentas de realidade aumentada, mobile marketing, redes sociais e plataformas de busca.

 

A própria autora enfatiza que as tecnologias citadas estão em constante desenvolvimento, e mesmo novas tecnologias podem já ter surgido desde a publicação do livro.

 

 

Estratégias digitais

 

Depois de conhecermos as plataformas de páginas digitais (como sites, blogs, portais),  compreender as características de cada tecnologia, esta parte do livro apresenta os diversos tipos de estratégias possíveis envolvendo estas plataformas.

 

Um aviso importante logo no início desta parte, a autora enfatiza que é essencial criar um plano estratégico de marketing para determinar quais ferramentas serão utilizadas (sem esquecer das estratégias offline).

 

As principais estratégias que utilizam plataformas digitais são: presença digital, e-mail marketing, mobile marketing, marketing em redes sociais e marketing de busca. São estratégias que se misturam e podem ser aplicadas em várias plataformas.

 

A presença digital é uma das principais, pois engloba as outras plataformas e é um ponto de contato com o público-alvo tornando a marca presente para ele de diversas formas. São conteúdos digitais que representam algo, como um site, banners pagos, resultados de busca etc. Com o livro aprendemos quais são as estratégias de presença digital e como podemos aplicá-la no plano de marketing de uma empresa.

 

Um dos aspectos mais legais do livro são as suas funcionalidades digitais. A autora aproveitou o tema do livro para torná-lo interativo para o leitor. Para permitir que o leitor acesse de forma simples os exemplos (cases de sucesso) apresentados nas páginas, cada um deles traz impresso um QRCode (um formato de código de barras digital) que pode ser escaneado e acessado imediatamente online a partir de um smartphone. A capa do livro também possui um QRcode com acesso ao índice do livro!

 

Muitos exemplos do livro são antigos, mas as plataformas continuam as mesmas e ainda são muito utilizadas no plano de marketing das empresas de hoje. Por exemplo, redes sociais ainda existem, o que muda são as tecnologias de redes sociais (Instagram, WhatsApp, Snapchat etc.) e seus usuários.

 

Como eu citei no começo do artigo, este livro mudou minha vida profissional. Além de ser um livro onde todo há o conteúdo que qualquer empresário ou profissional de marketing precisa saber, de maneira resumida e didática, o livro traz exemplos reais de quase todas as estratégias e conceitos. Coisa difícil de encontrar em um livro de negócios, não é?

 

Fica a minha recomendação de leitura para você que é empresário, empreendedor digital ou apenas algum simpatizante da área. Aproveite a leitura para conhecer os principais conceitos de marketing, como o cenário digital mudou o mercado, as plataformas digitais emergentes e as estratégias de marketing digital mais utilizadas.

 

 

Martha Gabriel autografou meu livro e ainda 'abençoou' o meu TCC.
Martha Gabriel autografou meu livro e ainda ‘abençoou’ o meu TCC.

 

 

Digaí, já leu o livro Marketing na Era Digital? Deixe seus comentários, exemplos ou trechos do livro que você mais gosta! Um grande abraço!

Posts Relacionados