Marketing digital é, sem dúvida, essencial no mundo de hoje, em que estamos conectados 24 horas por dia a clientes e concorrentes. Quando você é dono de uma empresa, o mundo online pode parecer intimidante ou não ter um retorno tão claro, mas vamos simplificar tudo e mostrar que é possível ter sucesso online e ter o retorno que você precisa.

 

Vou fazer uma lista com cinco estratégias de marketing digital que você pode implementar para ajudar a sua empresa a crescer.

 

 

1. Definir uma meta

 

Você está procurando maneiras de ajudar a sua empresa a crescer. Então é necessário que você consiga definir quais as suas necessidades e qual será o passo dado. Você pode querer mais clientes ou talvez mais reconhecimento. Seja qual for o caso, começando com um objetivo sólido em mente aumenta as chances de sucesso. O marketing online é uma ótima maneira para as pequenas empresas sejam conhecidas pelo mundo investindo conforme a sua demanda e orçamento, porém, entrar no marketing online de qualquer forma pode ser péssimo para sua imagem e retorno financeiro. Mantenha o foco em sua meta.

 

 

2. Criação de um funil Marketing

 

As empresas mais bem sucedidas têm um funil de marketing eficaz. Um funil de marketing é quando você mapeia a jornada de um cliente a partir do momento que ele é um desconhecido até quando ele se tornar um lead, definindo estratégias para incentivá-lo a caminhar através do seu funil de vendas. Coisas como calls to action (botões de ação), opt-ins e ofertas estão em todas as peças eficazes de um funil. Você deve pensar em um funil de marketing com quatro partes: a conscientização, interesse, desejo e ação.

 

Conscientizar

O potencial cliente está ciente de seu produto ou serviço. Ele ainda não é um cliente, porém ele vêm para o seu site por algum motivo. Nesta fase você deve atrair o potencial cliente, mostrando que você tem algo que ele está procurando. Use um call to action para dar ao cliente algo valioso relacionados ao seu produto ou serviço e peça em troca informações sobre ele como seu endereço de e-mail, número de telefone, profissão e necessidades atuais. Saiba quem é e por que ele veio para o seu site.

 

Interesse

Ele está demostrando interesse em algum de seus produtos ou serviços. Neste ponto, você deu algumas informações e ele está interessado ​​no que você tem a dizer ou nos seus serviços, e você usou um CTA no primeiro estágio para reunir mais informações sobre ele. Nesta fase, é uma boa ideia fornecer informações adicionais mostrando que você não só teve tempo para conhecê-lo, mas também tem algo que é específico para a necessidade dele. Isso irá mostrar que você está atento e se preocupa com desejos e necessidades do seu cliente.

 

Desejo

Ele demostrou interesse em um produto ou serviço específico. Agora que você já forneceu informações específicas para o que ele está procurando, está na hora de convidá-lo para interagir usando um e-mail ou uma ação. Nesta fase você quer dizer mais sobre o produto ou serviço que o cliente está interessado. Mostre por que ele precisa e exatamente como ele irá se beneficiar ao adquirir o produto ou serviço.

 

Ação

Será o próximo passo para a compra. Isto é, quando você é capaz de transformar o seu potencial cliente em um lead. Você ofereceu informações valiosas, mostrado a ele que você presta atenção às necessidades dele, e mostrando a ele que você tem algo que ele precisa e que irá beneficiá-lo. Tudo o que falta é discutir coisas como preço, pagamento e outros aspectos de seu produto ou serviço que são relevantes para um comprador.

 

Ter um funil de marketing eficaz não apenas fará você obter mais leads, ele também pode ajudá-lo a transformar clientes potenciais em compradores reincidentes. Se o cliente tem uma boa experiência ele irá voltar a comprar de você ou até mesmo tornar-se propagador do seu negócio dizendo aos outros sobre as suas qualidades.

 

Os elementos de um funil de marketing podem parecer complexos para aplicar, mas eles são conceitos simples quando discriminadas. Você verá que os números 3,4 e 5 ajudam a quebrar e explicar os diferentes aspectos de ter um funil de marketing.

 

 

3. Desenvolver uma chamada à ação

 

Nós falamos sobre como usar uma CTA (chamada à ação// call to action) na segunda etapa como uma parte de seu funil, mas o que é uma CTA, exatamente? Uma chamada à ação (CTA) é algo, uma imagem ou texto por exemplo, que solicita os visitantes a agir, como se inscrever em um boletim de notícias, assistir um webinar ou solicitar uma demonstração do produto. CTAs devem direcionar as pessoas para as páginas de destino, onde você pode coletar informações de contato dos visitantes em troca de uma oferta valiosa. Nesse sentido, um CTA eficaz resulta em mais leads e conversões para o seu site.Um bom CTA deve chamar a atenção e ajudar a conduzir um cliente potencial no seu funil de vendas.

 

 

4. Criação de um “lead magnet”

 

Um lead market é um brinde (grátis) que você oferece no seu site em troca do endereço de e-mail dos visitantes. O objetivo de um lead magnet é maximizar o número de indicações dirigidas que você recebe em troca de um brinde e pode ser considerado o primeiro passo no seu processo de otimização de valor do cliente.

 

 

Um lead market pode ser usado sozinho ou junto com a CTA. Isso também vai ser usado tanto dentro do seu funil ou como uma forma de atrair clientes potenciais. Use suas ofertas como uma forma de reunir mais informações sobre um potencial comprador e encaminhá-lo no seu funil, ao mesmo tempo. A ideia por trás de um lead market é trocar informações. Você fornece algo como um download gratuito de um ebook, mas para fazer o download o indivíduo tem que preencher um formulário que irá fornecer mais informações sobre ele. Você vai usar as informações para interagir mais à medida que avançam através de seu funil.

 

 

5. Direcionar o tráfego

 

Para que exista pessoas para conduzir em seu funil, primeiro lugar temos que ter tráfego no seu site. Existem diversas maneiras para atrair público ao seu site aqui estão algumas:

 

  • Qualidade de Conteúdo: Use conteúdo pertinente, produza blogs e artigos. Insira links para vários lugares em seu site dentro deste conteúdo para construir a sua marca através da exposição e direcionar o tráfego;
  • Estratégia Keyword: Inserir palavras-chave relacionadas em conteúdo irá ajudar o seu conteúdo e site aparecer em mais resultados de pesquisa;
  • Otimização de sites: Garantir que seu site é otimizado e funcionando no seu melhor é essencial;
  • Mídias Sociais: Use mensagens em mídias sociais para atrair mais tráfego. Usando fotos, vídeo e outros meios de comunicação relevantes, eles irão ajudar seus posts obter mais envolvimento.

 

Experimente estas estratégias de marketing digital em seu site e veja quanta diferença que essas pequenas alterações podem fazer por você e seu negócio.