Quase todo mundo já ouviu falar nos tais Nômades Digitais. Existe uma certa propaganda desse estilo de trabalho que tem tudo para ser tendência no mundo.

 

Com o propósito de aumentar a produtividade e diminuir custos é cada vez mais comum os Nômades trabalharem em casa, ou em uma cafeteria, um coworking ou até em uma praia, quem sabe?

 

Hoje a internet permite que vários profissionais tenham a liberdade de trabalhar em qualquer lugar sem precisar enfrentar trânsito, calor e podendo assim viajar e ter mais tempo para a qualidade de vida.

 

Sempre vemos depoimentos de pessoas que largam os empregos tradicionais para fazer o que ama viajando mundo à fora. É mais comum ainda entre essas pessoas estarem profissionais de marketing, social media, redatores, designers, etc. o trabalho exercido pelo Marketing, principalmente com a acessão do Marketing Digital, muitas vezes não necessita de um local fixo de trabalho e isso garante a muitos profissionais a possibilidade de trabalhar em casa ou viajando por todo o mundo – como fazem os Nômades Digitais.

 

Mas para quem pensa que o trabalho é leve, se engana, pois a estrutura física do local de trabalho pode até mudar, mas as responsabilidade não. Pelo contrário, aumentam, pois quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade.

 

 

É importante estar atento a quatro princípios básicos de todo Nômade Digital

 

 

1- PERFIL PROFISSIONAL

 

Você se sentiria culpado em passar uma quinta-feira a tarde em uma praia? E se precisasse trabalhar no sábado a noite para dar conta do serviço? Se um freelancer ainda não é profissão para qualquer pessoa, até mesmo porque existe perfis diferentes espalhados no mundo. Há quem adore passar oito horas por dia no ar condicionado do escritório, existem pessoas que não se imaginam trocando o fim de semana pela quarta-feira, enquanto existem outros que são extremamente produtivos quando estão trabalhando em algum diferente. É normal essas diferenças.

 

O que o profissional precisa é saber se ele tem realmente vontade de seguir a carreira de forma mais livre. Trabalhar em casa ou em um escritório não faz o profissional ser melhor ou pior, apenas diferente.

 

A autorreflexão é importante antes de tomar qualquer decisão e sair pedindo demissão por aí.

 

2 – DESPRENDIMENTO

 

O trabalho dos seus sonhos é viajar pelo mundo? Então saiba que terá que se desprender de algumas coisas pelo caminho. Talvez seja um carro, uma TV, um vídeo game, uma coleção de sapatos… quando parar para fazer uma lista das coisas que tem, provavelmente perceberá que não tem espaço na mala de tudo.

 

Esse desprendimento nos ajuda a perceber que nem tudo na vida é essencial. Haverão novos conhecimentos, novas experiências e tudo o que precisará é do seu equipamento de trabalho e algumas mudas de roupa.

 

3 – PLANEJAMENTO

 

Antes de abrir mão de tudo e correr atrás dos seus sonhos, planeje seu caminho. Todo profissional carrega consigo uma marca própria, então planeje as estratégias. Por onde começar? Como fazer? Com o que atuar? Onde será o primeiro, segundo, terceiro passo.

 

Com planejamento você se sentirá mais seguro para tomar suas decisões. Depois de planejado, fica mais fácil executar.

 

4 – ORGANIZAÇÃO

 

Fazer o que ama não significa que não terá que se dedicar. Existem pessoas que acham que o trabalho do nômade é apenas viajar, experimentar comidas novas e fazer fotografias. Não necessariamente. É preciso dar conta do trabalho, do dead line e sempre mantendo qualidade.

 

A agenda é a melhor amiga de todo o profissional. Seja impressa ou digital, manter as anotações e pautas diárias nos ajuda a organizar o dia com prioridades e tarefas em geral.

 

Um dos grandes desafios daqueles que trabalham com mais liberdade é disciplina. Por isso, não esqueça do seu papel como profissional e dedique-se sempre.

 

 

POR ONDE COMEÇAR?

 

Leia sobre os Nômades, troque ideias com freelancers e faça experimentos. Pegue alguns trabalhos extras para fazer de casa e perceba se é realmente como gosta de fazer. Além de tudo aprenda outro idioma, não que isso impossibilite você de conhecer o mundo, mas quando se conhece outra língua as coisas ficam bem mais fáceis. O Inglês é importante para qualquer profissional hoje em dia, graças a Globalização, aprender outro idioma tem sido cada vez mais fácil, então invista no seu conhecimento, pois ele abre muitas portas.

 

Responda essas seis perguntas:

 

  1. Quanto custa o trabalho de um freelancer na minha cidade?
  2. Dá pra se manter com ele?
  3. Quantos Jobs necessito fazer para manter a vida que quero ter?
  4. Meu equipamento dá conta?
  5. O trabalho que faço me permite fazer remotamente de qualquer lugar?
  6. Estou disposto a abrir mão da minha família e amigos para viajar pelo mundo?

 

Conhecer novas culturas e trabalhar com o que são ingredientes perfeitos para deixar qualquer pessoa feliz. Se é realmente seu sonho, aproveite o momento, a tecnologia, a internet e a mudança do mundo para tornar o trabalho mais produtivo e satisfatório.

 

E se você já trabalha como um nômade, compartilha com a gente sua experiência. Como foi no começo? Algumas dicas importante para quem quer ingressar nessa carreira? Digaí nos comentários.

Posts Relacionados